Recolhimento de CNH ??? E agora?
Recolhimento de CNH ??? E agora?
Estava trafegando de moto por uma cidade de interior quando encontrei uma amiga. Como a distancia era de poucos quarteiroes...
Como so tinha um capacete dei a ela e fiquei sem... ao ser parado numa blitz, tive a CNH recolhida.
Fui burro pois o cara do reboque me disse que não deveria ter dito que tinha habilitação, pois poderei ficar com o direito de dirigir suspenso.
O ideal era dizer não ter habilitação. A multa seria maior 600,00 ao inves dos 200,00 mais eu não teria os pontos no cpf,ou na CNH pois o veiculo não esta em meu nome.
Vale a pena tentar o recurso , a CNH será devolvido durante o processo de recurso??? E de quanto tempo e a suspensao do direito de dirigir/?? Alguem sabe dica de recurso..????
Fui orientado por um dos autuados no dia a dar entrada imediatamente na solicitacao da 2a via de CNH como se tivesse perdido a primeira junto com outros documentos na carteira, pois ficaria com a 2a habilitacao ate conseguir resolver tudo.
Update:Ps a moto nao estava no meu nome e as pessoas que foram multadas proximo a mim nem foram solicitada identificacao apenas a multa no documento do veiculo... logo dizendo nao ter habilit...
Update 3:nanaf... agradeço do fundo do coração a sua presteza e imparcialidade, pessoas objetivas são sempre bem vindas... pensarei no caso do recurso... confesso que fiz uma auto escola de motos, e li as leis, fiz as provas mas meu numero de aulas foi bastante....insuficiente... me detive nas aulas praticas que eram meu fraco... e não me lembrei destes detalhes essenciais... confesso que foi uma imensa burrice..
Afinal de que adianta ficar me chamando de burro.. como o Jb...se for para uma contribuição tão inutil desta era melhor não perder o tempo dele escrevendo por.. nenhuma..
sempre tive muito medo destas pessoas que atiram tantas pedras ...afinal nunca cometem erros... igual o arruda..
Comments
A legislação é clara, de acordo com o artigo 244 (I ) do Código Brasileiro de Transito Conduzir motocicleta sem capacete ou óculos causa suspensão do direito de dirigir pelo prazo mínimo de um mês até o máximo de um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de seis meses até o máximo de dois anos (art. 261). O art. 265 ainda diz que as penalidades de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação serão aplicadas por decisão fundamentada da autoridade de trânsito competente, em processo administrativo, assegurado ao infrator amplo direito de defesa.
Sinceramente, não sei informar se vale a pena entrar com recurso, já que a falta está explicita na legislação brasileira.Não sei se vc teria êxito no processo. Mas, se vc quiser entrar, talvez valesse a pena você tentar a não suspensão do seu direito de dirigir outro tipos de veículos. Esse é uma discussão acirrada nos tribunais... veja um exemplo: (acórdão STJ – Recurso especial 291.605-SP de 03.06.2002):
"Código de Trânsito (art. 244, I) - 1. A condução de motocicleta sem o uso de capacete pelo seu condutor enseja a apreensão do documento hábil para a condução de motocicleta e similares. 2. A sanção não atinge a habilitação para dirigir automóveis ou similares. 3. Recurso Especial improvido". O acordão foi proferido em razão do recurso da Fazenda do Estado de São Paulo, na apelação nº 089.253-5/3, da Comarca de Santos, tendo o Desembargador relator afirmado: "Não obstante a utilização de um único documento, fica patenteado que o poder público concede dois tipos de habilitação. A punição por um tipo de infração relativa ao uso inadequado da motocicleta não implica na imposição de uma segunda reprimenda, de modo a obstar a condução de automóveis."
Olá! Consegui recorrer algumas multas de trânsito com os materiais deste site aqui abaixo. Se te interessar acesse o link:
Fonte(s):
http://bit.ly/1pFfIJX
QUem disse a você que o "ideal era dizer não ter habilitação" deu uma recomendação super errada para você.
Uma coisa é ficar sem habilitação por um mês. Isso é uma infração de trânsito.
Outra é cometer crime de falsidade ideológica. Mentir. Se você for condenado perde a primariedade, ou seja, da próxima vez vai para a cadeia direto e só pode apelar com habeas corpus.
Você fez errado quando andou sem capacete e deve pagar por isso. Quanto a forma que você conduziu, no final, foi a melhro mesmo.
QUanto a tirar a segunda via, tome cuidado. Você estará cometendo o crime de falsidade ideológica porque você sabe que perdeu nenhuma carteira. Isso é facilmente detectado pois no seu prontuário já tem a ocorrência de apreensão. Ou seja, no mínimo a sua 2a via não sai e no máximo você responderá a inquérito criminal.
Tenho uma duvida também ... Meu irmão pegou minha moto e saiu sem minha permissão, ele sofreu um acidente, porque quando ele estava virando pra entrar na rua de casa um outro menino que tb não tem habilitação estava correndo na rua e bateu nele, esse outro rapaz ultrapassou pela direita, e estava em alta velocidade
o que pode acontecer? Agora ele ta alegando que eu tenho que pagar pelos danos a sua moto
não tem solução, se falasse que não tinha ia ser pior ainda sabe pq? ia poder ser preso por falsidade ideológica e quem ia se ferrar na história era o dono do veículo por supostamente deixar alguém sem habilitação pilotar, é assim que vc agradece seus amigos, ferrando eles, fala sério vc fugiu da auto escola pq essas coisas básicas se aprendem na auto escola
aposto que sua amiga era toda gostosinha e vc não ia perder a chance de dar carona né?valeu a pena ? aprendeu?e não adianta pedir segunda via,vc não vai conseguir,fica tudo registrado no renach.
É isso aí que já te falaram: nâo vá nessa de tirar segunda via, pois vc cometeu apenas uma infração de trânsito, mas tirando a 2ª via estará cometendo um crime, ou seja: pode passar de infratora criminoso. É melhor ficar um mês sem carteira do que correr o risco de ir para cadeia. Não vá na idéia desses cabeças de vento, juízo rapaz!
Boa sorte!
Eu não sei se na autoescola não frisam direito, ou se as pessoas são burras mesmo!
É claríssimo no CTB: conduzir motocicleta sem capacete é infração gravíssima, com SUSPENSÃO do direito de dirigir. QUALQUER pessoa com o mínimo de inteligência e respeito às normas e, mas ainda, neste esdrúxulo caso, à própria vida, sabe que é a maior burrice do planeta andar cem metros que seja sem capacete!
Fico mais impressionado ainda com a sua atitude, como se seu erro fosse "perdoável" ou fosse a primeira vez e merecesse um desconto, como você faria para burlar o sistema.
Infelizmente, o código é vergonhoso! Multa-se sem contar pontuação, há um sem fim de arranjos possíveis, e o que TODOS sofrem é com esta carnificina nas vias públcias deste país! Sorte sua que foi só uma multae um mês sem dirigir. Vem um carro, te arrebenta e mata, o prejuízo seria muito maior! Aprenda a pensar minimamente assim, até bicho tem um certo instinto de perigo e sobrevivência!
PREZADO BARACK... O IDEAL, COMO PERGUNTAS, SERIA VC ANDAR COM CAPACETE, PARA EVITAR JUSTAMENTE ISSO, AGORA, FERROU.