Vamos voltar a ser GENTE! Seria muito BOM isso não?

DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES, DE TANTO VER CRESCER AS INJUSTIÇAS, DE TANTO VER AGIGANTAREM-SE OS PODERES NAS MÃOS DOS HOMENS O HOMEM CHEGA A DESANIMAR-SE DA VIRTUDE, A RIR-SE DA HONRA E A TER VERGONHA DE SER HONESTO” Rui Barbosa

Fui criado com princípios morais comuns.

Quando criança, ladrões tinham a aparência de ladrões e nossa única preocupação em relação à segurança era a de que os “lanterninhas” dos cinemas nos expulsassem devido às batidas com os pés no chão quando uma determinada música era tocada no início dos filmes, nas matinés de domingo.

Mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos eram autoridades presumidas, dignas de respeito e consideração.

Quanto mais próximos, e ou mais velhos, mais afecto. Inimaginável responder deseducadamente a policiais, mestres, aos mais idosos, autoridades.

Confiávamos nos adultos porque todos eram pais e mães de todas as crianças da rua, do bairro, da cidade..

Tínhamos medo apenas do escuro, de sapos, de filmes de terror.

Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo que perdemos. Por tudo que meus filhos um dia temerão. Pelo medo no olhar de crianças, jovens, velhos e adultos.

Matar os pais, os avós, violentar crianças, sequestrar, roubar, enganar, passar a perna, tudo virou banalidade de notícias policiais, esquecidas após o primeiro intervalo comercial.

Agentes de trânsito multando infratores são exploradores, funcionários de indústrias de multas. Policiais em blitz são abuso de autoridade. Regalias em presídios são matéria votada em reuniões. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadões honestos.

Não levar vantagem é ser otário. Pagar dívidas em dia é bancar o bobo, anistia para os caloteiros de plantão.

Ladrões de terno e gravata, assassinos com cara de anjo, pedófilos de cabelos brancos. O que aconteceu conosco? Professores surrados em salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas.Crianças morrendo de fome de morte.

Que valores são esses? Carros que valem mais que abraço, filhos querendo-os como brindes por passar de ano. Celulares nas mochilas dos recém saídos das fraldas. TV,DVD, vídeo-games, o que vai querer em troca desse abraço, meu filho?

Mais vale um Armani do que um diploma. Mais vale um telão do que um papo. Mais vale um baseado do que um sorvete. Mais valem dois vinténs do que um gosto. Que lares são esses? Jovens ausentes, pais ausentes, droga presente e o presente uma droga.

O que é aquilo? Uma árvore, uma galinha, uma estrela, uma flor ? Quando foi que tudo sumiu ou virou ridículo? Quando foi que esqueci o nome do meu vizinho? Quando foi que olhei nos olhos de quem me pede roupa, comida, calçado sem sentir medo? Quando foi que me fechei?

Quero de volta a minha dignidade, a minha paz. Quero de volta a lei e a ordem, a liberdade com segurança. Quero tirar as grades da minha janela para tocar as flores. Quero sentar na calçada e ter a porta aberta nas noites de verão. Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a retidão de carácter, a cara limpa e olhar nos olhos.

Quero a vergonha, a solidariedade. Quero a esperança, a alegria. Teto para todos, comida na mesa, saúde a mil.

Não quero listas de animais em extinção…. Não quero clone de gente, quero cópia das letras de músicas, cultura e ciência.

Eu quero voltar a ser feliz! Quero dizer basta a esta inversão de valores e ideais.

Quero calar a boca de quem diz: “ a nível de”, enquanto pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER”!

E viva o retorno da verdadeira vida, simples como uma gota de chuva, limpa como um céu de abril, leve como a brisa da manhã! E definitivamente comum, como eu. Adoro o meu mundo simples e comum.

Vamos voltar a ser “gente”? Ter o amor, a solidariedade, a fraternidade como base. A indignação diante da falta de ética, de moral, de respeito... Discordar do absurdo. Construir sempre um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Não...se você e eu fizermos nossa parte e contaminarmos mais pessoas, e essas pessoas contaminarem mais pessoas...hein? Quem sabe?...

Parabéns ao autor desconhecido!

Comments

• Um mundo melhor começa em nós

Todos nós dese­jamos viver num mundo melhor, mais pací­fico, fraterno e justo.O problema é que as pes­soas sempre esperam que esse mundo melhor comece no outro.

