Vale a pena trocar de estado por uma universidade federal?
Boa noite galera, eu estou concorrendo ao sisu, e acredito que tenho chances de passar, mas meu curso é na federal do Mato Grosso do Sul, divisa com sao paulo, vcs acham que vale a pena ir pra la, eu tenho muito essa vontade, ou seria melhor eu continuar aqui, manter meu emprego e entrar numa facul particular??? O que acham? 10 pontos e 5 estrelas
Comments
Po cara, eu acho assim. Tem gente que não tem problema deixar a familia, amigos tudo pra traz pra ir estudar em outro estado, se esse é o seu caso eu te aconselho a ir, deve ser bem legal. Mais também por outro lado, se tiver uma faculdade particular tão boa quanto a federal que você passou eu ficaria com a particular mesmo. To concorrendo ao SISU também no curso de economia na UNIFESP e torcendo pra pelo menos 7 pessoas desistirem e eu conseguir a vaga kkk BOA SORTE PRA GENTE !!!
Vale a pena sim, principalmente se for cursos caríssimos como: medicina, direito ou engenharia. Outra coisa que você pode não estar sabendo. No Brasil, a maioria das empresas renomadas nem olham os currículos de pessoas que se formaram em universidade particular. E isto é feito na moita. E o prejudicado não tem como recorrer. Se essa pessoa for de cor negra, a situação piora mais ainda. Nesse sentido a sociedade é cruel. Sem estratégia é difícil viver.
Fiquei sabendo de uma história de um cara que cursou engenharia em uma universidade particular, enviou o currículo para um empresa e nunca foi contratado. Um cara que se formou na USP enviou o currículo do mesmo curso e dentro de uma semana foi contratado. Depois ficou sabendo que aquela empresa só contratava pessoas formadas em universidades estaduais ou federais.
bom, dependendo da particular, elas sao tao boas quanto as federais. Mas o ensino nas federais, geralmente é melhor. Se vc acha q compensa fazer essa mudança, então faça. Isso também depende do curso. Eu moro em MG e só mudaria de estado, se eu conseguisse um curso bacana como direito, medicina ou engenharia. Mas veja sua situação e compare. Boa sorte!
Como falaram antes, depende da qualidade do curso. Tenho uma amiga que cursa Ciências Econômicas numa particular aqui do sul, a PUCRS, e o curso dela tem conceito 4 no ENADE. Tenho um amigo que estuda na federal do Paraná que fica em Curitiba e o mesmo curso é conceito 3 no ENADE. Um bom exemplo de uma particular superando uma pública.
Pesquise sobre a qualidade do seu curso na federal do Mato Grosso do Sul, veja a infraestrutura do local e o custo de vida também. Se onde você mora o curso, a infraestrutura e o seu emprego vão te manter melhor, fique por aí mesmo. Mas também, pagar uma particular não é fácil. Se você puder, pegue uma bolsa de 50% no PROUNI!