A BÍBLIA chama Jesus de “Filho unigênito” de Deus. (João 1:14; 3:16, 18; 1 João 4:9?

Os trinitaristas dizem que, visto que Deus é eterno, o Filho de Deus também é eterno. Mas, como pode uma pessoa ser filho e ao mesmo tempo ter a mesma idade de seu pai?

Comments

  • Em que sentido são Deus e Cristo “um”?

    “EU E o Pai somos um.” (João 10:30) Estas palavras, proferidas por Jesus Cristo, enfureceram seus conterrâneos. Achavam que sua declaração era blasfema e estavam prontos para apedrejá-lo. (João 10:31-33) Por quê? Havia Jesus Cristo afirmado que ele era o próprio Deus, igual a seu Pai?

    O contexto em que as palavras de Jesus aparecem na narrativa bíblica revela o que ele queria dizer. Havia sido rodeado por um grupo de judeus, que exigiram que lhes dissesse se ele era realmente o Cristo. Respondendo a eles, Jesus declarou: “Eu vos disse e não acreditais. As obras, que eu faço em nome de meu Pai, dão testemunho a meu respeito. Mas vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. Minhas ovelhas escutam minha voz. Eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna e elas jamais perecerão. Ninguém as arrebatará de minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.” — João 10:25-30, Lincoln Ramos.

    UNIDADE, NÃO IGUALDADE

    É evidente que Jesus Cristo não afirmava ser igual a seu Pai. Ele mesmo declarou que não agia em seu próprio nome, mas em ‘nome de seu Pai’. Reconhecia a superioridade da posição e autoridade de seu Pai, admitindo que as “ovelhas” lhe foram dadas pelo seu Pai. Disse especificamente que ‘o Pai é maior do que todos’. Ao mesmo tempo, Pai e Filho são “um” em propósito quanto à salvação das “ovelhas”. Quer dizer, ambos se preocupam igualmente com as “ovelhas”, não permitindo que ninguém as arrebate da mão deles.

    Que Jesus não se referiu a uma igualdade de divindade, mas à unidade de propósito e ação é confirmado pela sua oração, registrada em João, capítulo 17. Jesus disse: “Tenho feito manifesto o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus e tu mos deste, e eles têm observado a tua palavra. Eles vieram agora a saber que todas as coisas que me deste são de ti . . . Faço solicitação, não a respeito do mundo, mas a respeito daqueles que me deste; porque são teus, e todas as minhas coisas são tuas e as tuas são minhas . . . Também, não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo e eu vou para ti. Santo Pai, vigia sobre eles por causa do teu próprio nome que me deste, para que sejam um, assim como nós somos.” — João 17:6-11.

    Note que as idéias expressas por Jesus nesta oração são similares às suas palavras registradas em João, capítulo 10. No capítulo 17, Jesus novamente reconheceu que seus discípulos, suas “ovelhas”, lhe foram dados pelo Pai. De modo que a espécie de unidade mencionada em ambos estes capítulos é a mesma. À base da oração de Jesus, podemos ver que Jesus e seu Pai são “um” no mesmo sentido em que seus verdadeiros seguidores podem ser “um”. (João 17:11) É evidente que os fiéis discípulos de Jesus Cristo nunca poderiam tornar-se parte dum Deus trino. No entanto, poderiam ser um em propósito e atividade. Provando adicionalmente que Jesus nunca afirmou igualdade com seu Pai é que, na sua oração, ele se dirigiu ao seu Pai como o “único Deus verdadeiro” e chamou a si mesmo de “representante” de seu Pai — João 17:3, 8.

  • há mais misterios entre o céu e a terra do que nossa vã filosofia pode imaginar....

  • Você é uma JIRIVÁ?

  • Essa parte ainda está para ser entendida pelo vulgo.

  • João 8.58 “Antes que Abraão existisse, EU SOU”. (compare Êxodo 3.14) Jesus não disse “eu era”. Os judeus entenderam muito bem o que Jesus disse porque queriam apedrejá-lo.

    Jesus é o Pai da eternidade - Isaias 9:6

    Jesus é desde a eternidade - Miquéias 5:2

    O Verbo (Jesus) estava com Deus e o Verbo (Jesus) era Deus - João 1:1

    Deus te abençõe,

  • Ahan, todos vão responder:

    ''Deus esta certo, nao duvide. Não tente entender Deus, você vai enlouquecer.''

    Abram os olhos por favor, a verdade está na cara.

Sign In or Register to comment.