é possivel mais de 1 placa de video num computador?
eae pessoal, eu sou novo na area de informatica, e notei que a placa mãe (não sei se é só o caso da marca da minha) tem mais de uma entrada para hardwares de 3°, é possivel botar mais de uma placa de video de modo que ambas funcionem como devem?
Comments
Sim: você pode ligar duas placas ATI em Crossfire, duas placas Nvidia em Sli e até uma placa ATI junto com uma placa NVídia.
Tudo começou durante a pré-campanha de lançamento do Crysis. Nem as placas mais poderosas da ATI e da NVídia seriam capazes de executar o jogo em qualidade very high, com Antialising e Anisotropic ao máximo em resoluções altas. Nem a Geforce 7950 GX2 e a Radeon HD 3870 X2 deram conta do recado.
foi então que a NVídia desenvolveu a tecnologia SLI a ser lançada junto com a série Geforce 8. Mas nem a chance de tornar-se líder absoluta do mercado, nem a perspectiva de vender duas placas de vídeo ao invés de uma para o mesmo consumidor foram suficientes para a ganância da NVídia: quando a Intel quis incluir a tecnologia SLI em seus chipsets, a NVídia cobrou royalties, o que estremeceu a parceria que as duas empresas ensaiavam contra a fusão AMD/ATI.
Desse modo, para fazer SLI era preciso, além de duas placas exatamente iguais da série Geforce 8, uma placa-mãe que tivesse chipset NVídia.
A resposta da ATI veio na série Radeon HD 4000; O Crossfire é mais flexível que o SLI, pois além da possibilidade de ser feito com duas placas idênticas da ATI, permite ainda compatibilidade entre algumas placas de vídeo diferentes dentro da mesma família. Além disso, a ATI, muito espertamente, liberou a tecnologia Crossfire para os demais fabricantes de chipset, até mesmo para a Intel, rival de sua cônjuge AMD.
Por esse motivo muitas placas-mãe que possuem dois slots PCI-E acabam sendo compatíveis apenas com a tecnologia Crossfire, por que o chipset delas não dá suporte a SLI.