Pra você, qual a melhor época do ano para se fazer uma boa observação do céu?
Pra mim é essa que estamos. É quando eu consigo ver Orion, por exemplo, que eu gosto muito. Entre outors como Marte, Cruzeiro do Sul...
Update:Observação com uso de aparelho. Teléscópio, binóculo...
Comments
Eu gosto mais do céu de Verão. Entre Dezembro é Março, é quando podemos observar as constelações mais brilhante, logo no inicio da noite:
• Órion, Cão Maior, Gêmeos, Touro, Perseu, Cão Menor
A meia-noite nós podemos ver outras constelações brilhantes
• Cruzeiro do Sul, Centauro, Ursa Maior
Com um pouco de boa vontade, no entanto, ainda encontramos uma nebulosa difusa, a Nebulosa de Órion – M42, e vários aglomerados abertos de estrelas:
• M45 - Plêiades
• Mel 25 – Hiades, a “cabeça” do touro, na constelação de Touro
• Cr 70 - Três Marias
• M41 – Aglomerado aberto ao sul de Sirius
• NGC 4755 – Aglomerado da Caixinha de Jóias, no Cruzeiro do Sul
• M44 – Aglomerado do Presépio, em Câncer
Com o auxilio de um binóculo podemos observar alguns dos aglomerados globulares mais brilhantes:
• Omega Centauri – NGC 5139
• 47 Tunacae – NGC 104.
Mas tambem gosto do céu de Inverno. Entre Junho e Setembro, é quando podemos observar, logo no inicio da noite, aglomerados abertos, famosos, como o M6 e M7 - Em Escorpião. Tambem é nessa época que podemos apreciar a faixa leitosa que corta o céu em um espetáculo de milhões de estrelas, a Via-Lactea, logo no inicio da noite.
Depende da região do paÃs. Em geral épocas secas e frias são as melhores, mas não pode ser tão seca quanto o centro-oeste onde levanta muita poeira no ar e tem as queimadas. No sul, onde eu moro, é no inverno que o céu fica mais cristalino, principalmente após a passagem de uma frente fria que vem o ar frio e seco atrás. Uma chuva rápida é bom para limpar a atmosfera, mas não pode ficar muito úmido e abafado.
.
As madrugadas de inverno, que oferecem um bom campo de visão e costumam ser mais claras.
Além disso, demora mais a amanhecer
Abraços! Se quiser se corresponda comigo sobre Astronomia: [email protected]
No Verão é a melhor época para ver o céu porque não á tantas nuvens!
Mas pesquise os acontecimentos como eclipses....
Voce vai achar o dia, hora exacta, ano....
Xau
Em janeiro pois da pra observar: orion, cao maior, touro, cao menor, gemeos, auriga, perseu, carina, pupis, vela e etc...
nas estações de inverno e outono quando a terra esta mais distante do sol(com preferencia ao inverno),pq quando esta mto perto como no verão o brilho e luz do sol ofusca a luz de outras estrelas.
Chiquérrimo, eu prefiro o inverno. Não há tantas estrelas esplendorosas como no verão, mas o ar é mais seco e não há tantos mosquitos. Beijos, flores nos vasos.
Eu sempre achei que as noites claras de inverno são lindas. Apesar de eu não gostar de frio.
Gosto de todas as estações pq cada uma tem uma nova tendencia de modaa para seguiir e gastaar mtoo!!
Mas axu q para observar o céu... Qlqr uma de noite, pq de dia tem mtoo sol as vezes e dóói o olho!
Prefiro ver a noite mesmo!