Por que o bicho gente se apega a valores estéticos tão mesquinhos?

As meninas têm uma preocupação mórbida com próprio peso, com a cor do cabelo, com o tamanho dos peitos, com aquelas estrias que ninguém vê, com aquelas celulites irrelevantes... Já os homens têm aquela preocupação sem sentido com o tamanho do próprio “equipamento” e com o a possibilidade totalmente normal de “falhar” na hora que menos esperam.

Ô pessoal, vamos combinar que essas coisas não são motivos para detonar com a auto-estima de ninguém. Somos quem somos e seremos amados pela nossa essência, e não por valores perecíveis. Quem “ama” pelo que temos não nos ama, pois estas pessoas estão apenas procurando saciar o próprio egocentrismo. Quando os peitos caírem, quando o pin.to não subir mais e quando as rugas voltarem, o “amor” vai desaparecer junto com tudo isso. Não é errado se cuidar, mas a preocupação exagerada com a própria aparência não leva a nada além de frustração e a falsa sensação de melhora da auto-estima. Eu não consigo entender o que torna as pessoas tão escravas dessa conspiração capitalista para nos vender produtos que exterminam a nossa suposta feiúra.

Por que as pessoas se apegam a padrões, se cada um possui a sua própria beleza?

Comments

  • Taí uma coisa que me incomoda bastante: o complexo com a aparência física.

    Pior ainda, meu amigo, é a escravidão aos padrões de estética estabelecidos pela sociedade.

    Gostar de se cuidar, ter higiene, preservar a saúde, se arrumar, vestir o que curte, se sentir bonito, ajeitar isso ou aquilo na aparência, etc. são atitudes naturais e positivas. Afinal, temos que, antes de mais nada, nos amarmos e nos sentirmos bem conosco.

    Agora, ser um vassalo dos padrões, é dureza, aliás, é um sofrimento imenso que a criatura impõe a si mesma que, na mairoia das vezes, ocasiona desequilíbrio emocional ou descontrole psicológico.

    Não dá para ser feliz querendo ser fisicamente o que o corpo da gente não pode ser. Há limites a serem respeitados e cada um tem a sua beleza particular exatamente naquilo em que a faz ser diferente dos demais.

    Padronizar a estética é desabilitar a diversidade natural e, cá para nós, é tão bacana admirar os diferentes tipos físicos.

    Além do mais, não se pode esquecer JAMAIS que, por mais belo que se possa ser, qualquer beleza física é transitória, pois o envelhecimento do corpo é fatal para todos e, como se vê, ninguém aprecia uma pele cheia de rugas. Por isso, é preciso ampliar o conceito de beleza, especialmente para conseguir notar a beleza em qualquer fase da vida.

    Agora, uma pequena reflexão, a beleza que deveria ser perseguida por todos, e com muito mais esmero do que a do corpo, é a beleza que os olhos não podem ver: a do bom caráter, da moral ilibada, da honestidade, etc.

  • Porque a sociedade exige,cobra

    Conforme amadurecemos é que conseguimos a auto confiança de poder usar( como diz uma cronica que não lembro o autor) um chapeu rosa choque com um cachecol verde

    bjao baby

  • Muuuito bom o que vc disse....Ultimamente tenho notado muito isso por algumas experiências que venho passando e todos os dias me pergunto se ainda existem pessoas interessadas na essencia de cada um. E vc acabou de me mostrar que sim...Parabens...Devemos sim respeitar a individualidade de cada um e não seguir padrões de beleza em que entristecem quem não se torna esse igual...E o + engraçado é que Deus se preocupou em fazer tudo no mundo diferente e nós seres humanos nos preocupamos em igualar tudo isso...Vê se pode...Eu sou assim muuuito + legal que bonita e quem tiver que gostar de mim que se apaixone pelo conteudo....Adorei sua mensagem e deixei + um desabafo do que uma resposta...

    Bjs.....

  • Muito bom isso que vc disse, se eu conhecesse pelo menos cinco pessoas que pensassem desse jeito, eu digo, pessoas do meu convívio que não seja da minha família, eu me sentiria muito bem em viver nesse mundo. Mas a realidade é bem diferente, as massas estão muito ligadas a estereótipos e conceitos prontos.

    Isso parece que vai levar a somente um objetivo, se que já não está acontecendo: destruição em massa e perda de valores humanos.

  • Concordo Plenamente

    Em relação a pergunta, sua resposta se resume a uma palavra:

    TELEVISÃO

    Como desalienar as pessoas disso?

  • Para manter a auto-estima é precisa conservar a vaidade, acredito que ninguém goste de estar perto de pessoas desleixadas e acomodadas.

  • É mais fácil cuidar e avaliar o "lado de fora".rss, principalmente quando não se tem nada do "lado de dentro"..rss

    Bom dia..

    Beijos meus

  • A resposta está na forma como a pessoa acha que os outros a vêem...

    Se vc é gordinho vai achar que aquela garota nunca vai deixar vc se aproximar...

    ou vice-versa.

    Fora o capitalismo que dita várias regras inclusive essas.

    Então cuidar da aparência de uma forma exacerbada é tentar garantir que vc vai estar adequado a esses padrões exigidos...

  • Muito sábio isso que vc disse!! Concordo totalmente!

  • Parece que para eles "ser" é apenas isso.

    Não se se me dá raiva ou pena...

    Isso tudo é falta de amor, amor próprio. E de autoconfiança.

Sign In or Register to comment.