Sociedade vingativa e ressentida?

Estive analisando alguns casos de polícia e crime organizado.

E comecei a reparar melhor nos programas do Marcelo Rezende e do Datena. O que eu tirei de síntese, é óbvio. Sensacionalismo e opinião de senso comum. Preto no branco. Eles exploram as vítimas com sensacionalismo emocional e ganham um publico fazendo alarde aos "bandidos monstruosos e sem escrúpulos". Tudo isso para informar o povo? Claro... Que não. Só pra audiência subir mesmo.

Mas uma coisa me deixou boquiaberto. A maioria brutal do publico desses programas de "desgraça alheia" são cristãos, geralmente de direita, extremamente moralistas e ultra-conservadores.

No aspecto político, até acho normal que o espectador seja de direita e inclusive moralista. Mas cristão???

Jesus falando ao público em Mateus capítulo 5, versículos 42 - 48:

"Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.

Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores.

Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos?

E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos?

Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste."

Que diabos passam na cabeça dessa pessoas? Pessoas que desejaram a morte do ladrão da Hornet, segundo a palavra de Cristo, são tão, ou mais rancorosos e pecadores quanto ele.

Comments

  • É Alexandre, basta ver a maioria das respostas até agora (não todas, a maioria) pra ver que a sua pergunta atraiu justamente as pessoas de quem vc fala (direitistas, moralistas e ultra-conservadores). Pessoas que apoiariam a pena de morte para mostrar que matar é errado (como já disse um certo personagem de outro programa de TV).

    Mas sobre serem cristãs, creio que a explicação é simples: é muito mais fácil ver "um cisco no olho do seu próximo" do que "ver uma trave no seu próprio". A hipocrisia existe, e todos estão sujeitos a ela. Eu mesmo já me peguei pensando dessa maneira algumas vezes. Ninguém é perfeito, mas o importante é não se acomodar às próprias imperfeições, reconhecê-las e tentar corrigí-las sempre até conseguir. Parar de assistir programas como estes (que estimulam ódio e vingança) já é um grande passo.

  • A Televisão é sim sensacionalista e até hipócrita Alexandre.Mas acredite,por mais que eles mostrem tragédias,a realidade é ainda pior.Mas não interessa a situação do povo,o objetivo da mídia,nunca será o de imformar,formar opinião e muito menos o de ajudar o povo.Isso pode até ser consequencia,mas o principal objetivo da televisão é obviamente a "AUNDIENCIA".

  • Não sei de onde você tirou o perfil da audiência destes programas sensacionalistas, mas:

    1- a maioria da população é cristã, então, é natural que a maioria da audiência seja cristã.

    2- a maioria da população é de direita, então, é natural que a maioria da audiência seja de direita.

    3- a maioria da população é moralista, então, é naturla que a maioria da audiência seja moralista.

    4- os ultra-conservadores no Brasil são uma minoria tão pequena que não conseguiria formar o perfil de audiência destes programas.

    Se observar o perfil destas emissoras de televisão, verá que elas atraem este perfil de audiência.

    E, principalmente, não se esqueça que os cristãos também creem o Antigo Testamento, que segue o

    princípio" olho por olho, dente por dente".

    E quanto à morte de bandidos:

    1- bandidos violentos não merecem uma segunda chance. Não é porque isto não trará as vítimas fatais de volta, é para evitar mais vítimas fatais.

    2- infelizmente, o planeta não comporta mais pessoas. 7 bilhões de seres humanos é além do limite do mundo. Controle de natalidade não é suficiente. Executar pessoas não parece uma boa ideia, mas executar criminosos perniciosos à sociedade é um bom começo.

    3- o endurecimento das penas intimida a criminalidade. O aumento da criminalidade no Brasil acompanhou o processo de relaxamento das penas. Descriminalizaram o consumo de entorpecentes e reduziram a pena para o tráfico, conclusão: epidemia de crack. Nos Estados Unidos, a epidemia de crack foi controlada com a justiça.

  • Alexandre vc é um otario idai que sou fã de naruto vc tem alguma coisa com isso aposto que vc é o mais ********** daki seu ***** do *******

  • Não concordo com você. Esses programas mostram a realidade que está acontecendo nas ruas desse país. Só denunciando e botando a boca no trombone é que teremos alguma mudança. Se esconder, a impunidade nunca vai ter fim, e amanhã a vítima pode ser você ou alguém da sua família.

  • Mais um defensor de bandidos...

    Isso é praga pior que tiririca

Sign In or Register to comment.