O que fazer para evitar que uma tentativa de conversão religiosa.......?

... se transforme em insistência desrespeitosa ?

Agradeço as respostas honestas

.

Update:

Oh cruel doubt:

"A pessoa vai perceber o quanto isso é chato e vai cuidar de sua própria vida."

Será que é mesmo assim tão fácil ?

Biah: concordo com você, mas tem pessoas que fazem disso o objetivo de vida (e às vezes de modo muito desrespeitoso).

falasério: sim, sem querer às vezes tem até que ser um pouco rude com pessoas que não se mancam.

Update 3:

ROLL-on: será que qualquer tipo de insistência já é fanatismo ? Isso daria uma boa pergunta nesta categoria.

bruxa_guinevére:

"Sem grandes dissertações" hehehe

Se dependesse de mim, você sempre faria grandes dissertações, pois os conteúdos que você aborda são sempre show de bola (mesmo quando não concordo).

Dar esmolas a quem não as pede: tem coisa mais aviltante do que isso ?

"Não entenda errado a minha analogia..."

Entendi " tim-tim por tim-tim " (fazia tempo que eu não usava essa expressão) e concordo inteiramente com ela.

Boa lembrança do Ruyzão.

Update 5:

Gatosão:

"Esse proselitismo doente me cheira mais a campanha política, à corrida pelo voto e/ou dizimo dos incautos."

E você ainda duvida ? Parecem aqueles vendedores que, após ouvir três "nãos" educados, esperam pelo quarto "não" acompanhado de uma cadeirada. rsrsrs

"Meliante" ? kkkkkkk

Estás inspirado hoje. Mas você tem razão. Grato por responder.

Eric-pastorzinho-engravatado:

Cães de que raça?

(nem responda, eu já posso imaginar)

Update 7:

Grande Airumã:

Essa regra também é a minha regra.

Obrigado pela resposta.

druida: eu sou ateu mas achei 90% da sua resposta nota 10, principalmente o trecho:

"O resultado da nossa ética é muito mais aglutinador do que qualquer tipo de coerção."

CLAP CLAP CLAP CLAP

tbe007:

"(...) mas não fique o tempo todo falando sobre isso. "

Pois é, rapaz. Nem uma pessoa que comungue da mesma fé aguentaria ouvir a mesma coisa o dia inteiro. E tem gente que parece um antigo LP quebrado.

Update 9:

Capeta:

O problema é eu dizer "Satã te ama" e a outra pessoa gostar da idéia.

kkkkkkkkkkkk

Mas valeu a sugestão.

Update 11:

888 (cont.):

“Se digo o Sábio dos sábios, é porque podem existir Sábios iguais a Buda, porém jamais superiores a ele.”

OK, entendo seu ponto de vista. Acho que você também entende que alguém discorde que Buda foi o mais sábio, sem desmerecer o valor que ele teve e ainda tem pra muitas pessoas. Eu, particularmente, acho que os homens mais sábios ajudam a montar um quadro mais nítido sobre a vida, as palavras de um com as palavras de outro nos auxiliam a ter um maior discernimento das coisas. Questão de ponto de vista meu.

“Esses equinos paid'égua trotraram driblando meu pensamento....”

Mas eles não aprenderam nada além de trotar (rsrsrs). São os ossos do ofício.

“ só resta seguir adiante....”

Então, sigamos, caro colega com o oito no Nick.

Belíssima resposta você elaborou.

Comments

  • Primeiro: Nunca tente converter ninguém.

    Ninguém vem ao Pai senão por mim - o Cristo.

    Somente o despertar do Cristo (segundo nosso entendimento, para outras religiões há outros nomes para se chamar esse fogo consumidor em nós) em nosso espírito é a verdadeira conversão e isso é uma experiência única, individual e intransferível. Não tem hora, lugar e muito menos cerimônias ou sacramentos. Acontece em nossa eclesias - nosso templo - nosso espírito. Falar livremente sobre nossa religiosidade sim, mas tentar levar alguém para o que tenhamos por verdade é um erro. Cada um tem direito ao livre arbítrio para escolher o que é melhor e nem sempre o meu melhor é o seu melhor e vice-e-versa. Apenas seja um exemplo - sinta, pense e faça segundo seus princípios, ou seja, agir mesmo dentro daquilo que fala ou prega. O resultado da nossa ética é muito mais aglutinador do que qualquer tipo de coerção.

