URGENTE! O que fazer para parar uma hemorragia externa?!?
Minha mãe ta com um corte no pulso que não para de sangrar (colocamos algodão em cima do local para comprimir o local), mas não sei se vai resolver! Devo leva-la ao hospital?
Update:Obrigado a todos, principalmente os usuários Carlos Alberto e Gustavo por me fornecer mais informações! Fiz exatamente o que disseram e providenciarei o medico!
Comments
Você deve lavar o local com água corrente e tampar na mesma hora com a mão ou com um pano limpo! Esperar de 2 a 4 minutos (para que as células reconstrutoras venham tampar o sangramento), depois de retirar a mão e ver que o sangramento estancou faça um curativo! O melhor a se fazer em casos de ferimentos profundos é tentar estancar o sangue e ir ao médico para fechar o ferimento!
Você ainda tem dúvida
Tente seguir essas instruções, eu recomendaria a ida ao médico ..
1 - Elevação da região acidentada: pequenas hemorragias nos membros e outras partes do corpo podem ser diminuÃdas, ou mesmo estancadas, elevando-se a parte atingida e, conseqüentemente, dificultando a chegada do fluxo sanguÃneo.
Não elevar o segmento ferido se isto produzir dor ou se houver suspeita de lesões internas.
2 - Tamponamento: pequenas, médias e grandes hemorragias podem ser detidas pela obstrução do fluxo sanguÃneo, com as mãos ou, preferencialmente, com um pano limpo ou gaze esterilizada, fazendo um curativo compressivo. à o melhor método de estancar uma hemorragia.
3 - Compressão arterial: se os métodos anteriores não forem suficientes para estancar a hemorragia, ou se não for possÃvel comprimir diretamente o ferimento, deve-se comprimir as grandes artérias para diminuir o fluxo sanguÃneo.
4 - Torniquete: é uma medida extrema que só deve ser adotada em último caso e se todos os outros métodos falharem. Consiste em uma faixa de constrição que se aplica a um membro, acima do ferimento, de maneira tal que se possa apertar até deter a passagem do sangue arterial. O material a ser utilizado poderá ser o que houver à mão (gravata, lenço, toalha, suspensório, etc.), não devendo ser inferior à 2,5 cm de largura para não afetar os tecidos. Deve-se usar um pequeno rolo de gaze sobre a artéria para ajudar a compressão. Uma vez realizado o torniquete não se deve mais afrouxá-lo. A parte do corpo que ficou sem receber sangue libera hemo_toni2.jpggrande quantidade de toxinas e, se o torniquete for afrouxado, estas toxinas vão sobrecarregar os rins, podendo causar maiores danos à vÃtima.
O torniquete só poderá ser retirado no hospital, quando medidas médicas forem tomadas.
Minha cara! Com certeza deve levar sua mãe a um PS para suturar o local, pois pelo visto pegou algum vaso (veia).
Chame uma ambulância urgente.E fique pressionado o ferimento com um pano limpo.
Espero ter ajudado.