Dúvida sobre faculdade! Psicologia x Psiquiatria?
Qual é a melhor opção pra mim? Quero cuidar de pessoas que tenham doenças do tipo, Fobia Social, Sindrome do Pânico etc...
Me digam mais sobre ambas faculdades, Obrigado!
Qual é a melhor opção pra mim? Quero cuidar de pessoas que tenham doenças do tipo, Fobia Social, Sindrome do Pânico etc...
Me digam mais sobre ambas faculdades, Obrigado!
Comments
Assim o caminho para as 2 são bem diferentes mas as profissões bem parecida. vamos entender a Psicologia possui um curso de nível superior próprio enquanto que a psiquiatria o profissional da mesma é formado em medicina com especialização em psiquiatria ou seja o tempo é bem maior, mas ao meu ver a formação é mais completa
Oi chuck ! Se você quiser fazer Psiquiatria terá que fazer toda graduação em medicina e depois se especializar em psiquiatria porque não existe faculdade de psiquiatria,pois nessa área você tem que avaliar o estado clínico do paciente e receitar medicações e vai enfatizar o orgânico do paciente e não apenas a psíquie da pessoa ,por isso terá que fazer 6 anos de medicina. Já a psicologia não pois ela trata apenas do psicológico do ser humano e você pode se especializar em mil coisas depois tipo psicopatologia,psicopedagogia,psicologia clínica ,social etc. A psicologia é um curso muito complicado que exige muita leitura ,muita leitura mesmo do tipo Sigmund Freud,Lacan é o que você mais vai ler ,também é uma área muito disputada no mercado de trabalho,por isso se você for fazer esse curso,é bom dar o melhor de si em tudo o que puder e se quiser ter um salário razoavelmente bom faça um pós doutorado ou se especialize em alguma coisa. Você tem que ter a mente bem aberta porque depois que começar fazer psicologia vai ver o mundo de uma forma bem diferente do que costumava ver e vai se libertar de tudo o que te prendia e o tornava infeliz. Digo isso porque ja estudei psicologia na UFRGS mas troquei de curso porque não me adaptei . Agora a escolha é sua . Espero ter ajudado !
Ok mano, vamos la intao.
Vou te dar una definicao sobre cada uma, porque creio que e iso que esta procurando.
No estudo da pscologia, voce vai aprender como funciona o pscologido de cada gerak do ser humano, de forma mais detalhada, na qual voce vai estudar como uma pessoa vive no ambiente. Parece complicado a definicao mas nao e. Basicamente voce nao vai tratar de pessoas doentes, vai cuidar de pessoas que tenham trantornos psicologicos, ou seja nao sao doidos mas sim precisam descobrir oque tem, oque passa na mente deles mesmo, que o acabam a levamdo a situacoes de desconforto.
No estudo da psqiatria, voce realmente vai tratar de mentes que sao anormais a maioria da sociedade, ou seja com problemas mentais mesmo. E o problema vai variar de pessoa por causa.
Definicao rapida:
Psicologo: trabalha com pessoas normais, que tenham algum transtorno causado na vida.
Psiquiatra: cuida de pessoas que tenham problema mentais.
Esse e um ero muito comum das pessoas achar q casas psicologicas ten doidos, mas onde twn doidos sao em casas psiquiatricas.
Espero ter ajudado amigo .. Vota aii ) melhor resposta. Obrigado
Então, meu amigo, primeiramente, você precisa fazer a faculdade de Medicina, terminá-la, aí, sim, para você fazer uma especialização em Psiquiatria. O curso de Medicina dura 6 anos e a especialização dura 3 anos( você terá que fazer uma prova pra residência médica pra essa área).
Portanto, estude bastante e dedique-se.
As pessoas que sofrem de doenças como Fobia Social, Síndrome do Pânico, Distúrbio Bipolar do Humor, etc, são tratadas com o médico psiquiatra.
Um abraço.
OMG eu tbm tenho o mesmo sonho de facul que você *-* Olha, psicologia é mais para orientar as pessoas com seus problemas e tals. Já a psiquiatria cuida mais de receitar remédios já que, para ser psiquiatra tem que fazer psicologia e depois medicina por causa que se prescreve remédios. Digo a você que independentemente da faculdade que você escolher, vai estar fazendo uma grande escolha! Boa sorte!