Como vocês sabem se Deus existe sem ter evidências?
Observação:
-O clichê "sentir a presença de Deus" não conta!
Já vi gente sentindo presença de fantasmas, de unicornios, de vampiros...
Update:Joe Oliveira, tem certeza? Quando eu estou na pior eu peço ajuda para um amigo que EXISTA.
Update 3:Se nenhum amigo que exista estiver perto, eu simplesmente aceito que estou ferrado. Um ser que não existe nada pode fazer por mim.
Comments
Em alguns casos, mesmo se Deus aparecesse na frente da pessoa ela não ia acreditar nele. É assim no seu caso? Prefere ignorar todas as evidências para afirmar a si mesmo que é 'independente', que pode fazer o que quer?
"evidencias",são coisas que o ser humano inventou faz pouco tempo,e pensar e sentir,são dois meios complementares que temos para conhecer as coisas.
Absolutamente ninguém SABE se Deus existe ou não.
As pessoas confundem muito o ACREDITAR e o SABER, bem como EVIDÊNCIA e PROVA. E isso não acontece só Cristãos não. Tem muito ateu que afirma que Deus não existe, mas isso é apenas uma crença também.
O que muito cristão faz é usar "evidências anedóticas". Ou seja, diz que ELE presenciou, sentiu, viu, ouviu alguma coisa e quer que todo mundo aceite isso como uma prova.
Vou dar um exemplo que costumo usar pra mostrar essa diferença:
1º - Imagine que você acha que sua namorada saiu e te corneou. Você liga pra ela, pergunta se ela saiu e ela diz não. Aqui você tem a opção de ACREDITAR ou não, sem motivo nenhum, mas você não pode saber porque não tem evidência nenhuma.
2º - Agora, imagine que você, ainda desconfiado, pergunta pra mãe dela, amigas, irmã, se ela saiu e elas confirmam que ela ficou em casa. Aqui, você acredita e tem motivos que te fazem acreditar, mas o testemunho dessas pessoas não prova nada, pois podem estar encobrindo ela.
3º - Agora, imagine que a casa dela tem câmeras de segurança e, ainda desconfiado, você vai verificar os vídeos (não façam isso, pelamordedeus!). Você assiste e vê que ela realmente não saiu de casa. Aqui sim, você pode dizer que SABE que ela não saiu, pois tem uma prova incontestável disso e deixa de ser crença, para ser fato.
A verdade é que uns acreditam, outros não. Mas SABER mesmo, ninguém sabe...
Acredite que EVIDÊNCIA é um termo perigoso.
Em alguns estados dos USA ela já foi até banida, exceto quando cientificamente comprovada.
Existe a evidência anedótica (anedota, piada) que pode ser válida. Porém, eu utilizo sempre o entendimento de que quando uma só pessoa vê, o que ela vê é produto do próprio cérebro. Quando uma multidão ou muitas pessoas vêem isso pode ser crível, mas ainda assim sob análise.
Contudo, Deus é um ente dedutível pela inteligência. E seu relacionamento com outros seres também. Dedutível por raciocínio. Basta se esforçar. Quem o conhece não se enquadra obviamente nem como ateu, nem nem como religioso nem como agnóstico de qualquer forma. A propósito, por incrível que possa parecer, Jesus repudiou, renegou, todas as religiões que existiam ou que viessem a existir.
Abraços
Simples... como voce sabe que o vento existe se voce não o vê? Assim é Deus, voce não o vê, mas pode ver as obras que Ele faz.
Então se voce permitir, Deus pode fazer muitas obras em sua vida. Daí voce terá evidências de que existe Deus. Experimente!
Um abraço e que Deus te abençoe.
Cultural e pessoal, pois ninguém tem absoluta certeza de nada!
sou ateu tbm, mas nao porqe sou contra todas religioes!
mas por ter experimentado de todas as religioes, e nenhuma me atraiu!
alem de eu acreditar muto na ciencia coisa que muitas religioes tentam esconder.
ao meu ver a religiao só nasceu pra respostas qe antes a ciencia nao tinha!!
pois do mesmo modo que você acredita na ciência ou na não existencia de deus , eu acredito em deus
( estamos kits ) .
tirando isso creio que só depende da fé.
bom não sei se você acredita em demonios ou na maçonaria , isso é um forte indicio da existencia de deus
Vc pode ñ crer que Deus escuta vc ou que haja uma ligação espiritual, mas que existe um criador é fato!
Voce duvida mas quando estiver na pior a primeira coisa que fara sera pedir ajufa a ele.