Como a Teoria da Evolução explica o surgimento da formiga?

Vejamos alguns pontos...

Uma formiga precisa de sua colônia para sobreviver?

Uma formiga Já nasce sabendo de sua função especifica?

Uma formiga depende da outra para sobreviver?

Como uma criaturinha tão irracional pode ser tão organizada?

Pq uma formiga sabe exatamente sua função,e se ela não tivesse outra formiga para ajudar como ela poderia ter sobrevivido sem sua

Update:

Teka bom dia...desculpe querida,mas vc falou,falou e não respondeu nada...

Acredito ter sido clara o objetiva na minha pergunta né gata,ou não ? não fui? deixe me ver,vou repetir...

Como a Teoria da Evolução explica o surgimento da formiga?

Não sei se vc compreendeu bem a pergunta agora....a questão aqui não é meu ponto de vista entende? eu estudei e posso confessar amo documentários,livros,biologia...perdi as contas de quantas vezes assisti o sistema reprodutivo das formigas rs...e enfim só gostaria de entender como um evolucionista enxerga questões simples como esta,mas não é seu caso né flor,da proxima vez passa a bola para outro que consiga responder,bjs!!!

Comments

  • Olá @Danny. O pessoal da "moderação"(CENSURA e disseminação da ignorância baseada no fanatismo religioso) excluiu minha conta anterior. Coisas do fanatismo e fundamentalismo religioso.

    "Como a Teoria da Evolução explica o surgimento da formiga?"

    Exatamente como explica a evolução de TODAS as outras espécies de seres vivos da Terra: por variabilidade associada a processos de seleção, num resumo grosso.

    Agora, se vc quer saber o que a paleontologia e a genética detalham sobre este processo evolutivo, o assunto é outro.

    Neste caso, as 22.000 espécies de formigas que existem hoje surgiram de ancestrais parecidos com as vespas, há cerca de 130 milhões de anos atrás. Se vc quiser aprender o que a produção científica diz, leia este estudo : "Newly discovered sister lineage sheds light on early ant evolution" - que está disponível na PubMed Central no endereço http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC256746...

    "Vejamos alguns pontos..."

    Ok ...

    "Uma formiga precisa de sua colônia para sobreviver?"

    Vespas tbm precisam, abelhas tbm. A vida em colônia era característica anterior ao surgimento da clade sobre a qual vc questiona.

    "Uma formiga Já nasce sabendo de sua função especifica?"

    As funções específicas são determinadas ao que parece por mecanismos genéticos, epigenéticos e hormonais. Tal mecanismo existe em outras espécies e clades de insetos.

    "Uma formiga depende da outra para sobreviver?"

    Formigas são animais sociais. Extremamente mais sociais que mamíferos sociais. O comportamento de indivíduos, neste caso é

    "Como uma criaturinha tão irracional pode ser tão organizada?"

    Essa clades desenvolveram evolutivamente um esquema de repasse informações e aprendizado parecido com o de mamíferos, mas com diferenças determinadas por um comportamento de casta. No fim das contas a colônia em si se mostra com uma inteligência comparável a de mamíferos, como se tal grupo se comportasse como um animal só.

    "Pq uma formiga sabe exatamente sua função,e se ela não tivesse outra formiga para ajudar como ela poderia ter sobrevivido sem sua colônia"

    O que a formiga sabe é bem diferente do que vc imagina. Os sistemas nervosos de formigas são menores e de estrutura diferente da dos mamíferos - há estudos de psicologia que envolvem artrópodes, informe-se @Danny. Mas como o comportamento do grupo se dá por outra dinâmica (a de grupo, não a de indivíduo interessado/desinteressado) o resultado evolutivo é verificável.

    Posso lhe passar muito mais literatura científica sobre o comportamento e a evolução destas espécies, se vc quiser. Mande-me um email se estiver interessada.

    "e enfim só gostaria de entender como um evolucionista enxerga questões simples como esta,mas não é seu caso né flor,da proxima vez passa a bola para outro que consiga responder,bjs!!!"

    Ele pesquisa as evidências fósseis, genéticas, epigenéticas, testa as ideias, até achar respostas coerentes e válidas. É assim que ciência funciona.

