¿Se seu filho perguntasse: de onde veio a AIDS? O que você diria? ?

(1) Surgiu depois que o africano se alimentou de carne de chimpanzés.

(2) Surgiu depois que um africano manteve relações sexuais com chimpanzés.

(3) Surgiu por castigo divino.

(4) Migrou dos chimpanzés para o homem em vacinas contaminadas.

(5) Mudaria de assunto para não responder.

____________

Minha opinião.

Che Guevara podia ter tentado a revolução no Congo Belga alguns, digamos, dez anos mais cedo. Sei que parece não haver muita relação com o assunto, mas se o Che chegasse mais cedo, talvez tivesse evitado uma das maiores tragédias humanas causada pelos... pelos nossos adoráveis amigos donos do mundo.

rsrsrs

Isso é verdade, mas foi só para provocar as pessoas que – já sei – não vão responder a questão.

Bem mas vamos à pergunta:

Os chimpanzés (volto a eles) são mesmo criaturas adoráveis. Têm inúmeros comportamentos sociais que os aproximam de seu parente mais evoluído. Evoluído? A verdade é que em alguns assuntos, os chimpanzés estão milhares de anos em nossa frente. A Aids é um deles. Enquanto os homens, com toda sua capacidade de influenciar o mundo, com todo domínio que têm sobre o meio em que vivem, tombam perante esta doença. Os chimpanzés, do contrário, evoluídos que são, morrem de velhos sem dar conta da presença do vírus em seu organismo.

Desde que a Aids fora detectada, duas coisas são dadas como certas:

1) Migrou do chimpanzé para o homem.

2) Surgiu na África.

A tese mais aceita até hoje é de que a Aids teria surgido por causa do costume africano de comer carne de macacos. Porém esta afirmação leva automaticamente a outras duas perguntas até hoje sem respostas:

1) Se os africanos se alimentam de carne de chimpanzés há milhares de anos, por que a doença foi surgir apenas na segunda metade da década de 1950?

2) Se a Aids surgiu como um ato tão isolado (comer carne de macacos), por que ela se alastrou pelo mundo todo tão rapidamente?

Não fazer estas perguntas leva muitas vezes à conclusões mais preconceituosas. Mas seja como for, fica evidente a comodidade do homem ocidental – dito mais evoluído, inteligente, superior – em deixar a peso da culpa desse grande mal que é a Aids nas costas dos povos mais oprimidos – ditos menos evoluídos, inferiores, dominados.

Não há dúvidas que as populações mais pobres são as maiores vítimas da Aids. Só na África, dois terços da população sub-saariana é portadora do vírus. Para combater a doença, os remédios produzidos pela indústria farmacêutica dos Estados Unidos são excessivamente caros, dada a pobreza da região. Mas além de não ajudar, os países ricos podem também ser os responsáveis diretos pela migração do vírus da doença, originário de chimpanzés, para o homem.

__________________

Em pergunta recente, falei sobre um famoso grupo de chimpanzés pesquisados por Jane Goodall nas selvas da Tanzânia. Volto ao tema, não por comodidade, mas por questões geográficas – vamos bem perto, ao Congo – e por relevância na questão, afinal, ainda falamos de chimpanzés.

Mas ao contrário dos chimpanzés de Jane Goodall, este grupo não ficou muito famoso. Ao contrário, anônimos, cerca de 400 chimpanzés fizeram o papel de Cristo e foram todos crucificados pelo bem da humanidade. A história destes chimpanzés se perde nos feitos de outro gênio, Hilary Kroprowski. Este, considerado um dos maiores cientistas da era contemporânea, criou a vacina anti-pólio.

A vacina era feita com tecido vivo de macacos. Aliás, até hoje é assim. Os laboratórios poderiam ter mudado isso a muito tempo, o que só não acontece por causa da indústria farmacêutica, que já têm todos os procedimentos e infraestrutura prontos e teria que gastar muito dinheiro para subistituí-los.

...

Update:

Mas, outro jornalista, o repórter da BBC, Edward Hooper, aproveitou a hipótese e iniciou suas pesquisas. O resultado sai em um livro chamado The river.

A publicação atingiu como uma lança o coração da comunidade científica. Em seu trabalho, Hooper acusa o mesmo Koprowaski de ter usado chimpanzés para o cultivo de sua vacina experimental, contrariando as recomendações de parte da classe científica.

Após a publicação, a Royal Society – a sociedade dos cientistas britânicos – realizou um seminário para debater o tema e reuniu, frente a frente, Koprowski e Hooper.

Update 3:

É como o massacre em Macondo de Gabriel Garcia Marquez, que mesmo fazendo dezenas de vítimas, até seus familiares diziam que o massacre era lenda.

Na ditadura militar aconteceu algo parecido. Em 24 de setembro de 1969, os militares, em uma tentativa frustrada de assassinar covardemente (como sempre) Manoel Cyrillo de Oliveira Netto, deixaram 7 mortos.

Depois limparam as ruas, as centenas de cápsulas de balas foram recolhidas e os mortos passaram a não existir. Também não incluíram o ocorrido no processo contra Cyrillo.

Update 5:

João, veja que não é bem assim. Já esqueceu daquela "gripe" chinesa? Todos sabem que surgiu por lá. Aqui a briga não é contra os Estados Unidos propriamente.

É contra a mentira e contra a injustiça.

Update 7:

ODOVAL

Desculpe, mas não li sua resposta.

Não consigo.

Mas caso tenha manifestado alguma opinião diferente das que eu conseguia ver antes de ser bloqueado por você, será de boa utilidade se por ventura alguém a ler.

De qualquer forma, obrigado por ter respondido.

Comments

  • A IEDA e outros yahoollers viajaram na teoria da conspiração! Talvez eles acreditem em Ovnis ou que a Apolo XI não posou na Lua. Quem sabe!

