Você é uma pessoa cordial?
Leia com atenção, por favor.
Sérgio Buarque de Holanda, historiador (e pai do Chico), disse que o 'brasileiro é cordial'. NÃO foi um elogio, mas uma crítica, no sentido que age mais com o coração do que com a razão.
Mas, cordialidade nos atos é uma atitude comum e necessária.
Minha pergunta é sobre o PENSAMENTO cordial.
- Sei que você cederá seu lugar para a grávida. Ato cordial, e seu pensamento?
- Sei que você deixará o carro entrar na sua frente naquele trânsito caótico. Ato cordial, e seu pensamento?
- Sei que você elogiará aquela mulher deslumbrante. Ato cordial, e seu pensamento?
- Sei que sorrirá ao cliente chato. Ato cordial, e seu pensamento?
*** Sei também que essa pergunta é ridícula, pois todos somos assim: cordiais, mesmo muitas vezes não querendo ser. Porém, gostaria que comentassem sobre o quanto está relacionado a 'evolução moral' ao 'pensamento cordial'. Quanto a VONTADE de ser cordial revela sobre nossa moralidade.
Update:NÃO NEGATIVO RESPOSTAS, OK?
Comments
Sua pergunta não é ridícula, ela escancara nossa hipócrita falsa-cordialidade e impõe o pensar.
Buscar a virtude da cordialidade é o fundamental.
- Não ser hipócrita pela falsa-cordialidade com o outro.
- Não ser déspota pela opressora-cordialidade imposta a nós.
Costumo dizer que nosso Tico (inteligência cognitiva) não combina com o Teco (inteligência afetiva)e isso dá causa a um Treco (inteligência social).
A ambivalência e a dualidade são traços que estão em nós, mas nem a gente aceita isso. Por não assumir que temos esses conflitos internos, criamos uma infinidade de outros, tudo para encobrir o primeiro.
No fundo tudo advém do mesmo gênero:-
Me engana que eu gosto.
Me chame de tonto, mas me dê pão
Quem espera a cordialidade legitima é "Falso", como se pode esperar algo que a gente sabe que não se tem?
Acaba sendo um jogo, o primeiro faz que tem e o outro faz que acredita e a coisa se multiplica em espécies "Falsa:- verdade, cordialidade, idéia, civilidade, alteridade e racionalidade... muitas vezes não querendo ser é quando mais somos.
Você pede que eu comente sobre o quanto está relacionado a 'evolução moral' ao 'pensamento cordial', mas está preparado para a resposta, ou é só mais uma forma de falsa-cordialidade YR?
Estou brincando! No fundo confio em você, mas já parou para pensar que quem responde a você, com verdadeira cordialidade está arriscando a cara virtual. Sim entre nós há uma comunidade de humanos robóticos, seres que gospem respostas em rígidos monólogos, onde não há personalidade que direi então de pessoa cordial.rsrsrsr
Bem minha conversa e com você, se tiver que ser queimada na fogueira. não será a primeira vez.
Sabe o quanto da nossa VONTADE cordial ""INCONDICIONAL"" se revela em nossa moralidade?
A Psicologia moderna e muitos ramos de neurolinguistica, mostram que o ser humano conhece apenas 10% do conteúdo de sua personalidade. Não seria nada admirável sermos escravos de nós mesmos (Ego), mas, quem conhece tão pouco sobre si, fatalmente é governado pela parte que desconhece (Id), sendo assim, eu e quem aqui comparecer, só responderá com 10% da vontade legitima de ser cordial sem condicionantes e terceiras intenções de:-
- Me dá a Melhor Resposta...
- Você é o máximo aqui no YR.
- Ual! Que pergunta fenomenal...
- Passei aqui só para te deixar um cheiro...
- Amor da minha vida virtual vim só marcar presença...
- Seus pés só merecem pisar em chão virtual estrelado...
Legitima cordialidade no ato é uma atitude necessária, mas o quanto as partes aceitam a verdade?
Até...
Valmir...
Em algumas atitudes procuro ser cordial por vontade mesmo, não apenas por ser necessário ou comum.
