SE O SOFRIMENTO GERA EVOLUÇÃO PARA O ESPIRITISMO...?

A caridade a quem sofre, interromperia uma evolução. Daí a caridade seria inimiga do bem!

Como espíritas explicam esta contradição?

Update:

Alexhaifa - "Ótimas" respostas; onde? As "respostas" que se veem aqui são por demais ambíguas, insatisfatórias. É evidente a contradição exposta no questionamento; não há como escapar!

Comments

  • Não faz o menor sentido!

  • Realmente ,não faz sentido,as explicações que deram,enevoou ainda mais,veja bem,se já chegaram ao fim de sua ,provação,então,deveriam desencarnar,como eles dizem,para reencarnar melhores.

    "non sense"

    graça e paz

  • A caridade a quem sofre interrompe o sofrimento por já haver chegado o término daquela provação.

    Deus nos colocou neste mundo para sermos os instrumentos de Sua paz, sem questionarmos se já chegou a hora daquela pessoa ter seus sofrimentos terminados ou não(não sabemos mesmo), pois o resultado pertence a Ele.

    Quando o resultado não é positivo, é porque não chegou o momento e posso exemplificar em relação aos tratamentos médicos que funcionam para uns e para outros não.

  • Você está tentando criar contradição onde não há, claro que nós espíritas não acreditamos que necessariamente TODO o mal do mundo provém de erros de vidas passadas cobrados pela lei do carma.

    Se nós ajudamos alguém, é porque Deus permitiu que essa ajuda chegasse, porque aquela pessoa não merecia sofrer daquele jeito. Se fosse carma, por mais que a pessoa recebesse ajuda, nada resolveria o problema até o carma passar.

    ___________

    Não precisa-se saber se uma pessoa sofre de carma ou não, pois omo eu já disse, se ela sofrer a ajuda nunca vai chegar a ela mas mesmo assim nós temos que tentar.

  • Mesmo eu não sendo espírita eu posso tentar responder? Ao tirar uma pessoa do sofrimento esta sente o beneficio de uma caridade.Logo ela entende que o mundo não conspira só contra ela e no dia que ela encontrar alguém numa mesma situação e tiver condições,logicamente também fara a tal caridade.Isso se chama evolução.Vc passa do sofrimento para felicidade.Do erro para o acerto.Isso é evolução.

    " No programa messiânico de Cristo, que é ao mesmo tempo o programa do reino de Deus, o sofrimento está presente no mundo para desencadear o amor, para fazer nascer obras de amor para com o próximo, para transformar toda a civilização humana na "civilização do amor". Com este amor é que o significado salvífico do sofrimento se realiza totalmente e atinge a sua dimensão definitiva."

  • //sobre oque vc escreveu na minha pergunta

    Eu acredito sim que so Jesus Atende nossos pedidos, sou cristão sim, e quem vc pensa que é para questionar minha fé cristã ?

    Sou Catolico e tenho orgulho disso, Minha Igreja foi fundada pelo apostolo de Jesus cristo a 2012 anos atraz seu nome é Pedro que morreu espalhando a palavra de Jesus, assim como todos Santos da Igreja catolica, a igreja catolica é idolatra? isso so os idiotas dizem, pois nao sabem o real significado da palavra idolatra, todas as imagens que temos na nossa santa igreja e de homenagem aqueles que derramaram seu sangue para espalhar a palvra de nosso Deus!

    entao aprenda e estude antes de fazer comentarios ridiculos!

    Sou Catolico com Orgulho, temos Historia e fundamento de fé!

  • Ao mesmo tempo que sofremos, é nos dado os meios para que possamos reduzir o contornar nossos sofrimentos. A caridade e o amor, para com os outros que sofrem, nos ajudam no alívio de nossos próprios sofrimentos. Sofremos, mas temos de sofrer como resignação e paciência, sabedor que não existe sofrimento eterno, é passageiro, frente a nossa eternidade.

    O que não podem é abreviar a vida de um doente terminal ou a gestação de fetos com problema, desde que não prejudique ou traga riscos de vida, a mãe.

  • Sua pergunta parte de um grande equívoco. Para a doutrina espírita não é o sofrimeno que gera a evolução espiritual. O sofrimento não é causa da evolução, mas consequência dos erros que retardam o espírito imortal no caminho mostrado por Jesus. Não temos capacidade, nem o direito de julgar se alguém é ou não merecedor do sofrimento, por isso, a prática do amor ao próximo recomenda sempre a caridade pura, isto é, sem nada esperar em troca.

