Dúvida em relação à ácidos, sais e óxidos ?
1º Existe alguma regrinha que nos ajuda a aprender o nome dos principais ânions oxigenados?
2º Em relação aos sais, como ocorre uma reação de neutralização parcial ácido?
3º Não sei nada de óxidos, por favor, alguém me ajuda …
4º Diferenciar um sal de um óxido
Gente, juro que estudo muito, estudei muito, mas esse assunto não entra na minha cabeça, já vou fazer prova de 2ª chamada e tô com ’medo’, não tanto por que tenho notas boas, mas é horrível nota vermelha … Por favor *-*
Update:Bruna, muito obrigada, mas eu gostaria de uma regrinha em relação à dúvida nº. 1 que não precisasse lembrar de outra coisa, como você fez, certo? De qualquer jeito ajudou um bocado, e, vou esperar e ver se encontro respostas melhores ... =D
Comments
1° - Nomenclatura de sais? Prefiro fazer assim do que gravar:
Sabemos que sais são os produtos de reação de um ácido com uma base (cátion da base com o ânion do ácido)
Então quando você for fazer a nomenclatura de um sal, você primeiro pega o ânion dele e pensa de que ácido veio, ex: Ca3(PO4)2 => 3Ca+ + 2PO4-3
O ânion é o PO4.
Existe uma relação, que diz qua quando um ácido termina em _ico, seu ânion terminará em _ato, quando um ácido termina em _oso, seu ânion terminará em _ito e quando seu ácido termina em _ídrico, seu ânion terminará em _eto.
Exemplo: H3PO4 (Ácido FosfórICO); PO4 = Fosfato;
Pra gravar essa relação, tem 3 frases: bICO de pATO, formOSO periquITO e com ÍDRICO não me mETO.
A nomenclatura de sais é 'nome do ânion (com a regra acima) + nome do cátion'
Ex: Na2S -> Sulfeto de sódio
Na2SO4 -> Sulfato de sódio
Ca3PO4 -> Fosfato de cálcio
2° Não me recordo, desculpe
3° Óxido é um composto binário, em que o oxigênio é o mais eletronegativo.
Ex: CaO -> Óxido de cálcio
OBS: O FLÚOR NÃO FORMA ÓXIDOS POIS É O ÚNICO ELEMENTO MAIS ELETRONEGATIVO DO QUE O OXIGÊNIO.
Óxidos básicos: Óxidos formados com elementos da família 1A/2A (geralmente), o metal possui NOX +1 ou +2
CaO, BaO, Na2O etc. Esses óxidos formam bases quando reagem com H2O
Óxidos ácidos: Óxidos formados com ametais (TIRANDO OS ÓXIDOS NEUTROS). Esses óxidos formam ácidos quando reagem com H2O.
Óxidos anfóteros: Óxidos de metais ou semi-metais QUE POSSUEM NOX +3 OU +4 (Exceções: PbO, FeO e ZnO)
Óxidos neutros: Esses você terá que gravar: H2O, NO, CO, N2O (água no conviNte pra gravar com mais facilidade) água H2O, no NO, CO co, nvinte = N2O (o 2O parece um 20)
Óxidos salinos: Óxidos formados pela reação de 2 óxidos de um elemento, sempre terão a estrutura assim: Metal3O4
Exemplos: Pb3O4, Mg3O4 (Óxido salino de chumbo, óxido salino de magnésio) etc
Peróxidos: São óxidos em que o oxigênio vale -1 (TODOS OS ÓXIDOS EXCETO PERÓXIDOS E POLIÓXIDOS/SUPERÓXIDOS POSSUEM NOX -2)
Ex: K2O2, H2O2 (Peróxido de potássio, peróxido de hidrogênio)
Superóxidos/Polióxidos: Óxidos em que o oxigênio vale -1/2 => -0,5
Exemplo: KO2, MgO4 (Superóxido de potássio ou polióxido de potássio, superóxido/polióxido de magnésio)
--x--
A nomenclatura dos óxidos, tirando peróxidos e polióxidos é bem simples.
Quando são compostos de um elemento que não varia (1A, 2A, Al, Zn, Ag, H), você não coloca a carga na nomenclatura, ex:
CaO - Óxido de Cálcio [Óxido Básico]
MgO - Óxido de Magnésio [Óxido Básico]
Quando variam, você calcula o NOX do elemento e o coloca no lado da nomenclatura EM NÚMERO ROMANO, ex:
PbO - Óxido de Chumbo II (Nox do O = -2; Nox do Pb= +2) [Óxido Anfótero]
SO2 - Óxido de Enxofre IV (Nox do O = -2*2 => -4; Nox do S=+4) [Óxido Ácido]
Os óxidos ácidos também podem ter a nomenclatura 'Anidrido elemento_oso/ico'
ICO se usa para o maior NOX e OSO pro menor.
Ex: Enxofre (Nox +4 ou +6)
SO2- O = -2*2 => -4; S=+4 => Anidrido Sulfuroso (SO2+H2O -> H2SO3)
SO3- O = -2*3 => -6; S=+6 => Anidrido Sulfúrico (SO3+H20 -> H2SO4)
4º Óxidos possuem apenas 1 elemento ligado ao oxigênio, o que pode não ser o caso dos sais, ex: NaHCO3, e existem sais sem oxigênios (halóides)
A água é considerada como um óxido neutro assim como o NO(óxido nítrico), o CO(monóxido de carbono) e o N²O(óxido nitroso) para se lembrar disso lembre apenas desta frase: Água(H²O) no(NO) convite(CO)(N²O)
agarra o livro de química geral