O chá preto fica amarelo claro com a adição de gotas de limão. Esse é o princípio básico dos indicadores ácido-base, eles servem para indicar para você qual a concentração de H(+) ou de OH(-) que persiste na solução. Os indicadores ácido-base são todos compostos orgânicos, ácidos fracos, que mudam de cor. A gente usa muito a fnolftaleina, incolor em ácido, violeta em meio básico. É comum nas escolas a gente utilizar o suco do repolho roxo. Adicionado em coisas do cotidiano, como água tônica, suco de laranja, vareq, e tal e coisa, a cor roxa do suco varia de violeta averde, e até azul, dependendo do teor de H(+) da mistura. É muito legal.
Comments
O chá preto fica amarelo claro com a adição de gotas de limão. Esse é o princípio básico dos indicadores ácido-base, eles servem para indicar para você qual a concentração de H(+) ou de OH(-) que persiste na solução. Os indicadores ácido-base são todos compostos orgânicos, ácidos fracos, que mudam de cor. A gente usa muito a fnolftaleina, incolor em ácido, violeta em meio básico. É comum nas escolas a gente utilizar o suco do repolho roxo. Adicionado em coisas do cotidiano, como água tônica, suco de laranja, vareq, e tal e coisa, a cor roxa do suco varia de violeta averde, e até azul, dependendo do teor de H(+) da mistura. É muito legal.
V eja bem se vc quer saber qual a cor que fica o chá vc tem que informar qual é o chá, pois cada um tem composição quimica (produtos naturais ) diferentes e podem apresentar cores diferentes em diferentes condições. Já ao limão ele vai acidificar o seu chá e desta forma baixar o pH.
Boa sorte
Ahmm, vamos ver... Eu ACHO, (presto atenção na aula de QuÃmica, mas eu esqueço as coisas fácil ;/ )
Que assim:
O PH diminui, pois limão é ácido cÃtrico.
Adicionar mais ácido a uma solução significa deixar mais ácido, portanto, PH diminui.
E meio ácido que eu lembre é transparente, então a cor continua a mesma. Se mudar de cor, é pra ser do alaranjado/vermelho, algo assim, mas creio que não.
Sinceramente, não entendi sua pergunta muito bem!
mas o que eu sei é: o ph do sumo de limão fica em torno de 2, ou seja, o ph da mistura vai diminuir.