Mas vamos às questões que vc coloca:
Deixo sim:
* Ato cordial, afinal, é um momento especial na vida de uma mulher, ela esta carregando um peso a mais, e se eu já tenho dores nas pernas e desconforto em certas ocasiões...imagine ela?
* Se estou cansada, em uma fila ou dentro de um ônibus, penso: Puxa vida, essa mulher tinha que entrar aqui justo agora ?!
- Sei que você deixará o carro entrar na sua frente naquele trânsito caótico. Ato cordial, e seu pensamento?
Depende...
* Se não estou com pressa ou estressada, td bem, não é um carro a mais na minha frente que vai adiantar meu dia.
* Caso contrário...dane-se, embico o carro e nem olho para o lado..ele que chegasse na frente.
- Sei que você elogiará aquela mulher deslumbrante. Ato cordial, e seu pensamento?
Depende...
* Posso admirar sua beleza, mas me reservo a ficar calada.
* Só a elogiarei qdo conversar e ela for uma pessoa simpática e agradável.
Sorrirei...
* Um sorriso amarelo, afinal é um cliente e eu uma simples funcionária, mas até um certo ponto, se for grosseiro(a) comigo..tratarei com seriedade.
* No meu pensamento: Que vc seja atropelado assim que sair na rua! Que quebre a perna! Que seu esposo(a) te traia, etc...Fico P...da vida no pensamento!!! rsrsrs
Bjokas
Vamos em partes Valmir:
Sei que você cederá seu lugar para a grávida. Ato cordial, e seu pensamento?
-Sim, é claro, ela sofre mais do que eu no momento e merece descansar
-De forma alguma; os cães ladram enquanto a caravana passa.
Elogiarei-a se houver esta possibilidade,caso contrário deixarei com que ela passe, se possível em 1° lugar.
Isto é bom senso, sorrio até mesmo quando poderia chorar, porquê não?
Abraços.
Sou mais cordial, por educação, por compaixão, É melhor, mesmo que muitas vezes não resolva a nossa parte. Vale a pena perder algumas vezes, embora devamos ser prudentes. Com o amadurecimento, a prática de certas atitudes que não são verdade, nos levam a praticá-las de verdade.
Quem brincava de princesa costumou na fantasia. Por que se treina 5, 6 anos para se tornar um grande atleta e não se pode treinar 5, 6, para se tornar altruísta?
Uso a cordialidade em meu favor, sei que se for cordial, vão ser cordial comigo tbm, é uma troca de interesses
Embora possa contradize-lo, não achei esta pergunta ridícula pois como animais pensantes que somos, temos o privilégio de raciocinar e escolher o que seja melhor fazer e não apenas pensar em determinados momentos.
Infelizmente, porém, alguns seres que se dizem humanos vem perdendo através dos tempos essa cordialidade que nos separa dos animais e nos fazem civilizados.
Ajo pelo pensamento do profeta gentileza, " gentileza atrai gentileza", mas não faço isso com falsidade. Cedo o lugar para grávidas de boa vontade, é um momento especial que merece ser respeitado. Quanto ao carro na minha frente no transito caotico, depende de como o motorista do carro age para comigo. Não faço elogios falsos para ter beneficios posteriores. Posso até sorrir para o cliente chato, mas se ele me encher a paciencia vou trata-lo da mesma forma arrogante com que me trata. Não sou cordial quando não quero ser. Algumas pessoas dizem ser personalidade forte, eu considero apenas, como ter personalidade propria.
Sou poblemático .
Eu sou uma pessoa cordial, mas uso muito de ética da minha vida. Se devo saber o que é ético e anti-ético. É preciso saber se, o que eu faço, dentro da cordialidade vai me fazer bem, vou me sentir indiferente, ou me deixar irritada, por exemplo de agir só prá ser bonzinho, no caso cordial.
vou responder suas perguntas:
R: ato cordial, me fará bem.
R: Não deixo, o direito de um termina onde começa o do outro.
R: Não elogio, a verdadeira beleza vem de dentro prá fora e não o contrário. Seria diferente se o elogio fosse relacionado ao trabalho.
R: Cliente é cliente, e um sorriso não custa nada.
bjs.