Menor de idade pode viajar pra fora do país sem autorização?
Oi, eu estou no Brasil mas moro na Alemanha, dia 20 irei voltar a Alemanha com o meu primo pela Argentina, ele tem 13 anos e virá passar 14 dias comigo na Alemanha e depois a mãe dele vai vir buscá-lo, ou seja, sempre vai estar com um acompanhante maior de idade, e eu quero saber se ele precisa de autorização pra sair como turista para a Argentina e Alemanha (talvez o Uruguai também).
Update:Lembrando que iremos de carro para a Argentina
Comments
Se você é brasileiro(a), menor de idade, isto é, tem menos de 18 anos de idade e mora no Brasil, saiba que você não precisa de autorização judicial para fazer uma viagem internacional nestes casos:
1 - Você está viajando com o seu pai e a sua mãe;
2- Você está viajando só com o seu pai ou só com a sua mãe. Neste caso, o genitor (pai ou mãe) ausente na viagem tem que autorizar a viagem por escrito, com firma reconhecida em cartório.
Imprima o formulário oficial de autorização de viagem internacional a ser preenchido pelo seu pai ou pela sua mãe que não vai viajar.
3- Você está viajando sozinho(a) ou na companhia de outras pessoas que não o seu pai e a sua mãe. Neste caso, o seu pai e a sua mãe ausentes na viagem têm que autorizar a viagem por escrito, com firmas reconhecidas em cartório.
Imprima o formulário oficial de autorização de viagem internacional a ser preenchido pelo seu pai e também pela sua mãe.
Se o seu caso não se aplica em nenhum destes citados, provavelmente você vai precisar de uma autorização judicial para a viagem. Neste caso, entre em contato com o Juizado da Infância e Juventude mais próximo de você. Você deve encontrar um posto do Juizado de Menores em aeroportos ou rodoviárias no Brasil.
Em caso de dúvidas sobre isso, ligue grátis para a Polícia Federal do Brasil no fone 194.
Acho q nunca! Rsr tem q ter autorização e as vezes é tanta burocraciia.. acho q ele pode ir sozinho mas precisa de autorização sim...
Precisa de autorização
Não, um menor de idade pode até viajar desacompanhado, mais sem autlrização não pode.Espero ter ajudado.