é possivel mais de 1 placa de video num computador?
eae pessoal, eu sou novo na area de informatica, e notei que a placa mãe (não sei se é só o caso da marca da minha) tem mais de uma entrada para hardwares de 3°, é possivel botar mais de uma placa de video de modo que ambas funcionem como devem?
Comments
Sim: você pode ligar duas placas ATI em Crossfire, duas placas Nvidia em Sli e até uma placa ATI junto com uma placa NVídia.
Tudo começou durante a pré-campanha de lançamento do Crysis. Nem as placas mais poderosas da ATI e da NVídia seriam capazes de executar o jogo em qualidade very high, com Antialising e Anisotropic ao máximo em resoluções altas. Nem a Geforce 7950 GX2 e a Radeon HD 3870 X2 deram conta do recado.
foi então que a NVídia desenvolveu a tecnologia SLI a ser lançada junto com a série Geforce 8. Mas nem a chance de tornar-se líder absoluta do mercado, nem a perspectiva de vender duas placas de vídeo ao invés de uma para o mesmo consumidor foram suficientes para a ganância da NVídia: quando a Intel quis incluir a tecnologia SLI em seus chipsets, a NVídia cobrou royalties, o que estremeceu a parceria que as duas empresas ensaiavam contra a fusão AMD/ATI.
Desse modo, para fazer SLI era preciso, além de duas placas exatamente iguais da série Geforce 8, uma placa-mãe que tivesse chipset NVídia.
A resposta da ATI veio na série Radeon HD 4000; O Crossfire é mais flexível que o SLI, pois além da possibilidade de ser feito com duas placas idênticas da ATI, permite ainda compatibilidade entre algumas placas de vídeo diferentes dentro da mesma família. Além disso, a ATI, muito espertamente, liberou a tecnologia Crossfire para os demais fabricantes de chipset, até mesmo para a Intel, rival de sua cônjuge AMD.
Por esse motivo muitas placas-mãe que possuem dois slots PCI-E acabam sendo compatíveis apenas com a tecnologia Crossfire, por que o chipset delas não dá suporte a SLI.
Vendo o SLI massacrado pelo Crossfire, a NVídia veio com a tecnologia PhysX, que possibilita obter algum ganho do uso de duas placas de vídeo (teoricamente duas Geforce), em quaisquer placas-mãe que tenham slot PCI-E. A placa auxiliar cuida dos efeitos de física, desafogando a placa principal que se encarrega de todo o processamento da imagem. O recurso é ativado por driver e independete do chipset da placa-mãe suportar ou não SLI. É possível até mesmo que a placa auxiliar seja instalada em um slot PCI-E 1x, 2x ou 4x.
Qual o ganho que se tira disso? Em títulos não otimizados que representam 99% dos jogos disponíveis hoje no mercado, muito pouco. Mas no jogo Batman Asylum Arkhan que traz compatibilidade completa com o PhysX, ao ativar o recurso no menu do jogo, o desempenho das placas ATI caem vertiginosamente a ponto da rainha das placas de vídeo, a Radeon HD 5970, ser humilhada sem dó por uma simples 9600GT.
O PhysX realmenta incrementa de forma explêndida a física de jogos otimizados; dessa forma, mesmo alguns entusiastas fiéis adeptos da ATI, se renderam a instalar uma placa NVídia para utilizar o recurso. Nessa combinação é preciso ter instalado os drivers tanto da ATI quanto da NVídia.
Lógico, isso não agradou a NVídia, que em um de seus drivers recentes fez com que o recurso fosse desativado ao detectar a presença de uma placa ATI no sistema. Uma vez que nesse caso, obrigatoriamente a placa principal deve ser uma Radeon, basta manter o último driver compatível da NVídia e atualizar somente o da ATI.
Finalmente, após dois tiros no próprio pé, a NVídia acordou e liberou sem royaties a utilização da tecnologia SLI para os Chipsets P55 e H58 da Intel.
Também é possível, em algumas placas-mãe de baixo desempenho com chipset NVídia faz um hybrid SLI, fazendo o chip de vídeo onboard trabalhar em conjunto com uma Geforce off-board.
Em placas de alto desempenho é possível fazer SLI ou Crossfire com três ou quatro placas de vídeo Single GPU. Até o momento não há suporte para SLI ou Crossfire com mais do que duas Dual GPU. Mas pode-se usar duas Placas Dual GPU em SLI ou Crossfire com uma terceira placa exclusiva para o PhysX (só para quem não sabe onde enfiar a grana).
Sim! Tendo mais de 1 entrada PCI express, sim!
É possível sim, existe uma tecnologia que permite, chamada de SLI nas placas de vídeo da Nvidia e CrossFire nas placas da ATI.
Porém para poder colocar mais de 2 placas você deve ver se sua placa mãe da suporte.
Veja se sua placa mãe tem 2 entradas PCI-express (tem que ser express).
Caso tenha verifique no manual da placa mãe ou no site do fabricante se seu modelo aceita.
Caso não, infelizmente sua placa não aceita.
PS: você tem que ver também se sua placa de video suporta também.
Sim. É possivel sim colocar mais de uma placa. Isso é usado por exemplo em servidores de cameras, porque precisam de uma entrada especial. Mas funcionar como deve, nao entendi o que quiz dizer. Duas placas de video nao vao funcionar associadas, a menos que elas tenham o hardware especial para isso. Algumas placas novas tem funçoes de associao com outra do mesmo modelo e a duas trabalham em conjunto, mas fazer isso com placas que nao dao este suporte a isso eu desconheço uma forma. Se vc quizer usar as duas separadamente vc pode, mas ai vc tem que selecionar qual delas vai ser a saida do seu video.
Espero ter ajudado.
sim para placas nvidea chama.se fazer sli, para ati crossfire... mas para tal a placa mae tem de ter suporte para isso se nao é impossivel.... 2 ate 3 placas é possivel..
Claro que SIM, inclusive estou utilizando agora. Tenho duas placas uma é onboard (integrada a placa mãe) e a outra eu comprei mesmo (Offboard). Claro que não uso as duas ao mesmo tempo. A on é apenas 32 MB (...rs) e minha off e uma Geforce 9800 GT 1 GB DDR3 256 BITS.
Abração.
Tem sim ... Mas é uma grande ***** fazer isto!
Sim claro, pode, mas ira funcionar uma de cada vez,
por exemplo existem placas mães On-BOARD que ja vem com placa de video integrada,
dai no caso vc pode colocar outra OFF-BOARD em slot AGP que vai funcionar corretamente.
Espero ter ajudado.