Desculpe aos outros que responderam, mas não é nada disso. Aquilo é o combustível (querosene de aviação) após a combustão. No caso de aviões supersônicos é causado nas pontas das asas uma linha branca, aquilo e o vapor de agua que esta suspenso no ar transformando em agua liquida devido a pressão exercida pelas no ar.
O avião tem um acelerador"falando de modo grosso" manete de mistura dos gases é o nome técnico. Ela mistura( como já bem diz o nome" ar e combustível. Quanto mais rica a mistura mais potência é liberada, aquilo que você vê no céu é qunado a manete esta na posição do meio "middle".
Na atmosfera, exclusivamente nas grandes altitudes, ondem esses aviões passam, existem várias gotÃculas de água que estão em uma temperatura abaixo de Oº, aproximadamente -50º C e quando os aviões passam, as turbinas que estão a uma temperatura aproximada de 300º C entram em contato como as gotÃculas ou massa fria, ai acontece a "mágica": com a forte troca de temperatura e muito rápida acontece a CONDENSAÃÃO, o que acaba formando uma trilha de condensação ou formando nuvem.
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Desculpe aos outros que responderam, mas não é nada disso. Aquilo é o combustível (querosene de aviação) após a combustão. No caso de aviões supersônicos é causado nas pontas das asas uma linha branca, aquilo e o vapor de agua que esta suspenso no ar transformando em agua liquida devido a pressão exercida pelas no ar.
O avião tem um acelerador"falando de modo grosso" manete de mistura dos gases é o nome técnico. Ela mistura( como já bem diz o nome" ar e combustível. Quanto mais rica a mistura mais potência é liberada, aquilo que você vê no céu é qunado a manete esta na posição do meio "middle".
Espero ter ajudado.
Os aviões de grande porte voam a uma altitude muito alta e de temperaturas ambientes muito baixas. Assim , o forte calor das turbinas em contato com o ar gelado, provoca uma condensação do ar que vai ser visto em forma de fumaça. à bem parecido como em regiões ou época de temperaturas muito baixas, fica parecendo que está saido fumaça da boca das pessoas, quando na realidade é uma condensação do ar frio do ambiente com o ar quente exalado de nossos pulmões.
Bem você se refere aos aviões comerciais, no estilo Boeing.
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Aquele rastro não sai dos flaps, turbinas ou dos aviões, aquilo nada mais é do que um fenômeno fÃsico ou simplesmente nuvem.
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Acontece o seguinte:
Na atmosfera, exclusivamente nas grandes altitudes, ondem esses aviões passam, existem várias gotÃculas de água que estão em uma temperatura abaixo de Oº, aproximadamente -50º C e quando os aviões passam, as turbinas que estão a uma temperatura aproximada de 300º C entram em contato como as gotÃculas ou massa fria, ai acontece a "mágica": com a forte troca de temperatura e muito rápida acontece a CONDENSAÃÃO, o que acaba formando uma trilha de condensação ou formando nuvem.
E ai vai uma dica, quando você consegue ver esse fenômeno, é bem provável que esta chegando uma massa de ar frio e consequentemente chuvas.
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Podemos comparar com o ato de ferver a água, você cria uma nuvem, o que muda é que como na nossa casa o ar esta mais quente que em grandes altitudesm, faz com que a "fumaça" ou nuvem se dissipar mais rápido.
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Mas se você se refere aos aviões acrobáticos (Esquadrilha da Fumaça), aquilo sim é fumaça que é proposital e sai da parte da frente da aeronave, onde o piloto tem um controle onde ele injeta um tipo de óleo que em contato com uma região quente do motor gera fumaça.
Boa tarde Amigos,
Bom, este efeito é chamado de Esteira de Condensação.
Esta esteira de condensação é realizado, pelo fenômeno fÃsico ( condensação, é a passagem rapida do estado gasoso para o estado sólido ).
Os gases resultantes da queima do combustivel em contato com a baixa temperatura sobrevoada, provoca esta condensação.
Em geral, este efeito pode acontecer de uma altitude voada acima dos 25 mil pés ( isto dependerá da latitude a ser voada, pois quanto mais proximo a linha do equador, maior é a temperatura e consequentemente, maior é a altitude a ser voada para provocar este fenomeno e tambem, o clima no momento. Inverno, poderá atingir uma altitude menor para provocar a esteira de condensação, do que voado no periodo de verão, por exemplo )
Abraço a todos
Mário
Olá amigo, você está se referindo a aviões acrobáticos ou aviões comerciais?
é um mecanismo que solta a fumaça propositalmente, tipo esquadrilha da fumaça..
Isso e propio do aviao quando o piloto quer que le solte ele solta