    "Nunca quis mudar a religião de ninguém, porque, positivamente, não acredito que a religião “a” seja melhor que a religião “b”... Nas origens de toda religião cristã está o Pensamento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Basta seguir o Evangelho... Se Allan Kardec tivesse escrito que 'fora do Espiritismo não há salvação', eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu 'Fora da Caridade', ou seja, fora do Amor não há salvação." (Chico Xavier)

    Pense nisso!

  • Não é o sofrimento em si que gera evolução. Se a pessoa está em sofrimento e não faz nada para mudar a situação e nem reflete sobre aquilo, ou se persiste cometendo o mesmo mal que gera o sofrimento, então ela não está evoluindo. O sofrimento impulsiona o progresso, pois ele é incômodo e consequência de imperfeições que o espírito carrega. Então, para se ver livre do sofrimento a pessoa passa buscar se corrigir e adquirir as virtudes que lhe falta.

    =-=-=-=-=-=-=-=-=-= =-=-=-=-=-=-=-=-=-= =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

    Dever-se-á pôr termo às provas do próximo?

    "Deve alguém por termo às provas do seu próximo quando o possa, ou deve, para respeitar os desígnios de Deus, deixar que sigam seu curso?

    Já vos temos dito e repetido muitíssimas vezes que estais nessa Terra de expiação para concluirdes as vossas provas e que tudo que vos sucede é conseqüência das vossas existências anteriores, são os juros da divida que tendes de pagar. Esse pensamento, porém, provoca em certas pessoas reflexões que devem ser combatidas, devido aos funestos efeitos que poderiam determinar.

    Pensam alguns que, estando-se na Terra para expiar, cumpre que as provas sigam seu curso. Outros há, mesmo, que vão até ao ponto de julgar que, não só nada devem fazer para as atenuar, mas que, ao contrário, devem contribuir para que elas sejam mais proveitosas, tornando-as mais vivas. Grande erro. E certo que as vossas provas têm de seguir o curso que lhes traçou Deus; dar-se-á, porém, conheçais esse curso? Sabeis até onde têm elas de ir e se o vosso Pai misericordioso não terá dito ao sofrimento de tal ou tal dos vossos irmãos: "Não irás mais longe?" Sabeis se a Providência não vos escolheu, não como instrumento de suplício para agravar os sofrimentos do culpado, mas como o bálsamo da consolação para fazer cicatrizar as chagas que a sua justiça abrira? Não digais, pois, quando virdes atingido um dos vossos irmãos: "E a justiça de Deus, importa que siga o seu curso. Dizei antes: "Vejamos que meios o Pai misericordioso me pôs ao alcance para suavizar o sofrimento do meu irmão. Vejamos se as minhas consolações morais, o meu amparo material ou meus conselhos poderão ajudá-lo a vencer essa prova com mais energia, paciência e resignação. Vejamos mesmo se Deus não me pôs nas mãos os meios de fazer que cesse esse sofrimento; se não me deu a mim, também como prova, como expiação talvez, deter o mal e substitui-lo pela paz."

    Ajudai-vos, pois, sempre, mutuamente, nas vossas respectivas provações e nunca vos considereis instrumentos de tortura. Contra essa idéia deve revoltar-se todo homem de coração, principalmente todo espírita, porquanto este, melhor do que qualquer outro, deve compreender a extensão infinita da bondade de Deus. Deve o espírita estar compenetrado de que a sua vida toda tem de ser um ato de amor e de devotamento; que, faça ele o que fizerpara se opor às decisões do Senhor, estas se cumprirão. Pode, portanto, sem receio, empregar todos os esforços por atenuar o amargor da expiação, certo, porém, de que só a Deus cabe detê-la ou prolongá-la, conforme julgar conveniente.

    Não haveria imenso orgulho, da parte do homem, em se considerar no direito de, por assim dizer, revirar a arma dentro da ferida? De aumentar a dose do veneno nas vísceras daquele que está sofrendo, sob o pretexto de que tal é a sua expiação? Oh! considerai-vos sempre como instrumento para fá-la cessar. Resumindo: todos estais na Terra para expiar; mas, todos, sem exceção, deveis esforçar-vos por abrandar a expiação dos vossos semelhantes, de acordo com a lei de amor e caridade. - Bernardino, Espírito protetor. (Bordéus, l863.)"

    ---

    Grande abraço!

  • É. Realmente não faz sentido.

Sign In or Register to comment.