Um tio pode se casar com sua sobrinha?

PS: o tio , irmao da mae da menina, se casa com sua sobrinha. Isso é possivel?

Ele tem 36 e ela 18

Comments

  • O Novo Código Civil disciplina no art. 1.521, IV, a impossibilidade de casamento entre irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau inclusive (aqui inclui tios e sobrinhas).

    Segundo o professor Euclides benedito de Oliveira, “o novo Código não contempla a ressalva de autorização judicial para o casamento entre os colaterais de terceiro grau (tio e sobrinha), que no atual sistema jurídico tem lugar por força de disposição do Decreto-Lei 3.200/41. Resta questionável se estaria revogada essa norma excepcional, diante da norma genérica do novo ordenamento civil, ou se mantida como regra especial prevalecente.”

    Outra posição interessante é a do professor Álvaro Villaça Azevedo, o qual se pronunciou em Janeiro de 2004 no seguinte sentido: “Uma situação bastante questionada é a do casamento de colaterais de terceiro grau (tio com sobrinha e vice-versa), proibida no inciso IV do art. 1.521. Eu sugeri uma futura modificação nesse inciso, de forma a constar, em sua parte final, que os colaterais estarão impedidos de casar-se, não até o terceiro, mas até o segundo grau. Esse inciso, como hoje redigido e vigente, impede a união entre tios e sobrinhas e vice-versa. O Decreto-Lei nº 3.200, de 19-04-1941, que possibilitava o casamento de colaterais do terceiros grau (arts. 1º, 2º e 3º), ficou revogado nesse ponto, o que poderá criar um conflito com as pessoas que se casarem por essa regra. Esses casamento vêm sendo admitidos desde o advento desse decreto-lei, pacificamente.”

    Porém, tal questão é uma "vexata quaestio" (questão controvertida), pois muitos ainda defendem a revogação do referido decreto e a impossibilidade de tal tipo de casamento. De qualquer forma, já sabe qual tese seu advogado defenderá, dependendo da Justiça aceitar ou não.

    Eu sou contraaaaaaaaaaaaaaa! (my opinion)

  • Este mundo ta perdido....

  • Aonde esse mundo vai parar

  • Eu acho muito esquisito isso, se fosse minha filha eu nao aceitaria não, é muito estranho!!

    bjs p vc

  • pode , mas nao deve!!!!! (de maneira nenhuma)

  • Eu acho que pode. E eu não vejo nada de errado nisso, se lembrar no tempo de Adão e Eva, você vai ver que e simplesmente normal, o que deus disse era para nos espalhar e se multiplicar.

    Mas infelizmente existem pessoas que gostam de tirar proveito das pessoas e não sentem amor.

    Um casamento assim sempre acaba em tragedia.

  • credo que horror... tomara que não seja permitido esse munda ja ta perdido!

  • se a familia concordar acho q sim , mas nao é ,certo q horror!

  • Pode, mais não deve.

    Responda a minha: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Am...

    (¯`•¸·´¯)Abraços(¯`·¸•´¯)

  • se eles quiserem ter filhos defeituoso quem sabe... se ela quiser aos 60 ser viúva ta,bém é uma boa pedida

Sign In or Register to comment.