Que escolherias se....?
...tivesses de optar entre ficar com as pessoas que amas, sabendo que nunca irias poder concretizar os teus desejos e objectivos de vida; ou seguir os teus sonhos e objectivos, sabendo que irias viver afastado das pessoas que amas correndo o risco de perder algumas delas. Que escolherias?
Mais detalhes: Eu vivo em Portugal e neste momento quero emigrar face à situação de crise e desemprego que atravessa o país. Apesar de tudo eu já há muitos anos que sonho em viver na Turquia pois após três anos de contacto com este país encontrei-me na bondade das pessoas, no valor que elas dão à arte, na cultura, língua, etc. Eu adoro história, arquitectura (minha área profissional) mas mais virada para a arquitectura antiga oriental, museus, pintura, escultura, etc. Na Turquia vou ter a oportunidade de aprender sobre as áreas que mais adoro e poder fazer o que gosto profissionalmente uma vez que é um país bastante rico nas áreas de conhecimento que gosto e me interesso. Contudo, meu namorado a quem amo, é de uma outra área profissional (engenharia de materiais) e adora tecnologia e em viver países super desenvolvidos. Ele sonha viver em Países como os Estados Unidos, Noruega, Finlândia,... Ele no fundo gostaria que no futuro fosse viver com ele para esses países, mas eu sinto que em nenhum desses países eu me iria sentir realizada dado que não poderia dedicar-me às areas que gosto como história antiga e arquitectura oriental. O máximo que poderia fazer era dedicar-me a estudar e a trabalhar em arquitectura moderna (o que não me fascina) por ser demasiado produção em massa, repetitiva e artificial sem qualquer sentimento ou arte. Já ele não se sente atraído em viver na Turquia. O que fariam na minha situação: Ir viver para um país que não vos realizasse, vivendo a vida da pessoa que vocês amam em função da vossa; ou ir para a Turquia sabendo que irias fazer o que mais gostas e viver a tua própria vida, sabendo que isso poderia afastar-te da pessoa que amas.
Gostaria que me dessem a vossa opinião. Obrigada.
Comments
Que situação em?! Pois bem, eu iria a Turquia. Chega um momento em que é necessário tomar rumos diferentes e um tanto difícil para podermos viver nossa vida com base nas expectativas. Você precisamente não irá 'afastar-se' da pessoas que ama, graças a tecnologia hoje dá pra 'vê-las' todos os dias. E sobre o seu namorado vocês poderiam combinar de se encontrar. Se não, você ainda é jovem e com uma vontade imensa de viver e explorar o mundo, encontrará outras pessoas interessantes. Não vá se for só pela remuneração, vá por amor a cultura, pelo povo, pela arquitetura, como você mesmo disse. No mais, aproveite a sua vida enquanto pode. E boa sorte na sua escolha, sei que é difícil e confusa.