Queremos ser humildes trabalhadores da Vinha do Senhor e produzir frutos de Justiça e Paz?

Paz e Bem e bom dia a todos !

Continuando a refletir os Evangelhos nesta caminhada da Quaresma e dentro do tema proposto da Campanha da Fraternidade “ Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, lemos hoje o Evangelho de S Mateus 21, 33-43 e 45-46, a Parábola que Jesus contou sobre os trabalhadores da Vinha.

A história de um Senhor que plantou uma Vinha e a confiou a seus lavradores, para que cultivassem as uvas, e produzissem o vinho.

Chegado o tempo de receber pelo que foi produzido, o Senhor mandou seus empregados para receberem o produto do fruto da Vinha. Os lavradores atacaram os enviados , mataram alguns e feriram todos, o Senhor da Vinha mandou outros e com estes aconteceu o mesmo. Pro fim, o Senhor mandou Seu Próprio Filho dizendo, sendo meu Filho eles O respeitarão.

Não respeitaram, pelo contrário, pensaram, se este é o Filho e o Herdeiro, devemos matá-lo e ficaremos com toda a Vinha para nós. E o fizeram, rejeitaram o Filho e o lançaram fora, e depois O mataram.

Jesus então pergunta: O que deverá fazer o Senhor da Vinha?

Disseram – Ele voltará , matará todos os maus lavradores e novamente entregará a Vinha para outros que produziram frutos no tempo certo e darão ao Senhor a parte que lhe cabe por justiça.

Jesus porém lhes diz> Vocês não leram o que as Escrituras Sagradas dizem?

"A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.

Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa!"

Nesta Parábola, logicamente que Jesus se referia à História da Salvação, e os servos que foram mandados antes do Filho foram os profetas que O anunciaram e foram mortos, culminando com o Filho do Dono da Vinha que também foi morto e lançado fora da Vinha, foi lançado fora do Seu povo, como profetizou Isaías 53,3-4

Mas o interessante é que Mateus dá outro desfecho à Parábola, do que o mesmo texto lido em Marcos 12. 1-12 .

O Evangelho de S.Mateus, foi escrito num contexto de polêmica entre a sua comunidade e o judaísmo formativo do fim do primeiro século, queria ensinar para a sua comunidade que a promessa antiga feita ao Povo de Deus foi retirada das autoridades farisaicas e das suas comunidades, e foi dada à comunidade da Igreja.

Mas também devemos notar que em ambos os textos, Jesus não diz se a Vinha deu frutos, apenas diz que mataram os mensageiros que vieram buscar o FRUTO DA VINHA.

E no meu entender, aí está a lógica por trás da lógica de Jesus, a ninguém pertence o Fruto da Vinha se este Fruto não for a Justiça e a Paz.

Porque em Mateus está escrito algo que Marcos não escreveu :

"o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos".

Assim este texto , melhor lido em Mateus, nos obriga a uma séria reflexão sobre nós mesmos, sobre que tipo de Fruto estamos produzindo, que tipo de Vinha trabalhamos, se nosso produto é Justiça e Paz, Amor , Esperança e Caridade, pois do contrário, também de nós poderá ser tomada a Vinha porque nenhum de nós a possui, ela é do Dono da Vinha, que a plantou e a cercou e espera de nós que cuidemos que ela dê frutos . Que sejamos humildes trabalhadores da Vinha do Senhor.

Conseguiremos?

Bento, irmão menor e pecador.

Comments

• +Amado filho! A Vinha do Senhor tem muitos filhos e filhas, que cujo lugar que é a familia pais e mães não demonstra o mesmo amor para com todos os filhos !... Ai vem a inveja dali começam a maquinar filhos contra filhos algo para denegrir a imagem do outro!... E na maioria das vezes apego exagerado para com os coisas do Mundo!... E vai se tornando cada vez mais difícil a convivência entre os filhos e filhas da Terra... tentam até mesmo passar por cima dos outros filhos e filhas!... Assim vai de encontro ao Mundo atual !...Cuidado amados filhos e filhas! A Paz + justiça dinheiro nenhum compra!... Vejo muitos filhos e filhas com tanto dinheiro neste Mundo entregue as drogas, a bebida, o que querer ser o que não é!... Muitas vezes por pura inocência entram em caminhos que não tem mais volta!...Uma vida vazia que não os leva a lugar nenhum !... E hora de parar e pedir ao Senhor da Vinha para trabalharem nela com Amor Justiça e Paz!+ Precisa muito!... Retornem enquanto ha tempo viu ! Abraços com os Braços da Paz, da Justiça, do Amor de Deus para cada filho e filha neste Mundo! Abraços Frei com os Braços do Senhor da Vinha para o senhor! +

• Frei, a parábola é excelente e devemos pensar muito nela e pautar nossas ações por ela. Mas só por curiosidade, um exemplo de como as palavras de Cristo podem ser mal-entendidas por quem não as lê voltado para Cristo. Logo que eu li essa parábola não lhe entendia o sentido. Para falar a verdade, a li com um espírito meio MST: se o dono nela não trabalha, pq quer o fruto do trabalho alheio? E a achei profundamente injusta com os trabalhadores do campo, indigna de Jesus. Levei muito tempo para entendê-la e entender que o filho era Cristo. Assim como ela, muitas foram de difícil compreensão para quem leu a Bíblia sem assistência como eu, buscando entender todas aquelas metáforas. Não me sinto ignorante e imagino quanta gente, ao ler literalmente a Bíblia, não comete erros como esse. Por isso aprecio tanto todas as vezes em que você explica passagens difíceis, pois creio que isso aproveita a muita gente, que não teve a quem perguntar, como eu. Obrigada por essas lições, uma verdadeira escola de Bíblia.

• Queremos ser humildes trabalhadores da Vinha do Senhor e produzir frutos de Justiça e Paz?

SIm eu quero, o melhor para meu proximo, porque desta forma terei o melhor para mim, mas este queremos não se aplica a todos, eu quero, voce quer, então queremos, porém pode haver muitos que nada querem. O mundo está cheio de incertezas, pessoas presiam de apoio de desejar algo melhor, de deixar o material de lado e providenciar a pratica da fraternidade. Quando se fala em Paz, Amor , Esperança e Caridade, muito se procura concretizar para uma boa espritualidade, porém sempre existe descrença ao nosso redor, devemos batalhar sempre na missão de resgatar pessoas para a vida em cristo. Trabalhar em Deus, é como plantar arroz, sempre colhemos, mesmo depois de tempestades, temos que continuar plantando. beijos. Abraços.

• queremos?

• Oi Frei Bento!

Concordo plenamente com o seu raciocínio.

O Amor resume toda a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimenos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. Portanto, creio que se seguirmos com humildade e amor conseguiremos sim!

Beijinho

• Cristo esta vontando.. vamos falar de coisa seria..fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

pelo frutos de conhecer a arvore.. achei.. achei..rs..rs..

• ZZZ...........ZZZZ................ZZZ

• idolatria pura.. não terás outro deuses diante de mim...rs.rs.. .lago de enxofre..

Sign In or Register to comment.