Pode ter T. Borderline e T. Bipolar em uma mesma pessoa?

..e o que é transtorno de personalidade? pode ter os dois junto?? meu psiq acha q tenho os dois.

Update:

meu 1º psiq disse q só tinha transtorno bipolar e o meu atual disse que tenho os dois! to perdida!

Comments

  • Anna

    Para facilitar a comunicação (um profissional no Japão entenda o que estou falando) um consenso internacional classificou os distúrbios psiquiátricos em 5 eixos. Os dois mais comuns no dia-a-dia de um consultório são os transtornos afetivos e os da personalidade (bipolaridade é afetivo e borderline personalidade). Eles estão assim separados em diferentes eixos porque são estruturalmente muito diferentes. Mas apesar desta diferença, percebemos cada vez mais que estão intimamente interligados. Realmente acredite, é impossível aqui neste espaço te explicar as diferenças e interligações. Só pra te dar uma idéia, o estudo da personalidade na faculdade é matéria de dois semestres.

    Objetivamente, a resposta é sim, uma pessoa não só pode ter os dois juntos bem como existem fortes indícios de que uma pessoa borderline tem maior probabilidade de manifestar bipolaridade do que outra que não tem transtorno da personalidade.

    Este link abaixo é um excelente artigo que acredito vai ser de grande proveito pra você. É um artigo técnico, mas se precisar de ajuda é só me retornar.

    abraço

  • hahahaha a Patmel foi meio radical, sou Borderline, e conheço bipolares, inclusive faço tratamento. Bom, começando, Bipolaridade: o transtorno bipolar é uma forma de transtorno de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase de maníaca ou hipomania, hiperatividade e grande imaginação, e uma fase de depressão, de inibição, lentidão para conceber idéias e realizar, e ansiedade ou tristeza. Juntos estes sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaco-depressiva.

    agora o transtorno borderline: é um padrão invasivo de instabilidade dos relacionamentos interpessoais, auto-imagem e afetos, e acentuada impulsividade que começa no início da idade adulta e está presente numa variedade de contextos. Está mais presente nas mulheres...

    e é possível sim haver os dois transtornos, mas posso dar um conselho? consulte outro psiquiatra e tenha uma segunda opinião, fui tratada dois anos com medicação para bipolar e isso me fez muito mal, os transtornos por serem muito intensivos e as vezes parecidos podem confundir o psiquiatra, a mente humana é um mistério, por isso é sempre bom ter uma segunda opinião. Um beijo!

  • Sim, é possivel. Aliás é bem comum, isso se chama COMORBIDADE.

    "O termo comorbidade é formado pelo prefixo latino "cum", que significa contigüidade, correlação, companhia, e pela palavra morbidade, originada de "morbus", que designa estado patológico ou doença. Assim, deve ser utilizado apenas para descrever a coexistência de transtornos ou doenças, e não de sintomas. ...."

    Na maioria das vezes a comorbidade só eh percebida mais tarde, e não de cara, talvez foi por isso que seu 1° psiquiatra nao diagnosticou.

    Boa sorte

    Bjo

  • Claro que pode. Assim como um cão pode ter sarna, carrapatos e pulgas, tudo ao mesmo tempo.

  • Quem tem o Transtorno Borderline aumenta o risco em ter Transtorno Bipolar.

    Os tratamentos são bem parecidos, com poucas diferenças.

    http://www.mentalhelp.com.br/Borderline.htm

  • Bipolar é uma pessoa que oscila entre os extremos de personalidade. Bordeline é uma pessoa que está sempre prestes a explodir, no limite da loucura.É possível que a pessoa durante a crise de euforia da bipolaridade desencadeie e ultrapasse o limite borderline

  • Possivelmente não tem nenhum dos dois, tem outra coisa. Senão vc não estava nem aqui no blog, fazendo perguntas...

Sign In or Register to comment.