"o processo de criar algo novo, com valor, dedicando tempo e esforços necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal" (HISRICH, 2004)
, não se pode afirmar que todos os novos negócios são empreendimentos. Quando da criação de uma empresa que venha a fazer o que as outras já fazem, que passe a brigar pelos mesmos clientes, não há um empreendimento, apenas um novo negócio, o qual contribuirá apenas para dividir em partes menores um mercado já existente. Um empreendimento deve criar sua própria demanda, a partir da inovação, que cria uma nova satisfação para o cliente.
Para o bom empreendedor é necessário buscar a inovação, já que essa é a prática constante entre os profissionais da área. A postura do novo empreendedor deve mostrar que
"(...) a inovação é o instrumento específico do espírito do empreendedor. É o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de criar riqueza. A inovação, de fato, cria um recurso. Não existe algo chamado de ‘recurso’ até que o homem encontre um uso para alguma coisa na natureza e assim o dote de valor econômico (...)" (DRUCKER, 1985, p.39).
Existem vários termos para o significado de gestor e empreendedor, segundo o Dicionário Aurélio, significa: a) deliberar-se a praticar, propor-se, tentar (empresa laboriosa e difícil); b) pôr em execução. Segundo o mesmo autor, o empreendedor está sempre buscando a mudança, reage a ela e a explora como sendo uma oportunidade.
A decisão de iniciar um empreendimento, que para HISRICH (2004), é conseqüência de várias etapas, tais quais:
1. A decisão de abandonar a atual carreira ou estilo de vida;
2. A decisão de que um empreendimento é desejável;
3. A decisão de que fatores externos e internos tornam possível a criação do empreendimento.
Riscos
O desejo de iniciar o próprio negócio é fortemente influenciado pela cultura, família, professores e colegas. Qualquer uma dessas influências pode funcionar como fonte de estímulo para o empreendedorismo.
Notam-se dentre os empreendedores alguns traços de comportamento como pró-atividade, capacidade de organização, inovação e intimidade com o risco e com o fracasso.
De acordo com DOLABELA (1999),
"o risco é um dos fatores mais presentes no surgimento de um empreendimento. Empreender é assumir riscos, pois seu fundamento é o de utilizar os recursos disponíveis no presente com expectativas de retorno no futuro. Como o futuro a nós é incerto, o risco então passa a ser maior".
Segundo o mesmo autor,
"o fracasso é encarado pelo empreendedor como oportunidade de aprendizado. Ao invés de abaixar a cabeça ele se sente revigorado e animado para um novo projeto".
Combinados, os dois itens formam o diferencial de um empreendedor: a ausência quase total do medo de errar.
Entretanto, os novos empreendedores podem sim diminuir os riscos, bastando para isto que procedam com uma metodologia de trabalho, uma prática sistemática que possa ser controlada, como por exemplo, com a utilização de um plano de negócios.
Os riscos que devem ser observados antes de "aventurar-se" num novo negócio:
- dimensionamento adequado do investimento;
- negócio pretendido;
- gestão profissional.
A empresa tem que ter uma gestão que lhe permita assegurar recursos para reinvestir ou pagar os eventuais financiadores ou, se o capital for próprio, o custo de oportunidade.
Quanto às ameaças neste segmento, assim como os demais concorrentes, a empresa estaria sujeita a sentir os efeitos de uma alta nos custos devido à inflação, mudança de governo, alteração no hábito dos consumidores e qualquer outro efeito externo, fora do controle da empresa, segmentos saturados (poucos espaços para novos empreendimentos).
Para citar alguns exemplos:
- Locadoras de CDs, DVDs: Mesmo com o avanço de leis contra pirataria, atualmente no Brasil, não vejo como acabar definitivamente com tal ato. Outro fator são os inúmeros sites, blogs, ou até mesmo os programas de compartilhamento de arquivos via P2P. Fica quase impossível competir com concorrentes que fornecem algo, com uma qualidade pouco inferior da original, porém o mais crucial isso é de graça.
- Arquivamento de Documentação: Muitos empresários tem a brilhante idéia de arquivar a excessiva quantidade de papéis (como notas, documentos, comprovantes, etc.) que as empresas utilizam. Que por lei devem-se guardar por um período que vai de 5 até 30 anos. Vai o alerta: a receita federal assim como outros órgãos da união estão evoluindo para vez mais, e o atualmente arquive-se num futuro próximo serão armazenados em bancos de dados e solicitados pelo usuário via internet.
- Padaria, Peixaria, Açougue: Toda esquina tem, poucos com higiene e qualidade que são básicos. Também é claro que se você não conhece o segmento que irá investir, entre duas escolha uma, especialize-se ou desista.
Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico de um país. Esta é a conclusão do Global Entrepreneurship Monitor, baseado na pesquisa da Kauffman Foundation, the Babson College of Boston and the London Business School, a partir de pesquisas realizadas no Canadá, na França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Japão, EUA, Dinamarca, Finlândia e Israel.
Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.
Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
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Definição
Aceitando que um empreendimento é
"o processo de criar algo novo, com valor, dedicando tempo e esforços necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal" (HISRICH, 2004)
, não se pode afirmar que todos os novos negócios são empreendimentos. Quando da criação de uma empresa que venha a fazer o que as outras já fazem, que passe a brigar pelos mesmos clientes, não há um empreendimento, apenas um novo negócio, o qual contribuirá apenas para dividir em partes menores um mercado já existente. Um empreendimento deve criar sua própria demanda, a partir da inovação, que cria uma nova satisfação para o cliente.
Para o bom empreendedor é necessário buscar a inovação, já que essa é a prática constante entre os profissionais da área. A postura do novo empreendedor deve mostrar que
"(...) a inovação é o instrumento específico do espírito do empreendedor. É o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de criar riqueza. A inovação, de fato, cria um recurso. Não existe algo chamado de ‘recurso’ até que o homem encontre um uso para alguma coisa na natureza e assim o dote de valor econômico (...)" (DRUCKER, 1985, p.39).
Existem vários termos para o significado de gestor e empreendedor, segundo o Dicionário Aurélio, significa: a) deliberar-se a praticar, propor-se, tentar (empresa laboriosa e difícil); b) pôr em execução. Segundo o mesmo autor, o empreendedor está sempre buscando a mudança, reage a ela e a explora como sendo uma oportunidade.
A decisão de iniciar um empreendimento, que para HISRICH (2004), é conseqüência de várias etapas, tais quais:
1. A decisão de abandonar a atual carreira ou estilo de vida;
2. A decisão de que um empreendimento é desejável;
3. A decisão de que fatores externos e internos tornam possível a criação do empreendimento.
Riscos
O desejo de iniciar o próprio negócio é fortemente influenciado pela cultura, família, professores e colegas. Qualquer uma dessas influências pode funcionar como fonte de estímulo para o empreendedorismo.
Notam-se dentre os empreendedores alguns traços de comportamento como pró-atividade, capacidade de organização, inovação e intimidade com o risco e com o fracasso.
De acordo com DOLABELA (1999),
"o risco é um dos fatores mais presentes no surgimento de um empreendimento. Empreender é assumir riscos, pois seu fundamento é o de utilizar os recursos disponíveis no presente com expectativas de retorno no futuro. Como o futuro a nós é incerto, o risco então passa a ser maior".
Segundo o mesmo autor,
"o fracasso é encarado pelo empreendedor como oportunidade de aprendizado. Ao invés de abaixar a cabeça ele se sente revigorado e animado para um novo projeto".
Combinados, os dois itens formam o diferencial de um empreendedor: a ausência quase total do medo de errar.
Entretanto, os novos empreendedores podem sim diminuir os riscos, bastando para isto que procedam com uma metodologia de trabalho, uma prática sistemática que possa ser controlada, como por exemplo, com a utilização de um plano de negócios.
Os riscos que devem ser observados antes de "aventurar-se" num novo negócio:
- dimensionamento adequado do investimento;
- negócio pretendido;
- gestão profissional.
A empresa tem que ter uma gestão que lhe permita assegurar recursos para reinvestir ou pagar os eventuais financiadores ou, se o capital for próprio, o custo de oportunidade.
Quanto às ameaças neste segmento, assim como os demais concorrentes, a empresa estaria sujeita a sentir os efeitos de uma alta nos custos devido à inflação, mudança de governo, alteração no hábito dos consumidores e qualquer outro efeito externo, fora do controle da empresa, segmentos saturados (poucos espaços para novos empreendimentos).
Para citar alguns exemplos:
- Locadoras de CDs, DVDs: Mesmo com o avanço de leis contra pirataria, atualmente no Brasil, não vejo como acabar definitivamente com tal ato. Outro fator são os inúmeros sites, blogs, ou até mesmo os programas de compartilhamento de arquivos via P2P. Fica quase impossível competir com concorrentes que fornecem algo, com uma qualidade pouco inferior da original, porém o mais crucial isso é de graça.
- Arquivamento de Documentação: Muitos empresários tem a brilhante idéia de arquivar a excessiva quantidade de papéis (como notas, documentos, comprovantes, etc.) que as empresas utilizam. Que por lei devem-se guardar por um período que vai de 5 até 30 anos. Vai o alerta: a receita federal assim como outros órgãos da união estão evoluindo para vez mais, e o atualmente arquive-se num futuro próximo serão armazenados em bancos de dados e solicitados pelo usuário via internet.
- Padaria, Peixaria, Açougue: Toda esquina tem, poucos com higiene e qualidade que são básicos. Também é claro que se você não conhece o segmento que irá investir, entre duas escolha uma, especialize-se ou desista.
*(Ministério dos
Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico de um país. Esta é a conclusão do Global Entrepreneurship Monitor, baseado na pesquisa da Kauffman Foundation, the Babson College of Boston and the London Business School, a partir de pesquisas realizadas no Canadá, na França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Japão, EUA, Dinamarca, Finlândia e Israel.
Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.
Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.