Um sábio chinês chamado Confúcio disse, há cerca de 5 mil anos, que se alguém quisesse mudar o mundo, teria de come­çar por si próprio, pois mudando a si próprio, sua casa muda­ria. Mudando sua casa, a rua mudaria. Mudando a rua, o bairro mudaria. Mudando o bairro, mudaria o município e assim por diante, até mudar o mundo.

Bjos amigo!

• Sabe amigo , a gente as vezes pénsa que todos os valores se perderam por causa da criaçao de hoje . mais eu penso um pouco antes de afirmar isto , quando eu era criança , nao existiam psicologos , nem autodidatas , nem sequer se levava as crianças ao dentista , mais existia muito amor e respeito . A gente apanhava ate , se fizesse coisa errada , o pai da gente era o terror mesmo nao batendo , sabia se impor só com um olhar....hoje em dia isso nao pode ser feito sob pena de prisao ate ne ?.....hoje em dia os pais nao podem nem gritar com os filhos....levam ao psicologo e a ordem é dialogar....Hoje em dia filho bate em cara de pai....ameaça com policia,....foge de casa....rouba as coisas da casa para comprar droga.....mata ...em fim faz um montao de coisas que minha geraçao teria morrido de medo só de pensar em fazer . Agora te pergunto....qual era a melhor criaçao....esta de hoje em que pais quase nao podem corrigir seus filhos , ou a antiga em que nem que fosse por medo a gente fazia tudo direitinho e compreendia os pais ate quando batiam ?....eu sou da época em que a gente apanhava de reio como falavam , nao sei se tive a criaçao mais certa do mundo....apenas consegui ser trabalhadora e honesta....só que agora te pergunto....tem tantos politicos desonestos e corruptos que tbm sao da minha geraçao ( quase 60 ) entao porque viraram isso ?....nao foram educados assim , porque a criaçao era a mesma nessa época ,. Com certeza os pais deles ensinaram para eles o mesmo que me foi ensinado......e porque entao , sendo bem criados e educados depois viraram isso que sao hoje em dia ?...Eu como tanta gente dessa época fui ensinada a respeitar primeiro para chegado o caso tbm poder exigir respeito...porque se perderam esses valores ?.Se vc perguntar aos pais de hoje , tbm dirao que ensinam seus filhos a ser boas pessoas , o que esta acontecendo entao ?....ate que ponto o governo tem culpa ?....ate que ponto a familia tem culpa ?....ou sera que estas ultimas geraçoes nao conseguem ser guiadas por pessoas honestas?....sera que sao resistentes demais ?....qual o segredo para formar cidadoes decentes ?....antigamente tinha sim pessoas desonestas....só que nao era tanto como hoje ....quem errou ou esta errando ?......è dificil dizer....só que o resultado desta duvida geral , é uma naçao ou um mundo que sofre cada vez mais.......

• Como jah diria o grande sábio: Hj a maioria das pessoas só existe, não sabe o q é viver.. Faça diferente, viva intensamente e seja feliz"..

Abraços..

• Seria ótimo...

• Realmente as pessoas estão crescendo no tamanho e esquecendo de amadurecer...

O mundo está totalmente de cabeça para baixo, não se tem segurança para se sair na calçada de casa.

Temos que realmente a voltar a ser gente...

Bjao

• E parabéns para vc que nos trouxe esse texto, muito legal, amigo

Obrigada

beijo;*

• Ter bondade e Cortesia já são maravilhas que podemos vivenciar em nosso relacionamento com as outras pessoas.

Ter atitudes positivas...

____________@

____________@@__@@_____@

@_@__@_____@

@_____@@___@

@______@@__@

@_______@@__@

@_______@____@

@_____@____@

@____@____@

@_____@

@______@@“

@______@

@______@_@

@___@____@@

___________@____@__@

@_@___@

@______@

____@@_________@

_____@_________@

_____________@_@

______________@

A bondade é como uma flor fica bem em qualquer lugar.

As flores são excelente forma de propagação do Belo na sociedade, pois, se chegarmos a ponto de existirem flores onde quer que haja pessoas, a força para tornar ameno este mundo infernal será bem grande.

• Carrancho

Para voltarmos a ser GENTE .

Teriamos que acabar com tudo e RECOMEÇAR novamente.

Boa Sorte tks®

• Agradeço a Deus por ainda ter sido criada com princípios morais. Realmente é triste enfrentar essa verdade. Sem palavras pra tanta tristeza, a única coisa que gostaria de dizer é que devemos procurar o caminho da verdade para amenizar nossos medos, e esse caminho só tem seguindo os conhecimentos de Deus.

• Tem certas coisas que é loco,loco,loco. To na praia.

Sign In or Register to comment.