Um pé de manga, uma maqueira fruta (manga)?
Possuo um pé de manga no meu terreno, e quero derrubar, cortar, não tenho mais interesse em mater essa árvore. Pergunto: É necessário pedir autorização, apesar de ser um pé de manga? Uma árvore frutífera? Ajudem-me por favor.
Comments
Precisa SIM pedir autorização, mesmo que esteja prejudicando
sua casa.
cuidado, que uma denuncia anônima pode te faser
desembolsar um bom dinheiro de multa
bjs da bisavó
Tem nada. Algum órgão público sabe que essa árvore está dentro da sua casa? Duvido muito...
Dentro da sua casa (sobre o seu domínio) , vc pode eliminar sua mangueira a hora que vc quiser, apesar de estar contribuindo para uma ação anti ambiental.
procure se informar com um órgão, prefeitura, porque pesquisei para você em muitos sites, mas há muita discussão a respeito disso. Acho que não tem nada a ver, já que mangueira não é uma árvore rara, mas procure pessoas na sua cidade menos leigas do que eu. valeu e desculpe por não poder ajudá-lo.
depende... se for vc quem plantou sim vc pode derruba sem licença mas ce nasceu sozinho vc precisa pedir licença.
Eu acho que não precisa de autorização, porque a mangueira é uma arvore exótica, ela é originária da Índia, se fosse uma planta nativa, como a jabuticabeira, você iria precisar de autorização na certa.
Veja só, se você precisar cortar uma arvore quelquer, é quase certo que o pessoal do Ibama não vai autorizar, de modo que quem tem terrenos vazios e bastante juízo, trata de não plantar nenhuma árvore para não ter problemas no futuro. É o governo, com as suas ações sempre desastradas, que aumenta as áreas desertificadas no país!
Por via das dúvidas entre em contato com o IBAMA através da Internet e veja qual é a sua idéia, porque eu certa vez derrubei um abacateiro (originário da Guatemala e America Central) e tive o maior trabalho para me desfazer do tronco, que ninguém queria por causa das restrições do IBAMA (tive que joga-lo num lixão clandestino quando não havia ninguém olhando).
Veja bem, o Art. 34 do decreto 3179, que dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências diz: Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia acarretará ao infrator Multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), por árvore. No entanto, se a árvore estiver em área privada/particular obstruindo edificação ou prejudicando de alguma forma o seu proprietário, nada haver. Porém, se vc possuir uma área grande e as árvores forem caracterizadas como de proteção ambiental, aí sim vc deverá pedir autorização, e terá que ter uma boa justificativa.
.
isso ñ existe e somais uma lei q imvemtaram mais q ninguenta nem ai pra ele nem as pessoas e nem os politicos q a inventaram pode cortala pois eu tenho certeza q nimquemvai ligar pra uma arvore tão comun no pais e q ñ e nem nativa do mesmo
SE EU FOSSE VOCÊ FAZIA UM MURO DE TIJOLOS EM VOLTA FAZENDO UM CIRCULO COM UM PALMO DE ALTURA, E PASSAVA A COLOCAR ALI ADUBO E REGAVA TODOS OS DIAS, EM POUCO TEMPO TERÁS UMAS MANGUINHAS BOAS PARA COMER. MAS SE QUER CORTAR, META O MACHADO E DESTRUA A ARVORE QUE PODERIA TE DAR FRUTOS COMESTÍVEIS OU PELO MENOS ABRIGO AOS PÁSSAROS.
poderá apenas derruba-la se essa árvore estiver induzindo ou proporcionaldo perigo !!!