Estudar....o que te traz além do conhecimento?

Bem, eu estava refletindo agora, o porquê de estudar tanto. Tenho 16 anos mas vejo meu futuro a partir daqui, gosto de estudar vo termina próximo ano mas tem o seguinte que eu tava pensando:

Quantos anos da sua vida você "gasta" só estudando? se for mestrado dependendo você termina lá pros 28. Imagina....até ai você gastou cerca de 2/10 da sua vida estudando; adiquiriu conhecimentos é lógico, tem seu emprego é claro; mas e a sua felicidade? você tá chegando aos 30 não conheceu o mundo, o que te reserva, daqui a pouco chega a maioridade (nao gosto de falar velhice) e não tem nada a aproveitar....

bem...é só pra desabafo mesmo, quero saber ai a opinião de vocês sobre o estudo, a vida e o futuro

Comments

  • Prazer e Poder.

    Você está pensando assim porque ainda não descobriu que estudar é prazeroso. Você não "gasta" tempo estudando, você cresce estudando, você não perde tempo, você ganha conhecimentos e um dia, esses conhecimentos te trarão poder. Você até pode curtir a vida agora, mas quando os seus anos de mais moço passarem, você será escravo daquele que investiu mais, que estudou mais, que conseguiu os melhores empregos, enfim, do homem bem sucedido, aquele que pode gozar a vida toda, não só na juventude, de lazer, porque esse homem não vai perder grande tempo esperando o coletivo para ir trabalhar sendo explorado pelo patrão, e aí sim, perdendo seu precioso tempo, sua vida e sua saúde. O homem bem sucedido, goza de mais liberdade, pode viajar à vontade, não vive apenas para pagar suas contas. Pense nisso!

    Bjsss e alegria de criança!

  • Acredito que estudar, independente da matéria, melhora o raciocínio rápido e lógico; e desenvolve o senso crítico. Pessoas que pensam rápido e são capazes de se posicionar adequadamente frente a um assunto são melhor aceitas tanto no mercado de trabalho quando nas relações interpessoais. Não acredito que a gente passe tanto tempo da nossa vida estudando a toa.

  • Bom, eu tenho 18 anos e quando tinha a sua idade, não pensava em futuro, não pensava em planejamento, odiava estudar, pensava igual a você(por que estudar tanto, e a minha felicidade?) Em 2 anos mudei totalmente o meu modo de ver o mundo, a mim mesmo e minha consciência.

    Meu novo modo de pensar não teve a ver com dinheiro, emprego, ou responsabilidade. Antes eu pensava assim. Tinha decidido fazer Economia ou Administração, porque eu queria ficar rico... hahahaha um motivo tão fútil.... Mas eu odeio matemática, e pensei (Poxa, vou fazer um curso que eu não gosto muito, só porque eu quero ficar rico?) Então eu decidi mudar meu modo de pensar, decidi fazer o que eu realmente queria. Um novo mundo de opções se abriu a minha frente. Eu podia fazer o que eu gostava, não importando o dinheiro, emprego, nada.

    Eu tinha passado 1 ano fazendo cursinho, só aproveitando a vida, mas um dia tudo mudou. Eu tinha decidido o que eu realmente queria fazer da minha vida. Optei por Psicologia. Já tinha um interesse profundo em conhecer melhor isso e obter o auto-conhecimento.

    Acabei aprendendo com o tempo, que eu queria aprender o máximo possível, para ser o melhor no que queria fazer. Ter o meu lugar ao sol. Isso tudo só foi possível com a ajuda de um bom amigo que tinha os mesmos interesses. (Ele tbm queria fazer psicologia e pensava igual a mim antes) Só fui conhecer quando faltava 6 meses pro vestibular. Foi pura coincidência, descobri um amigo que pensava quase igual a mim.

    Resumindo, entrei na faculdade, tive a minha primeira aula anteontem, estou muito realizado, nunca tive certeza de nada na minha vida, e descobri a minha paixão(Psicologia e mulheres,claro).

    P.S. Só para te informar, psicologia não dá muito dinheiro, não há tantas oportunidades no mercado, é pura paixão. Não existe melhor definição.

    P.P.S. Estudar, aprender, entender. Me traz Sabedoria, Consciência, Inteligência, Realização Pessoal, Poder e Status. Na ordem de importância.

  • Faculdade não é só estudar filho, claro que precisa estudar bastante mas dá tempo pra conciliar tudo e você não vai ficar sem "conhecer o que o mundo te reserva"

  • Estatus, poder, sabedoria,felicidade de saber...isso ñ tem preço...

  • traz varias coisas entre elas posso citar maior convivio social, ensina as regras basicas de convivencia em sociedade, reforça a criaçao do superego na crainça oprimindo o ego. enfim a educaçao ela tem uma finalidade bem maior que ensinar historia, ingles, matematica e etc...

  • Caro amigo você se esqueceu que enquanto estuda também vai vivendo, vai convivendo com os amigos e amigas, vai ao cinema, vê televisão, se puder viaja. Tudo faz parte do estudo. Pode ter a certeza de que não há ninguém que tenha estudado 10 ou 20 anos e que não tenha saudades desse tempo.

    Eu já tenho mais de 50 anos e trabalho desde os 24 e encontro amigas do liceu ou da universidade e estamos horas a recordar os professores, as maluquices que fazíamos, os namorados. Sabe caro amigo éramos jovens e só nos apercebemos que foi um tempo fantástico, mesmo com exames e professores maus e algumas lágrimas mais tarde, quando temos um horário de trabalho apertado e a família e os encargos e tudo o mais.

    Só lhe posso dizer que o estudo e os tempos de estudo e o que vivemos nesses anos são tempos que lhe vão dar saudades.

  • Oi Dark: Paz e Bem!

    Pensei durante muito tempo como vc.

    Hoje...aos 53 anos Tenho uma fauldade, uma especialização( n. quis faze mestrado); estou na reta final de Letras Trilíngue- Esp. Ing. e Port. e passei no vestibular de Direito, e minhas aulas começam daqui há alguns dias...se prdi tempo??? não!!! ganho em risos ( são todos novos), me divirto um monte; aprendo muito/ tenho esperança de um futuro onde possa exercer esta amada profissão: advogar, mas como vc disse ( sempensar em velhice), sou jovem por dentro, Dark, muito jovem, e sou eterna...pense assim e estude e curta a vida ao mesmo tempo.

    E...que tal se do outro lado temos que saber algo mais??? Abs. e fique com Deus e Nossa Senhora, sempre.

    E.T. Se eu tivesse a sua idade Dark, com certeza: SONHARIA MUITO MAIS,

    BEIJARIA MUITO MAIS, E AMARIA INFINITAMENTE.

  • Uma pergunta legal....

    Bom, na minha opiniao a leitura, tras conheçimentos, o que ele tras a mais alem de ser o conheçimento, mais conheçimentos, mais e mais, e assim por diante.Sem a leitura nós nos tornamos uma pessoa ingenua, que nao sabe nada, a leitura é escencial pra todos!

  • Um bom trabalho... dinheiro... casa... carro...

Sign In or Register to comment.