  • A pergunta é: Quem, realmente, se converte?

    E mais: Por quê converter alguém?

    Eu acho que esses conversores/pregadores proselitistas deveriam criar vergonha e deixar as pessoas em paz.

    Quem acha que não está satisfeito com sua crença, automáticamente procura algo melhor.

    Esse proselitismo doente me cheira mais a campanha política, à corrida pelo voto e/ou dizimo dos incautos.

    Eu, simplesmente não permito tentativas e muito menos insistências desrespeitosas e levo o meliante, digo crente até a DP, por desrespeito.

    Abraço do Gatosão.

  • Moreno acho que devemos respeitar o outro, uma coisa é levar a palavra de Deus e Jesus até aqueles que não conhecem, outra é forçar a barra, afinal td que é demais é muito!

    Saúde e paz!

    Bjim no seu coração.

    Rosane

    Responda minha pergunta, ok?

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=200...

    Obrigada !

  • Oi! Prezado moreno.

    Sinceramente a minha amiga "♥Daniele♥", possui uma educação super refinada, ela é simplesmente maravilhosa! Quanto a mim! Vou comprar um Pit Bull ou adotar um leão, para quando os testemunhas de Jeová chegarem para me acordar às 8 da matina, e eu ainda cheio de ressaca, eles encararem as feras, já não agüento mais eles com suas historinhas, ainda me dão uma revista para que eu a leia, mas como? Se estou naquele estado periquitante, um gosto de sola de sapato furado, uma dor de cabeça daquelas, eu acho que joguei pedra na cruz não é possível! Vou passar numa loja de Umbanda vou comprar uma guia vermelha e preta e vou atende-los com ela no pescoço. Será que eles fogem? Não adianta colocar a campainha do lado de dentro não! Pois eles batem palmas até serem atendidos, a minha atual ainda os ajuda, me sacode, bom se porrada agora é sacudir e fala: "Vai lá, eu é quem não vou", acho que vou dar um chute no traseiro dela também!

    Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

  • Para mim, toda a tentativa de conversão religiosa é desrespeitosa.

    Acho que cada um é livre e vai atrás do que quer conhecer ou seguir.

    Blessed Be!

  • Olá Moreno,

    Sem grandes dissertações, esse assunto não me pertence...

    Apenas digo: Não quero e Nem tento converter ninguém... detesto isso, tenho abominação a quem quer "dar esmolas a quem não as pede".

    "Se a pessoa está sentada no chão, eu não vou lá puxá-la, a não ser que ela me peça...

    Não sei se ela quis sentar, entende?

    Porém, ela levanta se quiser... e se não conseguir, ela pede ajuda...

    Ela pode estar sentada pois para ela é melhor ficar assim... e eu não saiba que ficar sentada é muito melhor do que ficar em pé!"

    Não entenda errado a minha analogia...

    Apenas estou me referindo ao pensamento de respeito as pessoas, e não incomoda-las com as suas idéias.

    Pois é, já dissertei um pouco... não digo que foi uma dissertação, apenas uma pequena reflexão de um ponto da sua pergunta, porém não posso respondê-la, pois para mim qualquer tentativa de conversão religiosa é uma insistência desrespeitosa...

    Isso eu tiro por experiência...

    Abraços

    ____

    RuyLFreitas falou uma coisa que me fez lembrar um amigo de escola....

    Ele colocou na porta de casa: "Sou macumbeiro e não atendo Testemunha de Jeová" - o pior é que deu certo!... rsrsrsrs

  • Pra que tentar converter alguém??!!

  • Oi Moreno tudo bem?

