Conhece Chiclete com banana, tem certeza?

Chiclete com Banana

Gilberto Gil

Composição: Gordurinha

Só ponho bebop no meu samba

Quando o tio Sam pegar no tamborim

Quando ele pegar no pandeiro e no zabumba

Quando ele entender que o samba não é rumba

Aí eu vou misturar Miami com Copacabana

Chicletes eu misturo com banana

E o meu samba vai ficar assim

(Refrão)

Bebop, Bebop, Bebop

Bebop, Bebop, Bebop

Bebop, Bebop, Bebop

Quero ver a grande confusão

Bebop, Bebop, Bebop,

Bebop, Bebop, Bebop,

Bebop, Bebop, Bebop,

É o samba-rock, meu irmão

Mas em compensação

Quero ver o boogie-woogie de pandeiro e violão

Quero ver o tio Sam de frigideira

Numa batucada brasileira

Quero ver o tio Sam de frigideira

Numa batucada brasileira

Com Gil:

Com Jackson do Pandeiro em 1959 (eu nem era nascido ):

Gordurinha nascimento 10/08/1922 falescimento 16/01/1969

Waldeck Artur de Macedo começou a trabalhar na Rádio Sociedade da Bahia aos 16 anos. Foi lá que ganhou o apelido Gordurinha, uma ironia, já que na época era notadamente magro. Desde o início chamou a atenção por sua capacidade humorística, fazendo piadas e sátiras de quaisquer situações. Fez fama como humorista de rádio, e também trabalhou em uma companhia teatral, com a qual viajou por todo o país. Essa fama fez com que seu talento de compositor fosse subestimado. Nos anos 40 tentou a sorte no Rio de Janeiro, mas, não obtendo o mesmo sucesso que em Salvador, resolveu ir para Recife, onde atuou nas rádios locais. Disposto a tentar a vida no Rio mais uma vez, conseguiu entrar para a Rádio Nacional em 1952. Nas décadas de 50 e 60 gravou seus cinco discos, onde cantava suas músicas humorísticas acompanhado por orquestras. Entre seus maiores sucessos (alguns não assinados por ele) estão "Chiclete com Banana", "Súplica Cearense", "Baiano Burro Nasce Morto", "Baiano Não É Palhaço", "Orora Analfabeta", "Mambo da Cantareira" e "Vendedor de Caranguejo". Algumas de suas músicas foram regravadas depois de sua morte com grande êxito, como "Chiclete com Banana", presente no disco "Expresso 2222" de Gilberto Gil, e "Vendedor de Caranguejo", também gravada por Gil em "Quanta".

Update:

O Bebop representa uma das correntes mais influentes do Jazz. Seu nome provém da onomatopéia feita ao imitar o som das centenas de martelos que batiam no metal na construção das ferrovias americanas, gerando uma "melodia" cheia de pequenas notas. Segundo alguns jazzistas, as melodias ágeis e velozes do seu estilo musical se assemelhavam ao som produzido pelos martelos nas obras das ferrovias.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bebop

Comments

• ÓTIMA PERGUNTA, como sempre!

Para mim, a gravação do Jackson é a mais perfeita. Assistia ao cantor e compositor (ele acompanhado da Almira Castilho, bela mulata). Nesta curiosa ( e gostosa) composição, Gordurinha faz uma exaltação ao samba, comparando-o com o bebop, uma vertente do jazz, do blues, juntamente com o dixieland, o R&B e outros ritmos da época. Eu sou fã dos trabalhos musicais do Jackson do Pandeiro. Tenho um filho de 31 anos, músico profissional ( guitarra e violão, Banda Mel) que pesquisa os ritmos de raiz, e tem no JP e no Gonzagão seus gurus e fontes para estudos.( E olhe que ele tem formação também em violão clássico)

MÚSICA É A COMUNICAÇÂO MAIS PERFEITA POR SER UNIVERSAL ( Vide "Contatos Imediatos...")

• Há quanto tempo não ouvia essa musica, nossa musica é tão rica....pena que hoje estejam matando em nome do dinheiro.......

Obrigada pelas informações, voce sempre acrescentando cultura ao nosso dia a dia...

Um beijo amado

• Oi!

Conheço sim o Chiclete,pegaram um dos meus filhos no colo....foi logo q cheguei na BA,eles nem eram tão famosos assim...

Quanta a música indicada n conhecia,mas tem uma boa sonoridade.

Abraços e valeu por exaltar as coisas da BA.

• porque vc não ouveo Joelho de Porco? Abçs

• O Caminhante, obrigada, nesse momento passa um filme na minha cabeça e relembro meu tempo de criança, adolescente.

Fui criada no meio da música, meu pai tocava violão e era compositor, tem música gravada com Alaide Costa (Tarde Demais), foi uma das primeiras músicas que ela gravou; meu irmão mais velho tocava violão e cavaquinho e também era compositor, tinha parceria com Mauricio Einhorn .

Tiveram a música "Negróide" classificada entre as 20 melhores no III FIC (Festival Internacional da Canção) e "Domingo de Manhã"no IV Festival da MPB da Record.

Meu irmão menor tocava violão, guitarra, cavaquinho e pandeiro, tocou durante alguns anos no Conjunto do Lafayette.

Como pode ver eu amo música por isso fiquei muito feliz ao lhe responder.

Obrigada

abcs

Jardim

que e

• Boa noite querido amigo!!

Essa eu não conhecia, gostei, gostosa de ouvir. Muito interessante a letra, o compositor com humor que mistura critica com sátira, muito legal!!

Beijosss

• O Caminhante,

Amigo, esta musica e' muito gostosa!!

Bjs Helda

• Uma graça!

Bebop, Bebop, Bebop,

Bebop, Bebop, Bebop,

É o samba-rock, meu irmão

Baiano burro nasce morto. Conhece?

Tenho um tio avô que tem em vinil. Raridade! Vinil! Não vende por preço nenhum!

baiano burro nasce morto

moça velha

que vontade de cumê goiaba

por onde deus passa

moisés da prestação

bode cheiroso

trabalhadores do brasil

matuto transviado

boi na cajarana

chora menino

rosário de amargura

cadeia da vila