porque todos acham que mineiros falam errado?
Eu sou mineiro, e sofri preconceito em todos os lugares fora de minas gerais, menos no acre porque lá não mora ninguem, e tambem no amazonas onde todos são alnafabetos
mas eu foi no mexico e lá eles não sabem falar uma palavra em portugues corretamente,
e tambem em portugual, la o sutaque deles é pior que o dos paulistas e dos cariocas.
Comments
O brasileiro é um povo tão ignorante, que, não se "conhece" a si mesmo, meu amigo...
Por isso, esses tipos de preconceitos: que mineiros são todos caipiras, que falam errado, que são traiçoeiros, &tc...
Depois, outros: que carioca (fluminense) é vagabundo, só pensa em ir para a praia... Que baiano é preguiçoso e lerdo... E, por aí vai... (tsc! tsc!)
Sabe o que EU penso sobre os mineiros? Para ser sincera? Acho que os mineiros são, um pouco, meio "pavio-curto"... Mas, em compensação, são muitissimo religiosos, e, são pessoas que possuem, no seu jeito de ser, até uma certa melancolia... Acredito que tudo isso se dê pela paisagem de Minas Gerais, que faz a gente sonhar, "viajar"...Talvez seja por isso que, de Minas Gerais, saiam tantos grandes poetas, e, grandes compositores da MPB...
Minas Gerais é muito lindo... E, os mineiros, muito talentosos!... É isso...
Nós mineiros temos por costume e cultura abreviar as palavras, por exemplo a palavra você, mineiro fala "ocê" , "cê"... e outras várias palavras do vocabulário que em outros estados são consideradas erradas, o que realmente é. Mas assim como aqui em Minas, cada estado tem sua cultura e seu modo próprio de falar.
Talves seja pq ñ tem o costume de ouvir um sotaque diferente a maioria das vezes é isso. Ai confundem sotaque com erro de palavras!
Porque nós temos o costume de cotar as palavras ao meio.
Porque nós mineiros realmente e infelizmente somos os campeões dos erros de concordância verbal e falta de plural nas palavras. E o pior, nem percebemos. Vejam exemplos do nosso dia-a-dia:
- tem quantas vaga de carro?
- as loja dos shopping aqui fica tudo vazio
- os cartório aqui fica tudo lotado
- aqui tem mais de 500 bairro
- eu queria vê ocês carregando essas coisa tudo
- aqui tem muito mais home do que muié
- ce pirô, num vô lá nem vê
- nessa faixa fica tudo garrado
- eu peguei todos os sinal fechado
- nós tamo quereno vê se as coisa vão miorá
- os home tá cabando tudo
- essa semana tem feriado, vôinmendá tudo
- quero nem sabê, vô joga os pé pra cima...
Bem, sou mineiro mas moro no Rio há mais de 30 anos. E nesse tempo todos, não senti nenhum preconceito ou restrição quanto ao meu modo de falar. Pelo contrário, recebi vários elogios pelo modo como conseguimos dizer uma frase imensa como se só tivesse uma palavra ao cortar e unir todas elas.
Eu tambem sou e nunca tive preconceito com isso nao