Como controlar o medo?

Faço capoeira á 5 anos, e ia na rua com um amigo meu que faz karate á 12 anos, ai aparecem uns caras para bater na gente, e o meu amigo ficou paralisado, eu tb fiquei assustado mas consegui defender-nos.

O meu amigo é excelente a combater numa situação controlada, tem um monte de medalhas e eu nunca venci pra ele, mas na situação real fica paralisado de medo...

Tem jeito de eu o ajudar a controlar o medo e de tb controlar o meu em qualquer situação?

dessa vez consegui reagir, mas ainda demorei um tempo...

Update:

Em resposta a alguma das respostas... nós treinamos um contra o outro, como vc diz, pegamos nas luvas e combatemos uns com os outros, na altura livramos dos caras, mas não deu bem pra pensar em estratégia.

Tem algum treino pra limpar a mente do medo?

Comments

• É normal, você foi pego de surpresa.

O medo às vezes é psicológico na hora do medo você pensa assim:

Eu não estou com medo! Aí o medo desaparece. (nem sempre) :D

Claro que não é fácil, mas não custa tentar, né. hehehehe

• "Você pode conseguir o que quiser,se não tiver medo."

• ANTES DE VENCER OS OPONENTES, VENÇA A TI MESMO!.

• sentir um pouco de medo é normal, porém ficar completamente paralisado, para um sjueito q treina há 12 anos, mostra falta de confiança em si mesmo.

• eu acretito que todos nos temos medo principalmente proveniente de uma situação inesperada, onde os agressores, não estão nem um pouco preocupado se vão ou não de matar ou te machucar, realmente é muito dificil tomar deciões nesta hora a melhor coisa é tentar agir naturalmente e aja de forma que o agressor te ataque, isso se vc possuir algum treinamento no meu caso temos de esvaziar a mente, daí o cara agressor geralmente entrara e vc aplica uma tecnica de aikido e o imobiliza rapido e naturalmente os outros vão correr de medo. ha sei lá nunca estive em uma situação desta e nem quero pois as consequencias de errar e sair machucado é muito grande mesmo possuindo um certo conhecimento em artes marciais

• pois vei existe uma coisa que se chama determinaçao!! se vc nao tem ela vc nao chega longe!

Vcs deveriam de ter encarado eles pq.... ¿vc sabia se eles tavam com medo de vcs??

afffs veii por mais que o cara sabe un arte marcia nao quer dizer que ele vai fazer o memsmo na rua. cuando ele for brigar ele nao vai fazer igual, assim que nao tenha medo. ahhh e uma boa forma de perder o medo de lutar entre amigos, pero no tatami.... coloca asa luvas de boxeo e pronto

• fala pra ele ser perseverante e forte nessas horas, e peça a ajuda dele mtas veses

• teu amigo ficou paralizado,pois nunca se acustumou a treinar ou lutar

em situações com contacto(como sparring com contacto real,isto sim prepara para estas situações)

mas é,alcool tambem ajuda

• EU ME LEMBRO DE QUANDO FUI AO PRIMEIRO CAMPEONATO , CARA PASSEI A NOITE TODA NAO BANHEIRO DE TAO NEROSO.

NA HORA PARECIA UM DOENTE DE TAO PALIDO QUE ESTAVA FORA A TREMEDEIRA

MAS AI ENTREI E PERDI A LUTA EM SEGUNDOS.

DEPOIS DE VARIOS CAMPEONATOS PERCEBI QUE PERDER FAZ PARTE E O MEDO FOI CONTROLADO, MEU MEDO AGORA DEU LUGAR A DETERMINAÇÃO.

ACHO QUE NAO TEMERIA UMA SITUAÇÃO DE COMBATE REAL POIS JA ME CONHEÇO O BASTANTE ALEM DE CONHECER OS LIMITES DE MINHA TECNICA. NAO TEM PROBLEMA PRA MIM.

O CAMPEONATO SERVE BEM PRA PREPARA SEU PSICOLOGICO PRA UMA SITUAÇÃO DE CONFRONTO

• Enfrentando o seus medos. Na maioria das vezes dá certo, mas tem alguns que são imbatíveis infelzimente.

Sign In or Register to comment.