Porque o Universo é grande se se originou de um nada tão pequeno que explodiu?

Pensei, pensei, pensei...

Pensei numa pergunta que eu pudesse fazer a astrônomos e físicos que não soubessem responder.

Pois bem...

eu imagino que sei a resposta e com ela explicaria porque os planetas são redondos e os sóis parecem estrelas.

Então pergunto, e gostaria de respostas sinceras, porque o Universo é grande?

Update:

Zeca, concordo com você. Ele está em expansão, mas se você admitir a possibilidade aventada pelo Nailson, perceberá que pode levar menos de um instante para a retração. Nesse caso, a explosão inicial se reverteria transformando 13,75 bilhões de anos no que verdadeiramente 13,75 bilhões representam face a eternidade: praticamente nada.

Update 3:

jp e Sizuda ... um páreo muito duro para eu escolher como melhor resposta, mas estou feliz que não seja o único a pensar diferente.

Update 5:

Frajola, entendo tudo o que você diz, mas preste atenção: afirmar que o hidrogênio 'surgiu' é o mesmo que dizer que Deus 'criou'... Não há contundência na afirmação. Apenas mágica e fantasia.

Comments

  • O Universo é grande por que expandiu. Se não tivesse expandido, não seria grande.

    A grande pergunta é: POR QUE O UNIVERSO EXPANDIU? Para esta pergunta ainda não há resposta.

    A Teoria do Big Bang não responde a esta pergunta, ela só descreve como foi a expansão. E ela funciona para um Universo que tenha surgido do nada ou um Universo que tenha existido sempre, desde que fosse uma sequência de Big Crunchs com Big Bangs, o problema é que algumas coisas são diferentes para um Universo que tenha existido sempre, pelo menos nas teorias científicas que propõe esta idéia. A Teoria do Universo Quase Estático, por exemplo, afirma que o Universo está em expansão, certo, mas nunca houve um Big Bang. Há outras teorias que dizem que, por exemplo, o Universo, quando chegar a uma certa densidade mínima, dará origem a outro Big Bang, sem Big Crunch. Algumas destas teorias permitem que se faça algumas conjecturas e se teste elas com o que é visto no telescópio. Por exemplo, a teoria do Universo Quase Estático afirma que átomos de hidrogênio surgem do nada, no espaço vazio. Mas esta gênese de matéria deveria trazer certos efeitos que poderiam ser observados, mas que, quando procurados, não são encontrados.

    Em resumo, existem muitas teorias cosmológicas, mas algumas delas fazem afirmações que podem ser testadas, e destas, a única que tem passado em todos os testes é a do Big Bang quente. Ela é uma teoria incompleta, já que não temos um modelo para o Universo no Tempo de Planck, mas ela descreve bem a evolução do Universo a partir daquele momento.

    -oOo-

    K, não adianta ficar só filosofando. Uma teoria, para explicar alguma coisa, tem que poder ser testada. A Teoria do Big Bang é boa por que explica o que a gente observa, e foi testada de diversas formas, inclusive nas previsões que fez: a radiação de fundo de microondas cósmica.

    Sei que parece que os cientistas estão só filosofando, mas é que o que escapa para nós, em forma de textos de divulgação científica, foi capado da matemática. A Teoria do Big Bang, apesar de todo o conteúdo filosófico, é uma teoria matemática, baseada na Teoria da Relatividade, que é também uma teoria matemática. E, como boas teorias apresentadas em forma matemática, elas permitem testar várias idéias e verificações cruzadas.

  • Primeiro, o Big Bang não foi uma explosão, mas sim uma rápida expansão (há uma grande diferença).

    O Big Bang não tenta explicar o surgimento do nada, mas sim a evolução do Universo de um ponto infinitesimal.

    Uma das teorias que há, é que podemos ter surgido de um outro universo (através de um buraco negro etc.).

    Eu, particularmente não entendo de física quântica, relativística (e me envergonho por isso, hehehehe, mas vou aprender!) ou astronomia os suficiente para falar o que causa a expansão do Universo (pelo que me lembro, se não estiver errado, é devido à energia escura ou matéria escura, não lembro), mas ele é grande, devido à essa expansão, como foi provado por Hubble, se não me engano.

    É o mesmo que você, como uma seringa (enorme, digamos com 1L hehehe) marcando 0,1mL, vedá-lo e então puxar o êmbolo (vc puxando faz o papel da energia escura).

