Porque será que Deodoro pensava assim?
Pouco antes de proclamar a República o Marechal Deodoro escreveu para seu sobrinho,(tb militar).
República no Brasil é coisa impossível, porque será uma verdadeira desgraça. O único sustentáculo do Brasil é a monarquia ,
se mal com ela , pior sem ela.
Update:Night Wolf...Dom P II, costumava dizer...a República é a melhor forma de governo...mais pelo Brasil se convem ainda a Monarquia...nao há democrecia sem instruçao e cultura...em 1889 afinal o que houve...trocamos uma Monarquia constitucional com uma Ditadura....
Update 3:Tecnodon..o Deodoro escreveu essa carta ANTES de proclamar a República...isso quer dizer que ele já tinha pensado o que vc nós disse...Talvez a minha pergunta deveria ser diferente...o Que fiz Deodoro optar pela República na madrugada de dia 16...(até a data que a gente comemora é falsa).
Comments
Eu já tinha ouvido falar dessa carta e já tinha lido essa citação dele.
A bem da verdade acho que ele se decpcionou com os rumos que a república instaurada adquiriram, pois a república velha não era nada mais que um covil de latifundiários dividindo o território com seus interesses.
Quem acabou com isso foi Getúlio Vargas, que quebrou essa hegemônia, e estranhamente, quando ele deu o golpe de 32, ficou com os mesmos poderes de Dom PEdro, até com um pouco mais.
Na verdade o Brasil sempre têm essa tendencia centralizadora, nós somos por exemplo uma república federalista, onde os estados deveriam ser quase independentes, mas o governo federal sempre dá as cartas. Isso deve ser uma das decepções de Deodoro, porque pra ele, centralismo por centralismo, melhor deixar a monarquia.
Por isso sou a favor de parlamentarismo, é o mais próximo que teríamos de uma república sem centralismo.
Deodoro era monarquista até a noite de 15 de novembro, nesta noite ( provavelmente em pijamas ) em sua casa reunido com republicanos de primeira e última hora decidiu-se por uma governo provisóriamente republicano, pois seria convocado um plebiscito para decidir a forma de governo.
Levou mais de um século mas tivemos o tal plebiscito, nosso Deodoro devia favores pessoais ao imperador embora dissesse que devia sua carreira a Solano Lopes, presidente do Paraguai durante a guerra com o Brasil, e mais ninguém, naturalmente em virtude desta guerra que segundo ele alavancou sua carreira militar e lhe conferiu o prestÃgio que tinha até então.
Tarimbeiro, termo que indica um oficial formado no exército e não nas academias estes eram chamados os cientÃficos, Deodoro era fiel ao império mas sentia-se traÃdo, a República senhores foi feita em grande parte por dois militares ressentidos; Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant.
Realmente não tenho conhecimentos aprofundados do assunto para especular satisfatoriamente sobre as idéias de Deodoro.
Contudo, posto isso, segue-se o que a minha humilde semi-erudição pode supor.
Talvez fosse por puro conservadorismo, pura vontade de ver o status quo mantido - já que eramos um paÃs que repousava sua República em estruturas socio-polÃticas arcaicas-, mas acredito que o motivo desse ideal monarquista era outro.
Me acomete fazer uma brevÃssima análise sociológica do Brasil à época. Nossa nação era basicamente composta de analfabetos, miseráveis, ex-escravos, etc. Logo, conclui-se que a população, em sua absoluta maioria, era alienada à vida polÃtica. Incapaz, pois, de uma atuação polÃtico representativa satisfatória.
A par dessa situação, é lÃcito supor que o melhor governo seja a Monarquia, uma vez que exclui das decisões polÃcas a grande massa inculta.
Além disso, não seria de bom senso instituir uma República em um paÃs de alienados. Essa forma de governo, para ser bem constituÃda, necessita de um povo com um mÃnimo grau de conhecimento sobre as coisas públicas, já que é ele quem decide o futuro da nação.
Acho que resumidamente, foi esse o pensamente que ocorreu a Deodoro.
isso é lenda Deodoro apos a guerra do paraguai era um republicano abolicionista de carteirinha.
sei não...