Por que Davi e Bate-Seba não foram mortos por terem cometido adultério?

A Lei mosaica estipulava: “Caso um homem seja encontrado deitado com uma mulher que tenha dono, então ambos têm de morrer juntos, o homem que se deitou com a mulher e a mulher. Assim tens de eliminar o mal de Israel.” (Deuteronômio 22:22)

Update:

Sobre tal assunto, a Bíblia não entra em detalhes e nem é necessário, pois é sabido de nossa parte que assim que os Israelitas tomaram posse da terra prometida, as batalhas eram uma constante com nações inimigas vizinhas.

Ora, se as batalhas eram uma constante, logo seria irrazoável que tal documento fosse redigido e entregue às esposas dos combatentes, visto que eles "iam" e "voltavam" de batalhas vêzes após vêzes. Devemos levar em consideração um outro ponto muito significativo: As batalhas naqueles tempos não passavam de lutas "campais"; corpo a corpo e na base do arco e flecha, logo, ao final de qualquer uma delas era sim possível determinar as perdas, contabilizá-las e comunicar ao Rei, aquí no nosso caso; David.

A partir desse procedimento, as esposas eram comunicadas sobre o óbito de seus esposos e através de procedimentos legais, tais eram consideradas viúvas, portanto livres novamente para um novo casamento.

Update 3:

Obs: Aliás, após a conclusão do guet, este documento não é entregue ao casal; somente uma autorização é outorgada, permitindo a eles casarem-se novamente. O guet em si é rasgado e arquivado com o beit din para que não haja difamações que tal guet foi escrito de forma errônea.

Eis o trecho Bíblico que deixa claro o adultério praticado por Davi e Bate-Seba:

- 2 SAMUEL 12:1-12

E Jeová passou a enviar Natã a Davi. Portanto, entrou até ele e disse-lhe: “Sucedeu que havia dois homens numa cidade, um deles rico e o outro de poucos meios. Acontece que o rico tinha muitíssimas ovelhas e gado vacum; mas o homem de poucos meios não tinha senão uma só cordeira, uma pequena, que havia comprado. E conservava-a viva, e ela crescia com ele e com seus filhos, todos juntos. Comia do seu bocado e bebia do seu copo, e deitava-se no seu regaço, e veio a ser para ele como uma filha.

Update 5:

Por que desprezaste a palavra de Jeová, fazendo o que é mau aos seus olhos? A URIAS, O HITITA, GOLPEASTE COM A ESPADA E TOMASTE-LHE A ESPOSA PARA SER TUA ESPOSA, e a ele mataste pela espada dos filhos de Amom. E agora, por tempo indefinido, não se afastará a espada da tua própria casa, EM CONSEQUÊNCIA DO FATO DE QUE ME DESPREZAStE, TOMANDO A ESPOSA DE URIAS, O HITITA, PARA SE TORNAR TUA ESPOSA.’ Assim disse Jeová: ‘Eis que suscito contra ti uma calamidade provinda da tua própria casa; e hei de tomar as tuas esposas debaixo dos teus próprios olhos e dá-las ao teu próximo, e ele se há de deitar com as tuas esposas sob os olhares deste sol. Ao passo que tu mesmo agiste às escondidas, eu, da minha parte, farei esta coisa perante todo o Israel e diante do sol.’”

Update 7:

positivamente morrerá.” O filho deles ficou doente e morreu, apesar do jejum e do lamento de Davi por sete dias. — 2 Samuel 12:14-18.

Alguns acham difícil de entender por que o filho tinha de morrer, visto que Deuteronômio 24:16 declara: “Os filhos não devem ser mortos por causa dos pais.” Mas temos de nos lembrar de que, se o caso tivesse sido tratado por juízes humanos, tanto os pais como o filho por nascer, no ventre da mãe, teriam perdido a vida. A perda do filho também pode ter ajudado Davi a reconhecer mais nitidamente quanto desagradou a Jeová o pecado dele com Bate-Seba. Podemos ter confiança de que Jeová tratou o assunto de modo justo, porque “perfeito é o seu caminho”. — 2 Samuel 22:31.

Grato pela sua participação. Ela foi de muito bom proveito!

Comments

  • Por que Davi e Bate-Seba não foram mortos por terem cometido adultério?

    Se Jeová Deus tivesse deixado o caso judicial do pecado de Davi e Bate-Seba ser tratado sob a Lei por juízes humanos, o casal adúltero teria sido executado. Visto que os juízes humanos não podiam ler corações, eles deviam fazer o julgamento à base da conduta dos transgressores, conforme os fatos. Um ato de adultério exigia a sentença de morte. Os juízes israelitas não estavam autorizados a perdoar esse pecado

    Por outro lado, o verdadeiro Deus pode ler corações e perdoar pecados se notar uma base para isso. Visto que o caso envolvia Davi, com quem Ele havia feito o pacto do Reino, Jeová decidiu fazer uma exceção e tratar ele mesmo do assunto. (2 Samuel 7:12-16) “O Juiz de toda a terra” tem o direito de fazer escolhas assim. — Gênesis 18:25.

    O que Jeová notou quando examinou o coração de Davi?

