Vc é sagaz? Sabe a resposta?

Imagine que vc está naquela brincadeira "Porta dos Desesperados" (quem tem mais de 25 anos deve se lembrar do programa do Sérgio Malandro), em que o apresentador pede que vc escolha uma dentre três portas fechadas. Vamos chamá-las de Porta 1, Porta 2 e Porta 3, sendo que em duas delas há um monstro e em uma há um prêmio.

Imagine agora que vc, aleatoriamente, escolhe a Porta 1.

O apresentador, como sempre, após a sua escolha, se dirige às duas portas restantes e abre uma delas (suponhamos que a Porta 2), da qual sai um monstro.

Restam, então, a Porta 1 e a Porta 3.

Sabe-se que em uma delas há um monstro e na outra o prêmio.

Aí vem a grande pergunta:

"Vc quer trocar de porta ou vai continuar com a porta que vc escolheu??"

E aí, qual é a melhor alternativa? Suas chances são maiores trocando para a Porta 3 ou continuando com a Porta 1? Qual é a probabilidade em cada uma das opções?

Comments

  • Se após escolher uma porta o apresentador sempre abre a porta do monstro, é como se na realidade eu tivesse sempre 2 escolhas entre uma porta premiada e a do outro monstro, com 50% de chance cada. Espaço amostral: 2. Evento: 1. Probabilidade do evento: 1/2 = 50%. Considerando-se que o programa não seja "viciado", as chances de se ganhar o prêmio não são maiores em nenhuma porta, são sempre 50%.

    obs.: eu lembro de ter ouvido essa questão num filme sobre jogatina e matemática que eu assisti faz tempo, mas achei a teoria furada. Qual é o nome do filme mesmo? Lembrei: "Quebrando a banca".

    Abraços! xD

  • Po, isso é muito simples..

    no momento que vc tem qe escolher entre as 3 portas,

    vc tem exatamente: 33,333.. % de chance de conseguir o prêmio ..

    depois qe o apresentador abre uma das portas qe vc não escolheu e sai um monstro, vc tem 50% de chance (aumenta pq agora são 2 portas e não 3 como antes) ..

    É questão de sorte isso, se vc achar qe deve trocar então faça isso.. mas as chances não vão aumentar assim..

    Isso é questão de sorte !!

  • Se a bricadeira na for viciada, entao ja que foi excluida a Porta 2,entao é 50% para porta 1 e 50% para a porta 3.

Sign In or Register to comment.