    Olha uma boa maneira é cortar a conversa e sair de perto do insistente, não é proveitoso a pessoa ficar insistindo ainda mais quando é feito de forma desrespeite suas opiniões

    Eu já fiz isso, sair de perto de pessoas que queriam insistir em coisas nas quais eu não mudaria de opinião e ainda faria a pessoa perder o tempo dela

    Assim a gente corta conversa e não se stressa

    Um grande abraço e bom final de domingo

  • argumentar que :

    a mesma constituíção brasileíra que dá ao religioso o direíto à liberdade de religião & culto ; também se presta à quem quer seguir outro credo ou mesmo abrir mão da fé(como eu & demaís ateus) .

    comigo essa argumentação sempre funciona ! rsrsrs ...

    vida longa & próspera !

    http://www.bagofnothing.com/wordpress/wp-content/u...

    \\//_

  • O processo de conversão é uma prática que acredito está enraizado nas mais simples atividades humanas até as mais complexas. Como é isso? Posto que nascemos vazios de idéias e ideais, convertemo- nos ao que se apresenta, conforme é claro a nossa capacidade (que entendo como mérito).

    Qual a capacidade(mérito) de um ateu para se converter a uma idéia? Um cristão católico? Um evangélico? Um mulçumano? Um Budista? Assim por diante....

    Em casa convertemo- nos ao culto aos nossos deuses, pai e mãe, e santos, irmãos e irmãs.

    Na escola convertemo- nos ao ensino escolar dos mestres professores, até mesmo o analfabeto.

    Convertemo-nos ao mestre que nos ensina a profissão.

    Assim, conforme o mérito, o mestre, a doutrina, a senda, o inferno ou o céu, asssim por diante...

    A religião tornou- se antipatica ao passo em que os movimentos neopetencostais disputam acirradamente cabeças de fiéis para enfileirar as reses de seus rebanhos, um jogo meramente comercial.

    Então o assunto tão decantado, religião, tornou- se mais insuportável ante esse quadro de hipocrisia desses grupos de despreparados, mortos de fome.

    O sentido da conversão, porém, é de uma raiz que atinge a pureza da vida.

    Um rapaz diz ao seu amigo: " Em tal lugar, tem um bar, assim assado. Te espero lá, você vai gostar!" - assim converte seu amigo a um novo ambiente e rituais, próprio de cada lugar. O rapaz ofereceu aquilo que ele descobriu, que ele provou e gostou, então ele ofereceu ao seu amigo.

    Isso acontece em assuntos menores como uma diversão de fim de semana, então se torna essencial quando se trata de sua orientação ética, moral e espiritual.

    Mestres religiosos do passado, mesmo o cristo, que é uma invenção, uma ficção, mas vamos citar Buda, Sócrates, entre outros, só convertiam as pessoas pela força de suas ações, assim mantendo- as junto a força de suas palavras e poder de seus pensamentos.

    Num processo de conversão, se a pessoa apresenta sua idéia, e o ouvinte apresenta argumentos e contra- argumentos para destruir essas idéias e propor outras, então, vejo que isso desistimula bastante o processo. Como é isso.

    Se evangélicos se apresentam no portão de minha casa e se oferecem para ler a bíblia comigo, hoje me sinto até feliz por isso, pois troquei o enfastio pela compaixão, então me apresento como Budista, tratando- os bem na medida do possível, sem lhes dar muita corda, é claro, então, convido- os à minha leitura da Bíblia, na minha interpretção como Budista. Geralmente, basta dizer que sou Budista e eles arrumam qualquer desculpa e saem. Espíritas e Agnósticos são bem interessantes, debatem, tem muita carga cultural, mas vivem sem um mestre que lhes diga, esse é o caminho. Caminhar sozinho, construir o caminho, isso é muito difícil, eu prefiro seguir alguém que já trilhou esse caminho, afinal, começamos assim (o pai, a mãe, etc...).

    Em um caso que haja insistência desrespeitosa, cabe a fineza de bater a porta na cara da pessoa se preciso, afinal...

    Se somo agredidos, devemos nos defender.

Sign In or Register to comment.