Qual a verdade sobre o mercado de trabalho do curso de direito?

Bem, vou me formar este ano; por isso penso bastante em fazer o curso de direito, vou tentar ganhar uma bolsa pelo prouni em uma universidade aqui na Bahia ( gostaria de saber se é valorizado um estudante do prouni como de uma federal, no mercado de trabalho ).Também queria saber qual a verdade em relação ao mercado de trabalho do curso de direito, pois alguns dizem que o mercado está saturado ( tirando assim a motivação daqueles que tem competencia para coisa, dizendo que advogados estão pedindo esmolas), mas outro ( e em alguns sites como: g1, terra, uol...) dizem que o mercado está em ascensão, onde a área do direito tem muito a crescer com as especializações como: ambiental, internacional, do consumidor...

Ah, só lembrando eu tenho todas a caracteríticas de um estudante da área, pois amo ler, tenho boa memória, gosto de mim comunicar, defender pontos de vista ( minha opinião ), e todos o meus amigos próximos dizem que eu tenho vocação para à carreira...

valendo 10 pontos!!!

Comments

• O importante é se dedicar e ser ótimo, não só bom, mas ótimo, no que você faz.

Daí, a experiencia fará o resto.

Tá cheio, mas muito cheio mesmooo(!!!), de advogados pelo Brasil...

O diferencial, só pode ser a competencia.

Dedique-se com todo afinco e você sobresairá.

Esqueça os outros.

Concentre-se em você e estudo muitooo.

• Jose,

sou estudante do último ano de Direito. Então, posso lhe responder com muita propriedade.

A área do direito é bastante ampla, tendo mercado para todos os bons profissionais. O mercado de trabalho anseia por bons profissionais. O mercado está saturado de péssimos profissionais.

Se vc quiser prestar concursos públicos é o que mais oferece vagas para profissionais do Direito e com excelentes salários.

Espero que tenha lhe ajudado. Se vc quer fazer este curso e gosta, não tenha dúvida de que o mercado de trabalho estará de portas abertas lhe esperando. Desejo a vc muito sucesso.

Bjos

Obs. não gostei do "gosto de mim comunicar".

• Caro José,

Primeiramente gostaria de atentar ao fato que menos de 10% dos brasileiros chegam ao ensino superior. Não, não tenho link de nenhuma pesquisa ou estudo no momento, mas lembro-me de um levantamento do Min. da Educação sobre escolas de ensino fundamental, médio e superior. São números que nos fazem temer pelo futuro do país. Talvez lá no site oficial você encontre. De qualquer forma, só por uma questão lógica se vê que não é plausível que o mercado esteja saturado.

Segundo, o mercado de trabalho do curso de direito é muito amplo. Mesmo nas áreas mais 'batidas' como Direito do Trabalho e Direito Penal carecem de profissionais especializados. Dois exemplos rápidos: adv. especializado em dissídio coletivo na área trabalhista e adv. especializados em crimes do colarinho branco na penal. Agora imagina as áreas mais 'extravagantes' como Direito Privado Internacional, Tributário (matéria odiada por 7 entre 10 estudantes de direito), Bio Direito (que lida com clonagem, transgênicos etc).

Terceiro, a qualidade da maioria dos bacharéis e advogados hoje...

Quarto, SEMPRE haverá espaço para ótimos profissionais no mercado.

Não, não há a menor diferença (do ponto de vista mercadológico) entre alunos do prouni e alunos pagantes. Só escolha bem a sua universidade, dê preferência para as primeira linha.

Isto dito, espero ter lançado uma luz nesta questão tão difícil que é a escolha da carreira.

• Cara simplesmente te indico a fazer o curso, pois ele é bem completo e gostei bastante!

http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=p...

• se esta pensando em concurso publico, então faça outro curso, mas, se esta pensando em advogar dedique-se à leitura, leia muito, leia de tudo, não leia so "o direito" e empregue-se em escritório de advocacia, após 2 anos de curto seja estagiário e logo que puder seja estagiário da OAB, ENTÃO DEDIQUE-SE SOMENTE A UM RAMO DO DIREITO, O QUE MAIS GOSTAR E SE DER BEM, aí então estude e viva esse ramo do direito. SERÁS UM ÓTIMO PROFISSIONAL DA SUA ÁREA.

ADVOCACIA É A MAIS NOBRE PROFISSÃO SOBRE A TERRA. Ives Gandra

• Colega, concordo com o Manchester, o mercado está saturado de maus profissionais em todas as áreas. Pegue por exemplo computação, se você bate um carro certamente vai ter um técnico em informática olhando.. não importa onde e como você bater.. vai ter um na esquina.

Mas ainda assim está sobrando vagas não preenchidas de profissionais QUALIFICADOS.

Em direito, como profissional liberal não faz diferença se você se formou numa pública ou particular. Sua experiência contará muito mais que seu certificado, fora a dificuldade natural de passar no exame da ordem. E no concurso público desde que você vá bem nas provas, também o certificado não terá o mesmo peso que em outras áreas onde as públicas são mais "exigidas".

Agora, um futuro graduado em direito, seja qual for a profissão que irá exercer, não pode escrever "mim comunicar", "caracteRÍTIcas" e tampouco "para àà carreira". Se um advogado que cuide de minha acessoria jurídica fizesse isso eu seria obrigado a trocar no ato. E como juiz como levar à sério uma petição...."Eu e meu cliente vinhemos pedir de sua eminesncia..."

Sign In or Register to comment.