O Caminho Neocatecumenal é uma religião dentro da igreja católica?

Eu acho que se o caminho fosse um movimento como qualquer outro dentro da igreja católica e não quisesse dividir a igreja católica em duas partes, não haveria necessidade de celebrar de portas fechadas, pois, se somos irmãos de caminhada para que esconder as coisas e obrigar as pessoas a participar do Caminho.

Comments

• É catequese de adultos que se convertem ao catolicismo. Nada mais. É muita ignorância confundir catequese, catecúmeno e catecumenato com religião.

Caminho Neocatecumenal

http://www.saojorgemartir.com.br/pastorais/caminho...

Na Igreja primitiva, no meio do paganismo, quando alguém queria tornar-se cristão, tinha que fazer um itinerário de formação ao cristianismo, que se chamava "Catecumenato", da palavra "catechéo", que significa "ressonância", escuta.

O processo de secularização tem levado muita gente a abandonar a fé e a Igreja. Por isso, é necessário abrir de novo um itinerário de formação ao cristianismo. O Caminho Neocatecumenal não pretende, portanto, formar um novo movimento em si, senão ajudar as paróquias a abrirem um caminho de iniciação ao Batismo, que faça descobrir o que significa ser cristão. É um instrumento ao serviço dos Bispos nas paróquias para recuperar a fé de tantas pessoas que a tem abandonado. Hoje, no Ocidente, muitas Dioceses estão tentando fazer uma catequese para adultos. O Neocatecumenato é uma síntese teológico-catequética, um catecismo, um catecumenato para adultos, um itinerário de formação cristã para o homem contemporâneo.

Na Igreja primitiva , o catecumenato estava formado por uma síntese entre Palavra (kerygma), Moral e Liturgia. A Igreja antiga tinha, sobretudo um Kerygma, isto é, um "anúncio da salvação". Este anúncio do Evangelho, feito pelos apóstolos itinerantes como Paulo e Silas , causava nos que o escutavam uma mudança moral. Mudavam de vida ajudados pelo Espírito Santo que acompanhava aos apóstolos. Esta mudança moral era selada e ajudada por meio dos sacramentos. Concretamente, o Batismo se administrava por etapas. Assim, a catequese primitiva era uma "gestação" à vida divina.

Quando nos séculos posteriores desaparece o catecumenato, esta síntese (Kerygma- Mudança de vida - Liturgia), se perde. O Kerygma como chamada à fé, que implica uma decisão moral, já não existe, transforma-se em "doutrina escolástica". A moral vem a ser "foro interno", isto é, privado. A Liturgia chega a ser única para todos.

O Caminho Neocatecumenal quer recuperar de novo esta "gestação", esta síntese, entre Kerygma, mudança de vida (moral) e Liturgia.

Porque se chama Neocatecumenato?

Porque o Caminho Neocatecumenal é fundamentalmente para gente já batizada, que não tem, porém, uma suficiente formação cristã. A "Catequesis Tradendæ" afirma que a situação de muitos cristãos nas paróquias é de "quase catecúmenos". Por isso o papa João Paulo II, na carta “Ogniqualvolta” de 1990 , que reconhece oficialmente o Caminho Neocatecumenal, escreve: "...reconheço o Caminho Neocatecumenal como um itinerário de formação católica, válido para a sociedade e para os tempos hodiernos." e expressa seu desejo de que os Bispos o valorizem e o apoiem como um instrumento para uma nova evangelização “de modo que que estae se realize segundo as linhas propostas pelos iniciadores.”

O Caminho na Paróquia

O catecumenato teve início em nossa Paróquia no ano de 1991, com a catequização e formação da primeira comunidade, ao mesmo tempo em que na Paróquia de São Sebastião, que então fazia parte da Diocese de Santos. O responsável pela equipe de cateuistas era Pe. Alcebídes Stefanon, da Arquidiocese de Brasília. Houveram mais duas catequizações, em 1998 e 2002, e as comunidades formadas na ocasião foram unificadas, de modo que atualmente há uma única comunidade na Paróquia. Atualmente o catequista responsável é o Pe. Pietro Felicce Peruzzo, também de Brasília.

Mais informações:

• A comunidade neocatecumenal é uma realização local da igreja infra e intraparoquial. A comunidade, presidida por um presbítero, se insere na paróquia, e para abrir o caminho neocatecumenal numa diocese os catequistas pedem autorização ao bispo.

Apesar da aprovação eclesiástica este caminho, movmento ou realidade eclesial sugere alguns pontos negativos. Mas não é uma nova religião. Baseia-se em etapas rígidas que tendem a durar mais de 9 anos para que alguém seja considerado membro.

