Qual a importância dos mitos em sua vida?

Refiro- me aos mitos arquetípicos da raça humana. Vc já parou para pensar que sem as mitologias o ser humano perderia a capacidade de sonhar e procurar um sentido racional para a vida?

Comments

• Na escolha de seus mitos está refletida a imagem de seu caráter, de seu modo de ser, sua conduta, personalidade. Aí está o busílis da importância contida em sua indagação.

Um mito não necessariamente tem que pertencer à cosmografia de heróis e gigantes guerreiros da antiguidade.

Temos personalidades mitológicas, não utópicas (hoje já com denominação desviada para ícone) como por exemplo o nosso Rui Barbosa, MahatMa Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Martin Luther King, Nelson Mandela, Chico Mendes, Chico Xavier, Allan Kardek, Dalai Lama (ainda vivo) e outros não menos importantes que deixaram sua marcante contribuição para melhoria no relacionamento da raça humana.

Estes são alguns dos mitos por mim admirados, embora não tenham a grandeza utópica dos Deuses Mitológicos historiados em suas pujantes fantasias.

• É impressionante!

Fantástico e maravilhoso o modo como os vivo à medida que caminho neste mundo incrível nesta vida que me foi dado viver.

Toda a galeria das Divindades Primordiais,desde Eros,Juno,Ceres.Netuno,Minerva Jupiter e Baco,fogosos e brincalhões entram e saem em festa ou em guerras titânicas no mais profundo de mim.

Das Divindades Siderais o que mais me povoa.,encanta e amo é sem dúvida Prometeu,. Aquele Titã ,o que arranca o barro do chão.mistura com suas próprias lágrimas e forja o homem,num trabalho incessante cheio de paixão e arte modelando a massa informe até obter feições semelhantes às dos deuses. Prometeu ama tanto sua obra que se detém a comtemplá-la e descobre que falta-lhe para a vida o fogo da inteligência e por essa causa rouba do Céu uma fagulha e a introduz na sua escultura mais querida.

Por estas e mais ousadias,Prometeu acende a ira do Todo-Invejoso- Poderoso que o condena ao bárbaro castido de ser acorrentado num rochedo onde sofrerá,assim como sofremos todos os dias. Mesmo sofrendo Prometeu se mantém nobre e íntegro,sábio e confiante de sua índole . do seu caráter e da vitória da Inteligência sobre todo poder ilegítimo..

Os mitos brincam de me ensinar a compreender-me e a desvendar alguns misteriozinhos intrigantes que adoro descobrir , reproduzir e compreender

Ai de mim não fossem os mitos para agitar minha ignorância ,brincar nos meus nervos e depois das tempestades nas muitas batalhas , deliciar-me com a audácia em enfrentá-los um a um dos forjadores do caráter humano. Faço e vejo nos mitos a melhor escola,a mais prazerosa forma de aprende viver

• os mitos são construídos, construtores e construção, tudo ao mesmo tempo. eles nos trazem ensinamentos importantes mas com o tempo são substituídos por outros mitos e essa troca é o que constrói os valores de cada geração.

bjs.

• Eu sou fascinada em mitos, porque, como vc penso que os nossos arquétipos até hoje dirigem muita coisa em nossa vida. A mitologia grega foi o meu primeiro amor. Tenho duas filhas. Uma se chama Ariadne e a outra Igraine, esta pertence a mitologia celta, era a mãe do Rei Arthur. Bjus.

• A função e origem dos mitos é de explicar as coisas que não eram compreendidas pelo homem. Quanto mais o homem conhece menos ele recorre aos mitos. Ainda nos dias atuais, se você parar e pensar, apesar de todo o desenvolvimento da ciência ainda usamos o mito quando não temos certeza do nosso posicionamento diante de muitas questões. Resumindo acreditar em alguns mitos é um recurso natural quando não temos o pleno conhecimento.

• Meu amigo, talvez até o racional também seja um mito, espero que tenhas uma mente flexível para perceber que mitos foram feitos para serem quebrados ou desmascarados, porque se uma coletividade assumir certo argumentos como sendo verdade absoluta, isto será um mito onde possivelmente ao passar dos anos, irão perceber que eram verdades de submissão e não de união, virtudes e valores, devido a coletividade ter assumido estes argumentos anteriores como verdadeiros valores de expressão e que na medida de espaço, tempo e velocidade perceberam que estes valores não foram assim tão corretos.

Um abraço

• gritonoe…,

Devo ser um ser humano diferente porque não cultuo mitos nem lendas eu vivo em um mundo real em que tudo que funciona, seu funcionamento é fruto do meu trabalho e criatividade.

Acho linda a mitologia grega para eu apreciar em meus devaneios, mas só isso.

Sonhar, eu sonho com tudo que em dia eu irei concretizar.

Um abraço, Helda.

Sign In or Register to comment.