química formula molecular, por favor!?

Cerca de 0,4g de um composto orgânico fornecem por combustão 1,1g de CO2, e 0,9g de água. Qual a sua fórmula molecular, sabendo que sua massa molecular é de 16g?

Update:

alguém poderia me explica como faz?

Comments

• Se sua massa molecular é de 16g e usou-se 0,4g podemos dizer que foram consumidos 0,025 mol dessa substância.

Do primeiro produto CO2 formaram-se 1,1g sendo sua massa molecular é 44g/mol, logo, formaram-se 0,025 mol de CO2.

Bom, sabemos que o comburente dessa combustão (pelos produtos que se formam) é o gás oxigênio ou O2, logo sabemos que a substância em questão é formada por carbono (que faz parte do gás carbônico liberado) e hidrogênio (que compõe a água), ou seja, é um hidrocarboneto, resta-nos agora descobrir a proporção desses elementos.

Como já disse acima, formaram-se 0,025 mol de CO2 e, por "regra de três" podemos saber quanto carbono foi proveniente da substância.

1 mol de CO2= 32g de O + 12g de C

0,025 mol de CO2= 0,8g de O + 0,3g de C

Desse modo, sabemos que de 0,4g desse composto, 0,3g de sua massa é formado por carbono, o resto então por lógica é hidrogênio 0,1g.

Sabemos então que no composto a massa do carbono é três vezes maior que a massa do hidrogênio. Para a massa molecular ser 16g/mol somamos a massa molecular do carbono 12g/mol com a massa molecular de 4 hidrogênio ou seja 4x1g/mol= 4g/mol isso obedece a fórmula molecular 12+4=16g/mol e a proporção 3x1 já que 4x3=12. Então, a fórmula desse composto é: CH3 ---> o hidrocarboneto metano!

Olha eu sei que ta complicado de entender me desculpe por não ser tão claro mas essa pergunta exige um conhecimento a mais na área de química e como sou técnico em química me desafiei com sua dúvida ^^ obrigado e um forte abraço, espero que entenda!

• vamos lá

combustão : reação com oxigênio que produz CO2 e H2O

a massa molecular é de 16 g ; logo :

0,4 g ( do composto ) -------------- 1,1 g ( CO2)

16 g --------------------------------x

x= 44 de CO2 ---------------- isso equivale a 1 mol de CO2

-------------------

0,4 g ( do composto ) ------------ 0,9 g de água

16 g ----------------x

x= 36 g de água ----------- 2 mols de água

CH4 +2 O2 ------------------------- 1 CO2 + 2 H2O

perceba que : foi fácil acertar os coeficientes no primeiro membro >> pois já possuíamos eles no segundo membro

o.b.s = o usuário que respondeu acima disse que a fórmula do metano é CH3 >> está ERRADO !

a fórmula molecular do metano é CH4 .

Sign In or Register to comment.