• A Igreja católica tem várias ordens religiosas, uma delas é a Neocatecumenal .

• não. é um movimento, fechado.

• Para falar tem que saber.Convido a todos que criticam ,a fazer as catequeses iniciais do caminho neocatecumenal.

• não, é um itinerário de iniciação cristã para adultos

o caminho não celebra de portas fechadas pq quer separar a igreja mas sim pq é necessário uma catequese para entender o que se passa dentro do caminho. vc não cai de paraquedas dentro do caminho, mas recebe um porque para entender pq as coisas são como são, e para não ter escandalização das pessoas que estão na comunidade é necessário uma catequese que mostre que cada um tem o seu pecado mas todos nós somos pecadores e se não tivesse essa catequese as pessoas se escandalizariam do pecado do outro e sairia da igreja

• A única que expulsa irmãos da comunidade. A igreja católica não deveria permitir isso.

• A Paz de Cristo e o amor de Maria a mãe do meu Senhor-Luc.1,43

1)-Enquanto os protestantes estão preocupados em decorar trexos bíblicos e ATACAR OS CATÓLICOS, buscar controvérsias,etc...os Católicos procuram viver o Evangelho, portanto tire suas conclusões.

2)-Os protestantes como revela a palavra de Deus, são muito lentos e retardados no entendimento das coisas de Deus.

HEBREUS 5, 11-14: “Teríamos muita coisa a dizer sobre isso, e coisas bem difíceis de explicar, dada a vossa lentidão em compreender.A julgar pelo tempo, já devíeis ser mestres! Contudo, ainda necessitais que vos ensinem os primeiros rudimentos da palavra de Deus; e vos tornastes tais, que precisais de leite em vez de alimento sólido. Ora, quem se alimenta de leite não é capaz de compreender uma doutrina profunda, porque é ainda criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que a experiência já exercitou na distinção do bem e do mal...”

3)-A Religião perfeita é : a religião pura e verdadeira é esta: Ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo." (Tiago 1,26-27)

4)-A condenação não é por atos de perversidade, mas de omissão. Como poderão salvar-se os que não conhecem Jesus ou consideram verdadeira a sua própria religião? Obviamente a fé será substituída pelas obras de misericórdia, necessárias também entre os cristãos porque a fé sem obras está morta (Tg 2, 17) e Paulo afirma que o que tem valor é a fé que atua mediante o amor (Gl 5, 6).

5)- Por fim a promessa de Cristo é dirigida aqueles que combinaram a fé com as boas obras :“VINDE BENDITOS DO MEU PAI, tive fome e me deste de beber,nu e me vestistes, preso e fostes me visitar, estrangeiro e me acolhestes...Mt 25,31-46”

COM RELAÇÃO AOS PROTESTANTES :

"Este povo me louva com a boca, mas o seu coração está longe de mim"...(Mt 15, 8)

João 4: 19 - "Eles Saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos; pois, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas, [saíram] para que se mostrasse que nem todos são dos nossos, nem do número dos eleitos.

Cada dia que passa me convenço que: "Um Católico ou leigo ignorante tende a ser um futuro Protestante."

“TORNEI-ME VOSSO INIMIGO, AO DIZER-VOS A VERDADE?” (Gal 4, 16).

• Isso nao é verdade e você muito bem sabe disso. Nao existe reunioes a portas fechadas no movimento catecumênico. Ele é um movimento aberto a todos.

Seja mais honesto, pois falso testemunho é um pecado abominável aos olhos de Deus!

• Sim.

Existe também a OPUS DEI. Que faz o mesmo que essa que você citou.

A Igreja católica tem várias ordens religiosas.

Tem os Franciscanos, os Beneditinos (ou Olivetanos), tem os Dominicanos, os Jesuítas, a Opus Dei, a Neocatecumenal, a renovação carismática (Maranatá e outras), e a Igreja Tradicional.

Essas questões de ordem religiosa eu entendo que cada uma tem o direito de conduzir a sua fé a sua maneira. É como as ordens esotéricas. Se fecham entre si para que não vaze o conhecimento secreto, que só deve ser transmitido a quem tem condições de entender. Não se deve vulgarizar o saber, não se deve dar pérolas aos porcos. E evitar que pessoas aml intencionadas deturpem o que esteja sendo ensinado, e até mesmo para evitar que usem para prejudicar terceiros. Creio que essas ordens católicas fechadas façam o mesmo nesse sentido.

Sign In or Register to comment.