Qual é a área mais difícil e complexa e avançada da matemática?
Gente, por favor não respondam dizendo qual a diferença das palavras "difícil" e "complexo". Por que a gente pergunta porque o pato tem asas, e chega um respondendo que o cavalo afundou no mar.
Seria a física-matemática?
Update:Tirando dúvida de quem citou, eu estudo engenharia mecânica, estou prestes e me formar e amo matemática. Eu perguntei isso por motivo de curiosidade.
Comments
A meu ver, a área da matemática que ainda vai dar muito trabalho para se desvendar é o estudo dos fractais. Neles estão as chaves da leitura matemática da natureza. Como disse Pitágoras: "Tudo no universo são números". Já o cientista Galilleo foi ainda mais profundo: "La mathematica c'e l"alphabetto per il cuale Dio ha scritto l'universe!" Realmente, a matemática é o alfabeto através do qual Deus ou uma inteligência cósmica escreveu todo o universo. E os fractais nos têm mostrado relações entre o que aparentemente é disconexo. É a área mais difícil porque é ela que está por ser descoberta, e descobrir o que está encoberto, desvelar o que está velado não é trabalho fácil. Quem assim o disser estará sendo temerário ou presunçoso.
A propósito, a Matemática e a LIteratura são meus dois amores. Quando me aposentar, quero estudar matemática, pelo gosto de estudar matemática, para descobrir, pelo menos um pouquinho, desvelar tantos mistérios que esta ciência linda e magnífica esconde de nós!!!
Bom vamos desconsiderar a palavra difícil e considerar a complexa e avançada que eu creio que é mais o foco de sua questão.
Primeiro temos que observar que a matemática se divide em 2 grandes partes - Matemática Pura e Matemática Aplicada.
Na matemática Aplicada é aonde se utiliza com algum objetivo especifico, exemplo a matemática usada no comercio, na engenharia, na física, na química, a matemática financeira, a estatística, na computação, etc. Ou seja é uma matemática que se utiliza para solução de assuntos práticos. obvio que sua complexidade vai variar de acordo com o tamanho ou a questão do problema a ser calculado e resolvido.
Agora na matemática Pura seria a formulação de teoremas, axiomas, postulados e demais teorias dentro do universo da matemática mas sem a necessidade de se utilizar isso no mundo atual, no dia a dia. Exemplo os numeros binários já eram conhecidos a muito tempo, porem não se tinha utilidade prática para eles, com a criação de computadores os numeros binários foram essenciais para a boa utilização dos computadores. Eu creio que se você pesquisar sobre esse assunto vai perceber que não tem uma resposta única para sua questão. O estudo dos numeros primos por exemplo pode se aprofundar em um grau de complexidade muito grande e eles já são utilizados em códigos de criptografia e outras aplicações práticas. Modelos matemáticos de previsão do clima utilizando computadores de grande porte também tem um nível de complexidade grande. O estudo do conjunto de numeros complexos ainda não está completo e pode se descobrir um conjunto de numeros que esteja fora do conjunto dos numeros reais e numeros complexos; ou seja a matemática vai evoluindo a medita que a tecnologia avança, provavelmente com o advento do computador quantico vamos ter um novo campo cientifico e por consequencia alavancar uma matemática ainda mais avançada do que já temos no mundo atualmente...
Não conheço alguém que conheça todas áreas da matemática (e como são muitas!) com profundidade suficiente para fazer um julgamento seguro.
Abraços,
Cientista Maluco
eu acho que não existe uma parte que seja realmente mais difícil que outras, todas as áreas tem sua dificuldade e beleza, existe problemas que ninguém consegue resolver até hoje, isso em todas os ramos da matemática
No curso de Matemática as disciplinas mais complexas são Análise no Rn e Topologia dos espaços métricos...Eita viagem!!!
A matemática é apenas uma ferramenta, os profissionais da área durante anos aprendem métodos para utilizá-la, aprender matemática também é uma questão de tempo. Ela se torna complexa porque para podermos utilizá-la, temos que entender primeiro o problema, e alguns são bem complexos... Eu sou engenheiro, uso muito a matemática como ferramenta de trabalho e já conheci gente que não tem muito conhecimento de matemática, mas percebe com bastante facilidade os mecanismos que envolvem o problema e são capazes de perceber perspectivas que ninguém tinha pensado. Tem gente também que tem um conhecimento magnífico, mas quando se depara com o problema (um trabalho específico), sai criando equações, que na sua grande maioria não vão servir de nada....
Esta é uma questão subjetiva; cada um vai ter sua parte mais difícil "preferida".
Além disso, para que alguém saiba julgar qual é a
área mais difícil da Matemática, esta pessoa teria que conhecer todas as áreas da Matemática.
Eu, pessoalmente, acho que o cálculo tensorial seja uma das partes difíceis da Matemática.
-----------------
Quanto à semântica: difícil e complexo são duas palavras diferentes mesmo.
Difícil (fácil é o antônimo) é uma coisa árdua de se fazer. Complexo (simples é o antônimo) significa complicado, com muitas facetas,
Ninguém tem dúvidas sobre coisas simples e fáceis ou sobre coisas difíceis e complexas.
É possível que algo seja difícil e simples. Exemplo: é simples perder peso; basta ingerir menos calorias do que gasta. No entanto, é difícil de fazer.
Geralmente as coisas complexas são difíceis; eu não conheço nada que seja complexo e fácil.
Su,
ao meu ver tudo na vida é difícil.
Algumas pessoas tem mais facilidades que outras em determinadas áreas, então primeiro devemos seguir aquela a qual gostamos e por conseqüência temos mais afinidade.
porém, tudo depende dedicação, determinação e persistência.
Se começarmos da base, aprendendo direitinho e aos poucos formos nos aprofundando, você verá que nada é tão difícil, assim.
Exemplo:
Estou estudando Engenharia, nunca tinha visto logaritmos na minha frente, no entanto, encontrei uma apostila e, sozinha, com calma dedicação e persistência estou conseguindo aprender bem esta parte.
tudo depende do que gostamos, o que queremos e, quanto queremos.
com dedicação e vontade podemos tudo.
Boa sorte!
isso é muito relativo..
alguns afirmam que o mais difícil é na área de engenharia..
eu até que acho tranqüilo (curso engenharia).
agora tem outras sub-áreas dentro da matemática, como financeira, estatística, e por aí vai.
Enfim, não sei qual seu objetivo com essa pergunta, mas se essa for uma preocupação para escolha na faculdade, não é o correto, pois se você tem receio de alguma área da matemática, talvez ela não seja seu futuro.
Abs e boa sorte!
Não existe parte dificil em matematica...