Minha gatinha teve filhote ontem porém...?
É a primeira vez dela como mãe, ela tá muito assustada, teve os filhotinhos dentro da minha gaveta --' até ai tudo bem, teve um parto feliz e saudável, veio 4 filhotes( 3 branquinhos siameses igual ela e um todo malhado.. mto danado por sinal) seguinte, um dos branquinhos é bem quieto e retraído, é o mais pequenino, os irmão dele dormem tudo em cima dele, depois ele não consegue sair e fica chorando minha gatinha vai lá e fica muito assustada, não sabe o que fazer com eles eu acho, pq quando eles choram ela começa a olhar pra mim miando pra mim, ahh e tem mais uma coisa ninguém pode entrar no meu quarto pq ai ela começa a rosnar, só deixa eu entrar e mal ainda.
GENTE minha mãe acabou de me chamar, a gata pegou o filhotinho mais frágil que eu citei em cima, e tava querendo levar pro guarda-roupa da minha mãe, ela derrubou 3 vezes o filhote, tava pegando ele pelo pescoço, só que começou a miar e ela se desesperou e pegou ele pela barriga!!! Caramba to desesperadaa alguém me ajuda pela amor de Deus!!!!
Update:Nossa obrigada a todos que responderam me ajudaram muitoo mesmo, já sei o que fazer com o pequenino, graças a vcs né? Muito obrigada mesmo. Agradecimentos especiais:Perse, Ana luiza, Juliana, Danda.Vcs não sabem o quanto me ajudaram, vlws ai aos demais tbm )
Comments
Luna, é normal que a gata fique assustada e que estranhe as pessoas principalmente sendo a primeira cria dela. Procure evitar que as pessoas fiquem pegando ou tocando os filhotes, isso vai deixá - la ainda mais insegura, alguns animais podem até matar os filhotes na tentativa de tentar protege - los se sentirem que estão ameaçados. Já vi vários casos assim na minha rotina.
Se quiser pode tirar os filhotes de dentro de sua gaveta e coloca - los em uma caixa grande o suficiente para sua gata se movimentar dentro dela sem problemas e que tenha espaço para que ela se deite livremente não correndo o risco de ela deitar sobre os filhotes, a caixa deve ser forrada com jornal e ficar em um local aquecido, sem corrente de ar. Prefiro jornal pois não tem o risco de os filhotes enroscarem as unhas e acabarem se machucando como acontece com panos, além de ser mais higiênico podendo ser trocado sempre que estiver sujo. Porém eu manteria a caixa no seu quarto mesmo, uma vez que foi o local que ela escolheu pois se sente mais segura lá. só não ligue o ar condicionado (ver o outro tópico).
Uma vez que ela tolera sua presença proximo aos filhotes, somente você deve mexer com os pequenos, assim tua gata fica mais segura.
Quanto ao filhote mais fraquinho, já aconselhei no outro tópico, se vc perceber que ele não está mamando deve segurar os outros filhotes para que só ele mame, e só depois deixar que os outros filhotes mamem, ou então optar pela mamadeira com leite próprio para gatos (esqueci de dizer, vc tem que fazer com que o filhote sugue a mamadeira nunca forçar o leite, se vc forçar e ele não engolir o leite pode ir para o pulmão e vc perde seu filhote com pneumonia aspirativa deixe ele mamar o quanto quiser, normalmente você sabe quando ele mamou o suficiente pois a barriguinha dele fica estufada após mamar e depois coloque ele com a mãe, lambendo os filhotes ela irá estimular que façam xixi e coco,eles só começam a fazer sozinhos por volta dos 10 a 15 dias de vida), e é normal os filhotes dormirem uns sobre os outros eles fazem isso para se aquecerem, pois como disse no outro tópico eles não controlam a temperatura do corpo até mais ou menos os quinze dias de vida.
