Eu devo ter algum problema de sono, alguém sabe do que se trata?
Eu hoje, mais uma vez aconteceu de eu estar dormindo, eu estar com total consciência de que eu na verdade estou acordado e não conseguir acordar. Mas o problema maior é que eu não consigo mexer nada do meu corpo, nem mesmo respiro. Eu tenho que fazer uma força extrema pra acordar, e acabo ofegante e tonto porque não podia respirar.
Até hoje isso já me aconteceu mais de 10 vezes de uns anos pra cá, ou seja, é consideravelmente ocasional. Alguém sabe do que se trata?
Comments
Giovani, o nome disso é paralisia do sono. Durante o sono mais profundo, chamado de REM, ocorre uma paralisia do corpo, cuja finalidade é evitar que a pessoa se mexa e se machuque enquanto dorme. Às vezes acontece que o cérebro desperta e o corpo não, e então a pessoa fica acordada, porém paralisada por ainda algum tempo. Durante esse acontecimento pode ocorrer também uma alucinação hipnagógica, um "sonhar acordado". Depois que desperta completamente a pessoa não sabe se sonhou com tudo isso, ou se estava acordada e teve visões.
Isso não causa nenhum problema e na grande maioria dos casos não precisa de nenhum tratamento. Não precisa ter medo disso, sabendo do que se trata você pode ficar mais tranquilo.
No entanto, se estiver se repetindo muito, ou atrapalhando sua vida, você pode procurar um neurologista. Existem alguns remédios que auxiliam a pessoa a dormir melhor e ter um sono mais tranquilo, o que melhora a paralisia do sono.
Muita ansiedade, preocupação com algum problema, ambiente barulhento, cama deconfortável e outras coisas que impedem a pessoa de ter um sono tranquilo favorecem o aparecimento do problema.
Sou psicóloga.
Um abraço.
são varias as causa! uma delas é que vc pode ter sido abduzido por seres de outras galáxias