CINEMA em 3D pode fazer mal a VISTA...Será?

Made in Brazil Oftamologista brasileiro diz que cinema em 3D pode fazer mal

via Gizmodo Brasil de Kelvinmorcillo em 10/03/10

Quando eu me apresentei no exército, com 18 anos, cheguei lá de lente de contato. Nem usava mais óculos, mas achei que seria dispensado. Na hora do exame de vista, o cabo que me perguntou se tinha algum problema e ficou surpreso com a resposta. "TREZE GRAUS?" E gritou pro superior, ao longe: "TENENTE, O CARA AQUI TEM TREZE GRAUS. E ENXERGA". Como eu passei no teste de vista (pelas lentes), não fui dispensado de cara. Se eu fosse fresco, diria que fiquei traumatizado. Porque assim que pude, alguns meses depois, fiz uma cirurgia de correção de miopia. O oftamologista Canrobert de Oliveira, o cara que me devolveu a visão (só tenho um resquício de astigmatismo hoje), está preocupado com o número de pessoas que chega a ele com olhos inflamados depois de assistir Avatar em 3D. E ele está mobilizando as agências para fazer alguma coisa.

Na Folha de hoje:

O médico Canrobert Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília, relata ter recebido pacientes com ardência nos olhos após terem visto filmes tridimensionais. Ele fez sugestões à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pedindo uma ação conjunta com o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) para fiscalizar a higienização nos cinemas.

O ponto do Canrobert é que esse lance de óculos ficar passando de olho em olho pode trasmitir algumas bactérias e vírus, provocando inflamações - a córnea é um pedaço do corpo extremamente sensível. Isso pode dar desde alguma ardência ou conjuntivite. Por isso ele pede que as agências regulatórias prestem mais atenção e fiscalizem os cinemas: os óculos devem ser ou descartáveis ou serem higienizados. Enquanto isso, sugere às pessoas que passem álcool gel nas lentes e armações dos óculos 3D.

Imagino que na sua casa, quando você tiver sua TV 3D, isso pode ser uma preocupação: quem poderá usar os seus óculos 3D super caros? Você vai limpar tudo depois? As empresas criarão óculos com bactericidas, ou todo mundo vai limpar direitinho depois de usar? Sei que o alerta do doutor Canrobert (grande cara!) é bem importante, e mais um empecilho pra tecnologia 3D pegar. [Folha]

Comments

• Carrancho, é muito bom o seu alerta, mas acho que o mercado de cinema em 3D não vai acabar nem tão cedo, só aumentar. Ainda mais após esse sucesso de Avatar!

Mesmo assim, é bom nos prevenirmos, o certo seria cada um comprar e levar o seu próprio óculos 3D para o cinema, assim o vírus não espalharia.

Bjs.

• Carrancho

Sou do tempo da discoteca, e naquela época falavam que o som alto causaria surdez precoce e blablabla, e não encontrei ninguem daquela época que hoje seja um surdinho.

Se formos evitar qualquer coisa que faça algum dano, não usamos mais computador (eu morro!), não vemos mais tv (tudo bem, esta eu deixo!), não ouvimos mais músicas altas (adoro! rs), não comemos mais comida industrializada e nem meu cigarrinho poderei mais fumar em paz dentro de minha própria casa!

Coisdidoido!

Beijão

• Me interessei logo de cara por esse caso!

Eu assisti Avatar em 3D e minha vista cansou demais! A pessoa que estava comigo também estava sentindo cansaço nas vistas! Senti a vista arder um pouco e senti um pouco de dor de cabeça!! Esse lance de televisões e jogos 3D podem ser uma preocupação mundial concerteza.

• Acho que so se a pessoa que for usar o oculos estiver com conjutivite e passar os dedos nos olhos e no oculos com intencao de transmiti-la ao usuario posterior... Se estou com uma doenca transmissivel nao devo me expor a ambientes fechados com muitas pessoas... como muitas pessoas que mesmo gripadas tossindo e espirrando pegam onibus e nem se preocupam em espirrar nos passageiros que estao proximos...

Nao eh o Cinema, Nao eh o Filme, Nao nao os Oculos... Sim a Atitude do Usuario que fara mal...

• Obrigada pela informação!

Bjs!

• Vi esta notícia e achei certo o pessoal fiscalizar mais, pois estes óculos usados não devem ser higienizados como se deve, pense bem...várias sessões em um dia, eles vão " perder tempo " fazendo uma boa higienização? Para eles TIME IS MONEY! E dá tempo de uma sessão para a outra fazer isto? Em casa pelo menos só a gente usaria para depois limpar. Nos cinemas, multidões usando mesmos óculos...acho terrivelmente nojento e perigoso! Dr. Canrobert tem razão.

Bjs!!!

• O grande problema se detém na higiene dos óculos.

Conversei com um oftalmologista a respeito e disse-me que duvida que seja feita

uma limpeza séria e que as bactérias de um usuário, poderão facilmente passar para outro e outro, por ai em diante, como você muito bem postou.

3 D descartáveis?................Muito dispendioso!

Em certos lugares nos EUA, como Disney, óculos 3D são descartáveis, mas aqui.... não!

Quis assistir Avatar em 3D na Barra, mas depois desta conversa com o médico, desisti.

LUZ! CARRANCHO! SAÚDE, UM BEM A PRESERVAR!

• Caeácoles ! Pelo olhar do Lince.

Boa tarde Carrancho.

Boa tarde Galera Amiga.

Carrancho,sei bem que vc estará lembrado do antigo Cinearc Trianon.

Lá eram exibidos filmes em 3 D.

Mas os òculos sram descartáveis.

Pois eram de papelão.

Um lado a lente era vermelha e a outra era verde.

Nunca aconteceu reclamações,de vista embaçada ou dores no globo ocular.

Frescurite aguda,é o que está acontecendo.

Falei e está falado.

Ótimo final de semana para todos.

• Eu sou muito chata com higiene e não assisto esses filmes pq os óculos tinha que ser descartável.

• Oi querido,

Muito importante essa informação !!

Mas como é algo novo .. isso não vai parar .. e com certeza .. a maioria das pessoas não se importam se vai fazer mal a vista ou não .. vão assistir de qualquer jeito !!

Beijos e valeu pelo alerta

Camila

Sign In or Register to comment.