    O cabeçalho do Salmo 51 diz que esse salmo revela os sentimentos de Davi “quando Natã, o profeta, entrou até ele, depois de ele ter tido relações com Bate-Seba”. O Salmo 51:1-4 diz: “Mostra-me favor, ó Deus, segundo a tua benevolência. Segundo a abundância das tuas misericórdias, extingue as minhas transgressões. Lava cabalmente de mim o meu erro e purifica-me mesmo do meu pecado. Pois eu mesmo conheço as minhas transgressões e meu pecado está constantemente diante de mim. Pequei contra ti, somente contra ti, e fiz o que é mau aos teus olhos.” Jeová deve ter considerado esse intenso remorso no coração de Davi como evidência de arrependimento genuíno e deve ter decidido que havia base para demonstrar misericórdia para com os transgressores. Além disso, o próprio Davi era uma pessoa misericordiosa, e Jeová demonstra misericórdia para com os misericordiosos. (1 Samuel 24:4-7; Mateus 5:7; Tiago 2:13) Portanto, quando Davi reconheceu seu pecado, Natã lhe disse: “Jeová, por sua vez, deixa passar o teu pecado. Não morrerás.” — 2 Samuel 12:13.

    Davi e Bate-Seba não escapariam de todas as conseqüências do seu pecado

  • Olá Amigo

    Vamos a fonte judaica para conhecer melhor essa história. Pois somente respeitando a fonte das escrituras é que poderemos ter uma luz no ocorrido e lógicamente entender certos costumes da lei judaica.

    Bem, primeiramente posso dizer que David não cometeu adultério uma vez que estudando as fontes judaicas é possivel ver esse assunto por alguns níveis, para começar BatSheva (Bat-Seba), estava divorciada segundo a Lei Judaica.

    Na ética dos pais (livro judaico milenar), há um passagem que diz:

    "Não julgue seu próximo até que você se coloque em seu lugar" (Ética dos Pais 2:4).

    É exatamente isso que devemos fazer para observar com cautela essa passagem que fala sobre Davi e BatSheva, a propósito, é também interessante sabermos o que esse nome significa, pois o nome dessa mulher tem um significa de "Filha de um juramento".

    Bem, voltemos ao caso dessa passagem:

    Segundo a lei judaica (o que muitos desconhecem e tem origens na tradição escrita e ORAL), a lei

    judaica "OBRIGA" o soldado entregar a carta de divorcio para a esposa, antes de ir para a guerra. Veja que tudo começa aqui caro amigo.

    Caso o soldado morra, PORÉM seu corpo não seja resgatado, pela lei Judaica o soldado continua vivo.

    E se ele vai para a guerra e não dá a carta de GUET para a sua esposa, ela, em tal situação, jamais seria considerada viúva, e assim proibida de casar-se com outro homem.

    Guet é o nome dado ao documento de divórcio dentro do judaísmo. De acordo com o tratado Kidushin, do Talmud Babilônico, o guet é uma das duas formas de divórcio possível de um casal. A outra é a morte do cônjuge.

    O homem quanto entrega a carta de divorcio para sua esposa JAMAIS pode voltar a desposá-la.

    A excessão é no caso de um soldado, pois assim que ele volta da guerra VIVO, tem a obrigação de casar-se novamente com sua mulher.

    Basta que ela lhe devolva a carta de divorcio!

    Agora uma pergunta: Por que foi que o menino recém nascido morreu?

    Davi cometeu um crime indiscutivel. Colocou um de seus soldados para morrer nas mãos dos inimigos! - Davi matou por terceiros!

    Pode conferir que quando o profeta Natã o procura, avisa que ele (David) estava sendo castigado por que ENTREGOU SEU SOLDADO A MORTE PELA LÁMINA DA ESPADA DE AMALEK.

    Sua pena: A espada não sairia de dentro de sua casa!

    Os filhos de Davi começaram a matar uns aos outros e até mesmo a persegui-lo. Lembra de Abshalom?

    Agora só um comentário a título de informação:

    Bat-Sheva não era Hitita.

    Hitita era seu marido convertido ao Judaismo, o Uriyá (Urias)

    Bat-Sheva era filha de Eliam, e também neta de Ahitofel conselheiro do Rei Davi.

    E o nome Bat-Sheva significa Filha do Sábado!

    Abraços

    Alexhaifa

  • por q Deus tinha um projeto na vida de Daví e o projeto de Deus estam acima de todas as coisas.

    Jesus é da linhagem de Daví e Salomão foi fruto desse romance com Betseba...Se Daví fosse morto antes de Salomão nascer a história seria outra...

  • Desde os tempos antigos a Justiça é somente para os pobrese alem do mais nao houve flagrante

  • Porque eles se arrependeram! Ao davi dizer:"PEQUEI CONTRA MEU DEUS", o profeta Natã disse:"TAMBÉM DEUS TRASPASSOU O TEU PECADO,TU NÃO MORRERÁS"! DEUS estava aí demonstrando sua misericórdia, pois o prazer de DEUS não é destruir mas sim perdoar e salvar!!!

  • Háaaaaaa!!!!! Para de ler a Bíblia e ficar procurando questionamento!! Então não leia ! Parece que está insinuando que houve uma falha!!!

    Por acaso Davi foi pego em flagrante? Não!!! Ele confessou o seu próprio pecado!

  • Simples: Misericórdia de Deus e prá nos ensinar que não importa o pecado que cometemos,Deus sempre estará disposto a nos dar uma segunda chance!

    Derrota não é cair é permanecer caído!!Abraço e fique com Deus!

  • Pela misericórdia

  • amigo nao é assim que funciona..

    os planos de Deus sao bem diferetnes dos nossos..

    se fosse assim era pra mim estar Morto a muito tempo..

  • E a historia de sempre, a justiça se aplica somente aos pobres e indefensos, não mudou nada

Sign In or Register to comment.