Qual a diferença entre alma e espírito? Ambas são imortais?

Quero respostas com respaldo bíblico.

Antes de tudo, por favor, não me interpretem mal, não estou discriminando nenhuma religião ou crença, mas é pq estou estudando a bíblia e gostaria de saber mais acerca dela.

Acho esses temas meio confusos, quando a bíblia fala em morte espiritual, acho q quer dizer separação de Deus. mas o espírito não extingue. É isso mesmo? E quando Gênesis fala em almas viventes, quer dizer o que? Eu entendo q pode ser seres vivos como pessoas e animais, será que o corpo tmb é alma? Desculpe, eu gostaria de entender, já pesquisei sobre isso mas ainda tenho díuvidas.

Grata pelas respostas.

Comments

• A diferença basicamente é que a alma é o centro dos sentimentos como, tato, audição, paladar, visão,fome, sede,frio, tristeza alegria etc..

OESPIRITO DO HOMEM é a parte cognitiva,o Entendimento,a razão,fonte da criação,sabedoria,inteligencia discernimento.É onde se processa: raciocinios ,inteligencia, decisões, é invisivel ao olho humano.o homem possui um espirito, por isto diz q somos semelhança de Deus (Tiago 3:9 Gn 1:26), pois Deus é Espirito: João 4:24

32:8 Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-Poderoso o faz entendido.

I Coríntios 2:11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.

É FORMADO POR DEUS ainda no ventre da mãe:

Zacarias 12:1 A palavra do Senhor acerca de Israel: Fala o Senhor, o que estendeu o céu, e que lançou os alicerces da terra e que formou o espírito do homem dentro dele.

Jeremias 1:5 Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.

Jó 31:15 Aquele que me formou no ventre não o fez também a meu servo? E não foi um que nos plasmou na madre?

Isaías

42:5 Assim diz, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.

Os animais teem alma, sentem tudo isso, porém eles não teem o espirito(entendimento):

ó 12:10 Na sua mão está a alma de todo ser vivente, e o espírito de todo o gênero humano.

Jó 39:17 porque Deus[a avestruz] a privou de sabedoria, e não lhe repartiu entendimento.

Salmos 32:9 Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.

Isaías 31:3 Ora os egípcios são homens, e não Deus; e os seus cavalos carne, e não espírito;

De Fato o, espirito não se extingue o apostolo Pedro relata que Cristo desceu ao Reino dos mortos

e pregou aos espiritos das pessoas q morreram no diluvio ocorrido há mais de 4200 anos, e tambem Jesus testifica que os mortos estão plenamente consciente consciente

Apocalipse 6:9-11

E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar AS ALMAS dos que foram MORTOS por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser MORTOS como eles foram.

1 Pe 3:16-18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;

No qual também foi, e pregou aos espiritos EM PRISÂO;

Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava NOS DIAS DE NOÈ, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) ALMAS SE SALVARAM

1 Pedro 4:6

Porque por isto foi pregado o evangelho também aos MORTOS, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito;

Mateus 17:3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele

ALMAS SAEM DO CORPO apos morte:

Gênesis

35:18 Então Raquel, ao sair-lhe a ALMA (porque morreu), chamou ao filho Benôni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim.

2 Samuel 12:23 Todavia, agora que é morta, por que ainda jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei para ela, porém ela não voltará para mim.

Jó 19:26 E depois de consumida esta minha pele, então fora da minha carne verei a Deus;

Isaías 38:17 Eis que foi para minha paz que eu estive em grande amargura; tu, porém, amando a minha alma, a livraste da cova da corrupção; porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados.

Jó 27:8 Pois qual é a esperança do ímpio, quando Deus o cortar, quando Deus lhe arrebatar a alma?

Lucas 12:20 Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

Mateus

10:28 E não temais os que matam o corpo e NÃO PODEM MATAR A ALMA; temei antes aquele que pode fazer perecer no INFERNO a ALMA e o corpo.

