Porque é tão difícil um crente entender um ateu e um ateu entender um crente?

Para um crente, "Deus" é tudo e jamais viveria sem acreditar nele.

Para um ateu, "Deus" não é nada e nunca consegue acreditar nele, mesmo tentando.

Como será que pode existir tanto preconceito e tantas diferenças de pensamento?

Comments

• O ateu tem competência para viver. O crente, incompetente nesse ramo, precisa de um salvador e de respostas prontas, pois tem medo de procurar a verdade, é mais cômodo. Assim, até paga para que um pa$tor ofereça respostas que não podem ser comprovadas, apoiando-se na fé, e não na razão.

• Mas assim é legal.

• O fato é que muitas pessoas utilizam a Palavra de Deus como um escudo para encobrir sua faltas, falando em Deus mas, não o tendo no coração.

E outras não entendem que o mundo, o universo enfim TUDO tem uma origem e que "não podemos imaginar este mundo como sendo um relógio sem que haja um relojoeiro".

E que há uma diferença entre RESPEITAR e ACEITAR. E por não entenderem esta diferença, eis os desentendimentos.

• Exatamente pelas diferenças de pensamento.

Muitas pessoas acham que seus pensamentos são os únicos corretos. São a verdade absoluta e não conseguem entender porque outras pessoas pensam de forma diferente.

Mas muitas simplesmente não aceitam que outras pessoas pensem de forma diferente. E é isso que gera conflitos.

Seria bom que as pessoas simplesmente aceitassem que cada pessoa pensa de uma forma e não se preocupasse com o que ela pensa, mas sim com os atos dela.

O mundo seria um lugar muito melhor.

Abraços do Tigre da Paz

• Bom...isso é pro experiencia minha...o ateu fica na dele, só conversa sobre Deus, religião e tals se ele for questionado...

Já o crente vive pela biblia, nada que está fora dela vale, então fica tentando enfiar a crentisse dele nos outros...

O ateu se irrita e retruca

• Porque os crentes não entenderam nada da mensagem de Jesus sobre o amor e a tolerância e os ateus não se contentam com uma resposta evasiva como "deus é muito maior e o ser humano não tem como questionar sua vontade".

No entanto o nosso cérebro é fenomenológico, de modo que somos programados para acreditar no sobrenatural. Os crentes são crentes até quando podem e os ateus também são ateus até quando possível.

• Olha, não é bem assim. Sou ateu e não conseguiria crer em Deus, mesmo que me esforçasse. Mas eu consigo entender o ponto de vista de um crente, compreendo perfeitamente que algumas pessoas se sentiriam completamente perdidas caso deixassem de acreditar em um ser superior que as está protegendo e as recompensará, se elas se comportarem de determinadas formas. Entendo perfeitamente quando alguém deposita suas maiores esperanças de felicidade em um futuro abstrato, em vez de tentar transformar o momento presente em algo mais agradável ou aceitar que a própria condição humana só subsiste diante de uma vida com altos e baixos. Para mim, são como crianças que fantasiam uma vida plena de realizações "quando forem grandes". Embora eu ache que estão equivocadas, eu consigo entender o ponto de vista dessas pessoas, e nunca tive problema para me dar bem com elas, desde que mantenham um certo nível de bom senso e civilidade. Só não suporto os fanáticos enlouquecidos e violentos que se disfarçam cinicamente de evangelizadores.

Também tenho certeza que muitos crentes compreendem o ponto de vista dos ateus, embora alguns preferem fingir que não reconhecem como um ponto de vista perfeitamente válido. Em suma, as pessoas com uma razoável sanidade mental e com coragem suficiente para examinar as opiniões adversas não terão problemas em conviver e valorizar as diferenças inevitáveis que existem entre tendências diferentes de pensamento. Quanto aos fanáticos... bem, esses não são pessoas, são apenas coisas.

• Da mesma forma que é dificil um protestante entender e aceitar que outras pessoas tenham outras crenças... tudo eles acham que é o diabo influenciando... são pessoas totalmente de cabeça lavada!

• tem ateus que não tocam no assusto axatamente por que não que discuti uma coisa que não leva a nada e sabe que não vai fazer um religioso muda a opinião dele mais os religiosos teimam em fazer convertidos como se o que eles acreditam seja a resposta par tudo

o mundo é feito de pessoas diferentes altos baichos

negros brancos mulatos índios

religiosos e ateus

os que limitam seus pensamentos e os que gostam de pensar nas posibilidades

• Sempre vai haver preconceito, sempre. Mas sempre vão haver pessoas lutando e defendendo ideais, sempre vão haver pessoas corajosas discordando desses ideais.

Seria perfeito se o respeito co-existisse com o preconceito, mas como nada é perfeito...

Sign In or Register to comment.