Sou realmente um total idiota?

Bem, fiz a prova do ENEM e tirei uma nota nada satisfatoria, na verdade vergonhosa. Feliz e infelizmente sou negro e consegui nota um pouco maior que 540... Se não fosse pela cota minha média seria bem mais baixa e isso me envergonha. Cada vez que me lembro dessa maldita prova sinto ódio e tristeza tamanha a ponto de desejar deixar de existir.

Isso não é nenhuma pergunta, só precisava desabafar mesmo e muito obrigado a quem leu. Sem mais.

Comments

• Gean, na verdade, você está precisando ouvir um palavra de incentivo, por isso escreveu.

Eu entendo e admiro muito sua posição de sentir-se mal por ser beneficiado pelas cotas. Afinal, a raça ou cor da pele não determina quem é mais ou menos capaz e portanto, não faz sentido que negros tenham alguma "vantagem" no processo seletivo. (As cotas para baixa renda/escola pública fazem mais sentido, embora eu ainda seja contra, afinal, a questão de fundo é melhorar a qualidade do ensino público e não dar um empurrãozinho pra entrar na universidade...)

Bem, mas a discussão aqui não é sobre cotas. Você se sente péssimo porque não se acha merecedor (e isso não tem nada a ver com a cor da pele). Você se exige demais. Você se culpa e se pune. Você é seu pior algoz. Não pode continuar vivendo assim.

Creia-me, esse comportamento vai afetar as mais diversas áreas da sua vida e interferir na sua felicidade e sucesso. Quer um conselho? Procure um psicólogo imediatamente e comece a fazer sessões de terapia.

Abraços. Seja feliz.

• Eu também não fui bem nessa prova, e, como não sou negra, não tenho cota nem nada. Não consegui me classificar em nada no Sisu, nem em cursos que eu jurava que ia conseguir e me senti muito burra, muito burra mesmo! Como um desperdício de espaço. Mas sabe o que me falaram? Que podemos sempre nos surpreender. Basta esforço da nossa parte que 2015 vai ser todo nosso. Espero que isso tenha feito você se sentir um pouco melhor.

Sign In or Register to comment.