    Obrigado por levantar a bola para que eu cortasse na paulada. Veja, a paulada é contra a ideia.

    Repito o que já disse para vc, criacionismo não passa de crença religiosa. Qdo criacionismo combate respostas científicas, ele se torna, tolo, fanático e emburrecedor. Esse recado vale para todos os teístas que se definem como criacionistas.

  • Sabia que as formigas estão na Terra a bastante tempo?

    Surgiram 140 milhões de anos atrás.

  • A formiga não nasce necessariamente "programada" para uma função específica, isso tem a ver com a alimentação que recebe durante seu desenvolvimento, algumas nascerão aptas à cumprir determinada função, outras nascerão aptas à cumprir outras funções. O instinto na qualidade de informação genética contida nestes seres tende à reduzir a variação nos padrões comportamentais do grupo como um todo, ainda assim a formação de novos grupos é evidente.

  • Olá Danny!

    É óbvio que no momento em que as formigas passaram a existir elas ainda eram "desinformadas" e levaram um tempo até saber o que fazer, isso é uma explicação básica.

    Com esse tempo elas desenvolveram uma técnica com feromônios, na qual elas se baseam para saber aonde ir, elas seguem um rastro com feromônio e assim sabem por onde andar, não são "inteligentes" mas sim "safas".

    Tanto é que quando elas se perdem nesse feromônio( por diversos motivos,como a morte da rainha) elas fazem um dos fenômenos mais incríveis e triste da natureza, a "Espiral da morte", quando elas ficam andando em circulo até a morte.

    HL

  • Há muitos ateus aqui que não leram a Bíblia e postam perguntas tolas por conta disso, ou postam comentários ridículos e infundados por jamais terem lido a Bíblia.

    Se você não ler "A Evolução das Espécies", incorrerá no mesmo erro: fará perguntas tolas sobre questões que não são um problema real da teoria da evolução.

    Mas há um problema adicional no caso de religiosos que se rebelam contra a teoria da evolução: essa questão das formigas deveria estar bem clara para você, se tivesse levado o ensino médio a sério. Não que você tenha de concordar com Darwin - pode discordar à vontade -, mas há questionamento legítimos que podem ser feitos à teoria da evolução... O que não é o caso dessa estória de formiguinhas.

  • Instinto.Vc ja ouviu falar ?

    Do mesmo jeito que a erva-de-passarinho alimenta-se e mata a sua hospedeira....

    Chau.

  • Gostaria de ver a opinião, construtiva e educada dos defensores da ciência aqui.

  • TODA VIDA NA TERRA E FRUTA DE CIVILIZAÇÕES ALIENÍGENAS,SOMOS FRUTOS DE EXPERIÊNCIAS EXTRA TERRESTRES

  • Não adianta, Danny....

    Os sábios evolucionistas (nossa, isto é pleonasmo!!!rsrs) sempre fogem das perguntas dirigidas a eles...partem para ataques pessoais e não respondem a pergunta. Quer dizer, não todos, mas a maioria, sim...a prepotência deles é grande demais...

    Sabe o que é dose? Ver estes evolucionistas Toddynhos chamando os outros de ignorantes ou sei lá o quê....oras, se somos ignorantes, que nos deem aulas então...quem sabe chegaremos ao nível de conhecimento deles, não é? rsrs

    Como já disse aqui...chamar os outros de ignorante, até uma criancinha de 5 anos (que não sabe nem se limpar direito), chama...agora, apresentar argumentos sólidos, coerentes, é para pessoas de outro nível (difícil de encontrar por aqui).

    Passando para lhe parabenizar pelas perguntas sobre o tema "evolução". Muito boas, para quem não tem preguiça de pensar *-*

    Desculpe pelo texto, posso até ter sido meio "ácida", mas é que tem coisas que vejo por aqui e não consigo me calar.

    Beijos *-*

  • Teoria é sempre uma teoria e muitas não podem ser explicadas, pois servem apenas para tentar encobrir uma verdade.

    Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. João 8:58

    Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo (Jesus Cristo), com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. Atos 1:3

Sign In or Register to comment.