• li por alto as respostas a cima, basicamente estao certas em partes.mas o correto é o que segue:

espirito é o elemento eterno, ou seja luz eterna, porque luz é elemento. assim como terra,agua, fogo, vento, e outras materias que conhecemos sao elementos.

o espirito é eterno e nunca ha de se desfazer, apenas de ser desorganizado, como o termo correto de criar na verdade é organizar, porque o senhor tinha materia disponivel para organizar( criar) todas as coisas.

alma´: é a uniao do elemento eterno com a materia fisica terrena.

quando se diz na biblia ou nas escrituras em sua totalidade, morte espiritual vc esta certa é a separaçao da presença do pai eterno e seu filho jesus cristo. se nao fosse pela expiaçao essa morte seria eterna, mas foi vencida pelo senhor jesus cristo para que todos retomem novamente a unir corpo e espirito (alma)

• Não há diferença alguma. Não é preciso a Bíblia para explicar. Tanto alma como espírito são a sua essência como ser único e com dons únicos. O seu corpo é transitório, a alma ou espírito são eternos.

• Sim o Espírito é imortal.

Alma logo após a morte do corpo físico volta a ser Espírito, ou seja, retorna ao mundo dos Espíritos, que havia deixado temporariamente.

Alma pode ser entendida tb por "a alma do comércio", etc.

• Antes de mais nada o usuário dito "ateu" é ignorante já que a ANTI-MATÉRIA não tem corpo e nem matéria e mesmo assim existe.

Amigo leia toda esta matéria que com certeza você entendera o assunto.

A Alma Humana. Precisamente a mesma frase hebraica usada para a criação animal, a saber, né·fesh hhai·yáh (alma vivente), é aplicada a Adão, quando, depois de Deus ter formado o homem do pó do solo e soprado em suas narinas o fôlego da vida, “o homem veio a ser uma alma vivente”. (Gên 2:7) O homem distinguia-se da criação animal, mas esta distinção não se devia a ser ele uma né·fesh (alma), e eles não. Antes, o registro mostra que era porque somente o homem foi criado “à imagem de Deus”. (Gên 1:26, 27) Ele foi criado com qualidades morais semelhantes às de Deus, com poder e sabedoria muito superiores aos animais; por isso, ele podia ter em sujeição todas as formas inferiores de vida de criaturas. (Gên 1:26, 28) O organismo do homem era mais complexo, bem como mais versátil, do que o dos animais. (Veja 1Co 15:39.) Semelhantemente, Adão possuía, mas perdeu, a perspectiva de vida eterna; isto nunca foi expresso com relação às criaturas inferiores ao homem. — Gên 2:15-17; 3:22-24.

É verdade que o relato afirma que ‘Deus passou a soprar nas narinas do homem o fôlego [uma forma de nesha·máh] de vida’, ao passo que não se declara isso no relato sobre a criação animal. É claro, porém, que o relato da criação do homem é muito mais pormenorizado que o da criação dos animais. Ademais, Gênesis 7:21-23, ao descrever a destruição, causada pelo Dilúvio, de “toda a carne” fora da arca, alista as criaturas animais junto com a humanidade, e diz: “Morreu tudo em que o fôlego [uma forma de nesha·máh] da força da vida estava ativo nas suas narinas, a saber, todos os que estavam em solo seco.” Obviamente, o fôlego de vida das criaturas animais também proveio originalmente do Criador, Jeová Deus.

Assim também o “espírito” (hebr.: rú·ahh; gr.: pneú·ma) ou força de vida do homem não é distinto da força de vida dos animais, conforme demonstrado por Eclesiastes 3:19-21, que declara que “todos eles têm apenas um só espírito [u·rú·ahh]”.

Alma — Uma Criatura Vivente. Conforme declarado, o homem “veio a ser uma alma vivente”; portanto, o homem era uma alma, ele não possuía uma alma como algo imaterial, invisível e intangível, que residia dentro dele. O apóstolo Paulo mostra que o ensino cristão não diferia do ensino hebraico anterior, pois cita Gênesis 2:7 ao dizer: “Até mesmo está escrito assim: ‘O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente [psy·khén zó·san].’ . . . O primeiro homem é da terra e feito de pó.” — 1Co 15:45-47.