Espero ter ajudado e mande noticias sobre os filhotes
isso sempre acontece em uma ninhada sempre tem aquele filhote que come menos do que os outros,quando desmamar,separe sempre a comida dele se não os outros irão comer quanto ao da gata estar assustada é normal até as experientes ficam assim,ela está com ciumes dos filhotes por isso gatos e caes mudam os filhotes de lugar,para protegelos.fique calma os filhotes vão crescer firmes e fortes,agora que ela está amarmentando de bastante leite pra ela ajuda.e ração pra filhotes pois vai ajudar na nutrição e hidratação dos filhotes a gata come mesmo sendo ração pra filhotes isso vai ajudar a gata e os filhotinhos.
fica calma a mãe animal tem o dom certo p cuidar dos bichinhos, mais num fica pegando muito nos bichinhos pq sinão ela pode querer abandona-lo ficar sem querer dar de mamar e rejeita os bichinhos então vc deve coloca-lo em um local onde crianças não chegue perto pq ela fica assustada e sai de perto evita colocar em local com muitas gentes vc sabe q gato com gente estranha fica muito arisco
Olá Luna,
Por ser a primeira ninhada o comportamento de sua gata é normal, ela costuma levar os filhotes pelo pescoço p/outros lugares para protegê-los. O que você poderá fazer colocar ela com os filhotes em uma caixa, ou em um lugar que ela se sinta segura e aceite. Se você não fizer isso ela vai levar os filhotes diversas vezes até encontrar um lugar que ela acha que está protegida e segura. Quanto ao filhote frágil, sempre em toda ninhada tem um. O que você poderá fazer é colocar ele para mamar e se ele não conseguir, alimente-o com leite de bebê com um colher pequena (café)... foi assim que eu sempre salvei os meus.
Boa Sorte!!!
O que te aconselho é o seguinte:
Dê atenção pra gata.
Coloca ea na caixinha dela, deitada, pros gatinhos mamarem.
Faz carinho nela.
Assim ela vai ficar mais calma.
Ela tá querendo proteger o menorzinho, por isso que deve ter pêgo ele.
Se tu ver que não vai dar certo, faz carinho nela, pela o gatinho, coloca ele num lugar seguro e leva ela pra lá.
Acha um canto bem escondido, que daí ela vai se sentir protegida e não vai mais precisar "esconder" os gatinhos qnd se sentir ameaçada.
olha eu tive uma gata que ganhou filhotes dentro do meu guarda-roupas ai eu peguei uma caixa com um pano que esquenta e coloquei os quatro lá dentro no começo ela pegava um por um e colocava dentro do sofá da sala e as veses no guarda roupas também elas tem muito ciumes e muito cuidado nessa fase ai elas querem protege los em um lugar que é mais fechado possível ... depois de uns 2 meses eu ganhei um filhotinho abandonada pela mãe ele era recém nascido ai eu coloquei junto dos dela só que ele era menor e diferente então ela o rejeitou e não quis amamenta lo ai ela o pegou pela boca e pulou a janela com ele eu encontrei ele morto em baicho da cama ... ela o deichou cair ... depois quando eles crescerem mais ela vai mudar só que nessa fase tem que ter muita pasciencia ok .. cuide bem deles boa sorte
Fique calma. Ela está se sentindo ameaçada e por isso quer esconder os filhotes. O ideal é evitar que as pessoas entrem no quarto e a incomodem. Sugiro que você pegue umas três caixas de papelão, coloque um cobertorzinho neles e espalhe pelo quarto onde a gata está, de preferência em lugares "escondidos" (atrás de algum móvel, por exemplo). Deixe as caixas de lado e meio fechadas, que parecerão mais seguras peara a gata. Quando ela sair da gaveta, você pega a gata e calmamente mostra para ela as caixas, levando-a em cada uma delas. Aí, se a gata quiser, poderá levar os gatinhos para um dos esconderijos que você preparou. E quando vir a gata com gatinho na boca não se preocupe. Ela pega do jeitinho certo para não machucar os bebês.
fique calma que ela vai se acalmar tb e com o tempo ela vai se acostumar com as visitas, mas por enquanto ñ deixe ninguém pegar nos gatinhos pq ela tem ciúmes...fico feliz por vc e pela sua gatinha... parabéns, ok?
ele se machucou?
CAAALMA! VC TEM QUE SE IMPOR À ELA. ARRUMA UM LUGAR PRA ELA FICAR JUNTO COM ELES.PEGA ELE NO COLO E COLOCA ELE NO LUGAR QUE ELA QUER.