O que foi a segunda metade do sec. XX?
- Contextualize historico-geograficamente a segunda metade do seculo 20, no Brasil.
OBS: Ja pesquisei no google, porem aparece a 1ª metade do sec. XX! e procuro a segunda metade ;D
- Contextualize historico-geograficamente a segunda metade do seculo 20, no Brasil.
OBS: Ja pesquisei no google, porem aparece a 1ª metade do sec. XX! e procuro a segunda metade ;D
Comments
As respostas de Walter e Freya apesar de curtas são boas e estão, em parte, corretas. Só para complementar as duas, a primeira coisa que vem em mente quando se comenta sobre o Brasil da 2ª metade do séc XX é sem dúvida a Ditadura Militar. Nesse mesmo contexto que já foi razoavelmente mencionado coexiste uma questão muito importante: a busca da consolidação da verdadeira identidade cultural do Brasil. A TV, o rádio, os demais veículos de comunicação, a MPB, o Tropicalismo, os eventos culturais e esportivos, todos convergiam em meio a repressão para o "resgate" e difusão entre nós mesmos do que realmente somos, numa espécie de libertação dos modelos europeus e norte-americanos. Claro que não foi uma unanimidade no meio artístico cultural, e exemplos como a Jovem-Guarda, de certa forma, não se enquadram nesse movimento, mas no final das contas a apresentação do Brasil aos brasileiros nesse período se fez verídico e acabou por transformar o paradigma de um "novo" perfil social e político. Tendo como desfecho, a abertura política em meio a um quadro mundial de Guerra Fria consumada e em "declínio" e a conquista de um maior espaço da genuína cultura brasileira, fruto de uma fusão multi-racial de 5 séculos.
Espero que já dê pro gasto... Um abraço.
Pessoal, favor, denunciar esse Alex. Eu ja fiz minha parte.
Ditadura Militar 1964... com a Era Vargas atos institucionais (AI5)... após o fim nos anos 80 com a república..Diretas Já; 1968 e o movimento estudantil.. iniciado na França e exerceu algumas influências no Brasil. ...
hum
o que me vem à mente de imediato foi o período da ditadura militar, a perda das liberdades civis e a reconquista desses mesmos direitos civis e das liberdades públicas, com o fim da ditadura e o advento da Constituição de 1988
Primeira metade Foi de 1900 a 1950
Segunda metade Foi de 1951 a 2000
hhuahahuhauhuahuauhahahuauhhuauhahauhauhhuahuahuahuauha
xD