    Você verá que conforme for puxando, haverá um aumento do volume, mas obviamente, a mesma massa.

    Então, consideremos que quando chegar a 1L, a densidade seja de 2g/L, então, se você deixá-lo voltar ao estado original (0,1mL), a densidade aumentará (tanto que o começo do Big Bang, a "partícula" neste estado era absurdamente densa e quente) para 2g/mL o que equivale à 2000g/L.

    Isso que penso!

    Espero ter te ajudado!!!

    ~~> єš¢σℓнα υмα мєℓнσя яєšρσšтα ραяα αš šυαš ρєяgυηтαš! <~~

    Nome: ηαιℓšση я.

    Aviso: Peço educadamente que não deixe suas perguntas irem para votação. Escolha a MR para eles (pode ser qualquer uma, mas escolha a que lhe ofereceu maiores informações).

    Data: šãσ ραυℓσ, 21 ∂є נαηєιяσ ∂є 2010 - нσяáяισ ∂є νєяãσ - 19:55

  • Porque está se expandindo. Essa expansão é medida com boa precisão. Se imaginares o movimento reverso, recuando no tempo, a expansão se transforma em encolhimento e o tempo necessário para esse universo atual encolher até um ponto é 13,7 bilhões de anos.

    Isso só não aconteceria se você conseguisse imaginar o universo fazendo alguns malabarismos e contorcionismos para evitar este "encolhimento" (expansão, no sentido direto da seta do tempo).

    Você consegue imaginar estes "malabarismos e contorcionismos" e dar uma boa explicação para eles existirem? Caso negativo, ficamos com a explicação atual... o Big Bang.

    .

  • Simplesmente porque ele está em expansão, oras!

  • Em não restando a menor dúvida sobre a expansão do Universo, é lógica a conclusão sobre sua aparência há milhões de anos atrás ser uma minúscula condensação, e, é só o que se pode deduzir e aonde se pode chegar com a ciência física.

    Dizer que o big-bang possa ser a "detonação" de um buraco negro é ficar na mesma situação. Não traz mais luz a razão nem a ciência. Melhor que isso seria conjecturar a possibilidade de uma fenda dimencional, de onde a matéria do nosso Universo possa estar vazando até hoje, o que também não levaria a maiores conhecimentos.

    Quanto a diminuição gravitacional entre as galáxias, atribuída as famigeradas energia e matéria escura, só são interpretadas assim por culpa da afirmação, que no meu ver é errônea, de que o tempo e o espaço se iniciaram com o big-bang...eu acho que sempre estiveram aqui e são o mínimo para que haja essa dimensão.

    Diante desses fatos, para onde quer que nos voltemos, seja o passado ou futuro, temos muitas teorias e nenhuma realidade. A ciência que tudo mede e só aceita o factual, tem que conviver com esse "grande passe de mágica" que, para mim, não se difere muito do que pregam as religiões: Que haja a Terra, Que haja a Luz, Que haja a vida.

  • Que time não é fácil discutir a origem do Universo, talvez so um astro físico de outra dimensão possa concretamente nos revelar, enquanto isso parabenizo a todos que nos envolvem com suas resposta cheia estudos, que deportam interesse neste assunto, sou um simples grão de areia nesta discussão

  • Respostas interessante...

    Tô aqui só de curiosa... não entendo nada disso hahaha

    bjxxx Ketin

  • para mim o universo se expandiu e ficou imenso de grande e ele foi se acolhendo então ele fez um colapso e isso pode acontecer outras vezes com o universo por causa da expansão dele

  • Não é preciso ter muito QI pra entender a expansão do Universo; basta imaginar um balão inflando. Nada explodiu. Tudo se expandiu. O problema é que cérebros criacionistas não entendem isso. Pra eles é como se alguém tivesse sequestrado um ponto muito pequeno, socado dinamites lá e explodido o ponto pra criar tudo que existe hoje. A coisa não é assim... Basta imaginar algo muito pequeno e denso, muito denso... Tudo estava ali, até que por razões que a Ciência ainda não sabe (o que não é nenhum crime), essa coisa pequena se expandiu violentamente, tornando-se menos densa e muito grande.

  • penso que talvez nosso universo se fez do que sobrou de outro, ou outros....

    Quem sabe até de um planeta muito maior que esse aqui,

    mas quero ver o que vc tem a dizer quanto a ser redondos .......

    ateé.

Sign In or Register to comment.