Que Fios usar em meu Chuveiro.?
Meu chuveiro esta ligado em 2 disjuntor C50 da siemens com fio de 2,5mm a uma distancia de +ou- 11,5m, e quase que diariamente o disjuntor desliga. O que devo fazer que fio devo usar.?
meu chuveiro 220V 7500W
40A 6mm
Meu chuveiro esta ligado em 2 disjuntor C50 da siemens com fio de 2,5mm a uma distancia de +ou- 11,5m, e quase que diariamente o disjuntor desliga. O que devo fazer que fio devo usar.?
meu chuveiro 220V 7500W
40A 6mm
Comments
Pode usar fio ou cabo de 10mm,eu estava com esse mesmo problema,o eletricista colocou dois fios de 10mm,e o fio terra de 6mm puchado do fio neutro,como agora é difícil achar fio sólido de 10mm,pode usar o cabo de 10mm que é igual,os disjuntores de 50 está ótimo,com esses fios pode instalar até aquele chuveiro grande,o mega banho da corona!
Você mesmo já tem a reposta: fio 6mm e disjuntor de 40A. No próprio chuveiro tem essas especificações. Se você seguir essa recomendação não terá mais problemas com seu chuveiro.
use o fio 6mm, disjuntor bipolar 40 amperes.
Amigo veja la nesse site tem uma boa explicação sobre esse assunto e outras coisas interessantes sobre elétrica
http://extremecse.blogspot.com.br/
use fio de 6mm
Caro Degone
O disjuntor é um dispositivo de proteção TERMO_MAGNÉTICO desarma por dois motivos CURTO CIRCUITO (quem atua é a parte magnético), e AQUECIMENTO (quem atua é o termico)
Portanto não adianta trocar apenas o disjuntor aumentando a capacidade de corrente do mesmo pois com aquecimento do CONDUTOR (fio 2,5mm), o TERMICO do disjuntor atuará
RESOLVENDO
POTENCIA DO SEU CHUVEIRO: 7500 W
TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO (voltagem): 220 v
Divido 7500 por 220 fica 34,09 amperes ou comercialmente um disjunor de 40A
Agora pegando a tabela de fiação para capacidade de corrente encontramos o cabo 6mm
Na sua pergunta já tem a resposta na ultima linha 40A 6mm
Colocar disjuntor bipolar de 40 Ámperes, com fios de 6mm flexível, diretamente da caixa de distribuição, fio terra (verde) de 4mm flexível, diretamente da caixa de entrada (aterramento). Também é recomendável colocar um disjuntor DR (disjuntor residual), na caixa de distribuição para toda a rede da residência. Porém, deverá efetuar todo o dimensinamento da rede interna, para que todo o circuito elétrico esteja balanceada e com segurança.NB 5410.
O fio 6mm seria o ideal. e o dijuntor de 40 A cada fase.
Verifique também, o fio que entra no quadro de distribuição a bitola dele.
Contrate um eletrecista para fazer a verificação.
Boa sorte!
1º) Seu condutor está absurdamente sub-dimensionado. Para um chuveiro de 7500w em 220v o correto é um cabo de 6mm², que suporta até 41A, em uma instalação com eletroduto embutido na alvenaria.
2º) Para proteger o teu circuito, o disjuntor deve ser de 40A 220v.
Só quero te lembrar que eletricidade é coisa séria, e você sempre deve procurar um bom profissional pra fazer qualquer alteração nas instalações da tua casa.
Um Abraço!
Seu fio está muito fino. Use de, pelo menos, 4mm. Talvez até 6mm.