A igreja católica teve um papel importante para o atraso no desenvolvimento da humanidade?

Dia 17/02/2010 completamos os 410 anos do ASSASSINATO de Giordano Bruno. Giordano Bruno passou seus últimos 8 anos de vida sofrendo torturas e maus tratos de todos os tipos, antes de ser queimado vivo pela Inquisição. Simplesmente porque ele tinha uma visão do universo diferente da visão proposta pela igreja católica.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Giordano_Bruno

Em sua opinião: Nós seriamos mais desenvolvidos hoje, se a igreja católica não tivesse matado, reprimido, calado e torturado tantos cientistas?

Comments

• Não, não acho! Concordo que a inquisição teve um papel repressor especialmente na astronomia, mas as demais ciências não foram afetadas. Qto o muito o fanatismo religioso pode ter afetado tb a medicina, atribuindo ao demônio muitas das doenças. Mas dizer que a igreja católica foi a responsável pela idade das trevas isso é exagero!

E não podemos esquecer que foi um padre católico que propôs o big-bang e que hoje a igreja católica aceita a evolução, ao contrário de muitas outras. Hoje eu considero a igreja católica avançada e tenho profundo respeito por ela, especialmente os padres que na sua grande maioria são gente boa, humildes, pobres e não prometem milagres além de manter obras de caridade.

Já na contramão da história, hoje são as evangélicas, especialmente a Universal, as responsáveis pelo obscurantismo e fanatismo, muitas vezes promovido pelo $$$ :o(

• Acredito que seriamos sim, mas tambem acho que esta repressao catolica se operou ate certo momento, e daquele então, não mais exerceu grande influencia. Acho que demos um grande salto tecnolocgico, e hoje em dia acredito que o grande obstaculo nao seria mais a religiao, mas sim os interesses politicos.

• Sim, mas a Igreja, por si só, nào causou a Idade Média.

Yambém tem uma série de outros fatores que causaram o sucumbir do Império Romano.

A Igreja oprimiu porque a Idade das Trevas criava oportunidade para isso, e não o contrário.

Mas é claro que não isento a Igreja de culpa, mas acho que ela evoluiu muito nos últimos tempos.

• Não.

Acho que as coisas são como são. Se não pela interferência da Igreja Católica na disseminação/discussão do conhecimento, teria sido outro evento ou grupo social que teria dado contornos diferentes à história. Os eventos acontecem e são substituídos ao longo do tempo.

Acho que nossa evolução como humanidade se dá de alguma forma; sempre há uma maneira de ir em frente, independentemente dos "freios" ou "empurrões".

Boa sorte !

• Talvez teve uma parcela grande de culpa pelos 1000 anos em que a ciência foi praticamente vetada na Europa.

Acredito que todo o poder concentrado nas mãos de uma pessoa ou instituição possa se converter em autoritarismo e tirania.

Qualquer ideologia e seus adeptos que pudesse de certa forma ameaçar esse império deveriam ser eliminados.

Acredito que a ciência tivesse sim avançado mais más não culpo a igreja com seus ensinamentos pacíficos e de amor pela humanidade, culpo a ganância humana de conseguir o poder e manipular qualquer coisa em prol da sustentação deste.

Pois tudo está sujeito à isso até mesmo as religiões.

• Creio que sim! A Igreja Católica sempre teve o seu lado de impor, ela e todas as outras igrejas são um atraso de vida, creio eu. eu não leio bíblia, prefiro estudar coisas da escola para me dar futuro para ser alguém na vida. Acho esse lance de igreja uma supe perca de tempo e é assim. Eu acho sim que teríamos mais pessoas inteligentes no mundo se não houvesse religião. Eu creio em Deus, mas em igrejas nunca! Cansei!

• "Denunciar a patifaria da religião e o estelionato da igreja é obrigação moral e cívica de todo cidadão em estado sóbrio".

17 de fevereiro de 2010. Quatrocentos e dez anos do assassinato de Giordano Bruno, livre pensador, cosmólogo, perseguido, sequestrado, torturado e morto numa fogueira - para a glória da mentira religiosa e do estelionato da igreja.

• Sim, nosso comodismo e culto ao sofrimento se deu pela religião católica... Sem contar as fogueiras, as torturas, os banimentos e esgomungamento....

• Você deveria colocar uma interrogação deveria ser uma afirmativa ela sempre esta atrapalhado. Pense varias pessoas que poderiam mudar o Mundo morreram por causa da "igreja"

• eu creio que sim....pois até hoje a igreja tem uma força enorme, como antigamente...tinham que ser do jeito deles...do modo deles..

Sign In or Register to comment.