O que acham do voto ser obrigatório?

O que eu entendo sobre democracia é que o voto deveria ser livre, sem obrigação. Gostaria de saber a opinião de cada um.

Em alguns lugares no mundo o voto não é obrigatório.

Porque aqui é obrigatório?

Update:

Obrigada pelas respostas que deram!

Mas acredito que se nós não votassem por obrigação seria melhor, e teríamos mas qualidade nos candidatos.

Não acredito que viraria uma bagunça porque os candidatos teriam que fazer alguma coisa de real para poderem estar no poder." Porque o poder é o que eles querem de verdade."

Comments

  • Olá Silvia, vc está certa. Nos países desenvolvidos, não há a obrigatoriedade do voto porque os eleitores votam em candidatos que tem propostas honestas. São eleitos para trabalhar em pró do povo. É por esse motivo que a Democracia significa: Governo do povo, pelo povo, para o povo. Mas no Brasil, o governo, é (supostamente pelo povo). Para quem?

    Um abraço...

  • SE FOSSE NÃO OBRIGATORIO NINGUEM IRIA VOTAR AKI NO BRASIL ,TENHO CERTEZA,PEGAR AKELA FILA É RUIM DEMAIS ,ISSO TEM QUE SER MELHOR TRABAHADO ,NÃO ASSIM DE UMA HORA PRA OUTRA .

  • isso~não sei

    mais pensa bem se o voto não fosse obrigatorioo muitasss pessoas iam deixar de voltar. dai n seria justo te um preseidente que é uma ***** ou um governador. daia s pesssoas nem iam ter direito de reclamar pq n votaram

    la nos EUA o voto não é obrigatorio masi n sei como da certop la

  • Infelizmente somos um povo ainda muito ignorante no que diz respeito a politica e o sistema sabe disso. Quanto mais ignorante é a população, mais fácil de enganar. Eles nos obrigam a votar porque sabe que não sabemos votar e pior ainda, não costumamos cobrar nossos políticos eleitos.

  • Também acho que o voto não deveria ser obrigtório, e ainda vai deixar de sê-lo.

    O que acontece é que o povo brasileiro ainda não tem a consciência social e política necessária para que a maioria da população vote nas eleições, e essa é a base da democracia.

    O governante deve ser eleito pela maioria do povo. É isso que dá legitimidade ao processo eleitoral. Caso isso não ocorra, deixa margem para diversos questionamentos. A parte perdedora das eleições argumentaria que perdeu, mas que no fundo, no fundo, a maioria do povo queria votar nele, mas não foi votar porque faltou transporte público, por causa da cheia do rio, enfim...

    Por mais que se argumente, "Problema dele, da proxima vez faça campanha entre o eleitorado mais rico", temos que considerar sempre a hipótese dos conflitos que podem advir desse tipo de questionamento.

    Imaigine só se a parte perdedora resolve tomar o poder à força, argumentando que na verdade é isso que o povo quer, só que não foi votar porque não deu?

    Esse é o mesmo motivo pelo qual se instituiu o segundo turno, para que o vencedor fosse eleito pela maioria absoluta do eleitorado. Se assim não fosse, qualquer um dos perdedores poderia argumentar que o vencedor não era o preferido da maioria do povo.

    Mas tenhamos calma, um dia chegamos lá.

  • OBRIGATÓRIO OU NÃO E SEMPRE BOM VOTARMOS.

  • Eu acho muito bem o voto ser obrigatório porque cada um tem o dever de escolher o governo que quer ter para mais tarde nao reclamar porque e normal essa gentinha reclamar por tudo e por nada !

  • No Brasil, especificamente, o voto obrigatório é necessário porque uma boa parcela da população não tem consciência política e social, por isso, se fosse opcional votar, nosso eleitorado seria insuficiente, muitos não votariam nunca... Não poderia haver democracia desse modo...

    Quer dizer: se do jeito que está já está ruim... imagine se o negócio for facultativo...

  • Numa democracia verdadeira nada pode ser obrigatorio: o voto, o serviço militar, etc

    Eu acho que no Brasil é obrigatorio, por interesse dos politicos. Como a maioria não sabe votar , viram massa de manobra dos demagogos. Sou contra o voto obrigatorio

  • eu acho que naum devia ser obrigatorio mas afinal eu ainda nau voto

    bjs

Sign In or Register to comment.