O relato de Gênesis mostra que uma alma vivente resulta da combinação do corpo terrestre com o fôlego de vida. A expressão “fôlego da força da vida [literalmente, fôlego do espírito, ou força ativa (rú·ahh), de vida]” (Gên 7:22) indica que é por respirar ar (com seu oxigênio) que é sustentada a força de vida ou “espírito” em todas as criaturas, o homem e os animais. Esta força de vida se encontra em cada célula do corpo da criatura, conforme considerado sob ESPÍRITO; VIDA.

Visto que o termo né·fesh se refere à própria criatura, devíamos esperar que lhe fossem atribuídas as funções ou características físicas normais das criaturas carnais. E isto realmente acontece. Né·fesh (alma) é mencionada como comendo carne, gordura, sangue ou coisas materiais similares (Le 7:18, 20, 25, 27; 17:10, 12, 15; De 23:24), como tendo fome ou ansiando alimento e bebida (De 12:15, 20, 21; Sal 107:9; Pr 19:15; 27:7; Is 29:8; 32:6; Miq 7:1), engordando (Pr 11:25), jejuando (Sal 35:13), tocando em coisas impuras, tais como um cadáver (Le 5:2; 7:21; 17:15; 22:6; Núm 19:13), sendo ‘tomada em penhor’ ou sendo ‘seqüestrada’ (De 24:6, 7), trabalhando (Le 23:30), revigorando-se com água fresca quando cansada (Pr 25:25), sendo comprada (Le 22:11; Ez 27:13) ou dada como oferta votiva (Le 27:2), sendo posta a ferros (Sal 105:18), ficando sem dormir (Sal 119:28) e lutando para respirar (Je 15:9).

Pode-se notar que, em muitos textos, faz-se referência à “minha alma”, “sua alma”, “tua alma”, etc. Isto se dá porque né·fesh e psy·khé podem significar o próprio eu da pessoa como alma. O sentido do termo, portanto, pode ser amiúde expresso em português pelo uso de pronomes pessoais. Assim, o Lexicon in Veteris Testamenti Libros (p. 627) mostra que “minha né·fesh” significa “eu” (Gên 27:4, 25; Is 1:14); “tua né·fesh” significa “tu” (Gên 27:19, 31; Is 43:4; 51:23), “sua [dele, em hebr.] né·fesh” significa “ele, ele mesmo” (Núm 30:2; Is 53:10), “sua [dela, em hebr.] né·fesh” significa “ela, ela mesma” (Núm 30:5-12), etc.

O termo grego psy·khé é usado similarmente. O Vine’s Expository Dictionary of Old and New Testament Words (Dicionário Expositivo de Palavras do Velho e do Novo Testamento, de Vine, 1981, Vol. 4, p. 54) diz que pode ser usado como “o equivalente do pronome pessoal, usado para ênfase e efeito: — 1.a pessoa, João 10:24 (‘nos

• Alma ou espírito é igual, apenas uma invenção humana.

Alma ou espírito não têm corpo, nem matéria, e tudo que não tem corpo nem matéria não existe.

Tenho dito.

• Infelizmente você não terá a resposta completa apenas estudando a Bíblia.

O Alcorão Sagrado dos muçulmanos tem uma definição mais lógica e racional sobre a alma, por outro lado o Hinduísmo tem uma grande fonte de inspiração sobre o Espírito.

O Espiritismo Cristão tem explicações filosóficas e científicas sobre o Espírito e sobre a Alma que nada mais é do que um Espírito encarnado.

Nós não somos um corpo com uma alma, somos espíritos imortais que possuímos um corpo.

Jesus não pode dizer estas coisas aos seus discípulos e seguidores pois eles não entenderiam assim como muitos não entendem até hoje.

Sign In or Register to comment.