    Agora y sem soma, sua pergunta é uma questão de utilidade pública que devemos refletir!

    O vírus da Aids não foi inventado como alguns disseram aqui, porque esse vírus já existia na natureza! Antes eu acreditava que o vírus teria sido transmitido para os humanos, pela alimentação da carne de chimpanzés infectados pelo vírus SIV.

    Mas a teoria de propagação da Aids, pela vacina anti-pólio, seria a única forma plausível - sem teorias conspiratórias - que explicaria o surto que essa doença teve no mundo inteiro!

    Mas essa é uma acusação muito grave, pois, estaríamos acusando que os cientistas salvadores do mal da poliomielite, eram os mesmos que por erro ou negligência transmitiram para os seres humanos o vírus SIV!

    Devemos analisar todas as evidências antes de sair acusando uns ou criando teorias de conspiração!

    Obs; Têm um porém!

    Uma equipe internacional de pesquisadores chefiados pela médica e microbióloga alemã Beatrice H. Hahn, da Universidade do Alabama em Birmingham, dos Estados Unidos, afirma que o vírus SIV foi transmitido pela primeira vez ao homem por chimpanzés, mais precisamente da subespécie Pan troglodytes troglodytes, que vive nas florestas de Camarões, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana e Congo, na África Ocidental.

    Ou seja, não são todos os chimpanzés que são contaminados pelo vírus, mas, uma espécie específica, o que corroboraria a contaminação pela alimentação ou contato com sangue do animal nessas regiões e tendo migrado para as cidades com o início da grande onda de urbanização na África nos anos 1960.!

  • conte a verdade e pior vc mentir depois ele poderá ficar sabendo por fontes naum seguras e de uma forma distorcida, mostre videos e de livros pra ele ler e fale da importancia da prevençao...

    bjuxxx

  • Com certeza deve ter sido alguma invenção do ser humano que só faz bobagens, agora o intuito disso fica a critério de cada um.Isso que eu vou dizer para meu filho mais novo pois já disse para a mais velha.

  • eu nao usaria nenhuma dessas opçoes - fato: HIV/Aids é de fabricação humana, independente do meio que utilizaram.

    e diria que mais importante que tentar encontrar a verdade no meio de tanta polêmica (tem aí muitas variantes) é aprender a se prevenir corretamente

    essa nao foi e nem vai ser a ultima vez que paises ricos e desenvolvido usam o povo e a natureza como cobaia - como se fizessemos parte de uma grande latrina, esquecendo-se de que fazem parte desse planeta.

    * esse é meu modo de ser honesta com meus filhos

    bjs

  • Eu concordo que a hipótese de que a AIDS pode ter sido passada para o homem através da vacina criada pelo tal Koprowaski seja verdadeira. O ruim é saber que quase ninguém se preocupa com esse fato, mas sorte do mundo por ter pessoas ainda interessadas como você. Eu acredito que devemos procurar sim a raíz de todos os problemas mundiais, ainda mais se tratando de assuntos que geram tanta polêmica e argumentos preconceituosos.

  • O argentino assassino tentou tomar à força de armas, o governo do Congo Belga!

    Nada a ver com a sida!

    Sofreu uma derrota feia e saiu às carreiras do Congo, deixando para trás, armas, munições, kumpanheros feridos, posto que os congoleses contrataram um pequeno exército de mercenários sul-africanos, experimentados em guerra de verdade, de homens e não em escaramuças de guerrilheiros cubanos maricas!

    Vocês petistas adoram sofismar...

    E a Ditadura Petista?

    Vão continuar furtando até quando?

    Já apareceu um 3º petista (ex-petista) morto...; não foi ninguém...

    Quando é que vocês irão entregar para as autoridades os estupradores, depedradores e arruaceiros do mst?

  • Eu diria que não sei. Pois não sabemos com segurança. Fala-se de uma arma química americana que ficou fora de controle. Mas uma arma que mata em 10 anos é complicado de se crer.

    Não existe ainda uma conclusão sobre a origem da aids.

    O que importa agora é evitá-la.

    Abraço.

  • Cara, que história é essa?!

    Eu nem tinha ideia disso!

    Que loucura, vou ver os vídeos.

    Um abraço.

  • Olá!

    Com todo respeito é claro ... bem que você poderia resumir ...

    Diga que você não sabe o ponto inicial de como tudo aconteceu, mas que foi por contagio ... quando ele crescer ela saberá por si proprio, ja terá maturidade para entender, pelo menos você não mentiu.

  • Devo admitir que não tenho conhecimentos maiores sobre o assunto, mas no início dos anos 1990 quando a Aids era altamente letal e assunto com amplo apelo na mídia li a respeito das possíveis origens do vírus HIV. Uma versão dava conta de que o vírus havia sidro criado em laboratório, em fins dos anos 1970, especificamente para tratar de pessoas que, de algum modo, não possuiam sistema de defesa imunológica e viviam isoladas em "bolhas de plástico". Era uma versão deveras inverossímil, convenhamos. A outra e mais conhecida é justamente a citada. A de que o vírus HIV "migrou" de chimpanzés para humanos. A maneira como se deu essa "migração" é ainda, contudo, motivo de especulações as mais variadas. Só a título de curiosidade, eu li recentemente numa antiga revista, que encontrei enquanto reorganizava periódicos em casa, outra "explicação" sobre as origens do vírus HIV. Na verdade o HIV, segundo o que li, sempre esteve presente no organismo humano, mas a debilidade nutricional do homem africano levou-o a se fortalecer a ponto deste representar, a partir de então uma verdadeira ameaça ao sistema imunológico. Ou seja, o HIV teria "aprendido" com a fraqueza pontual de algumas comunidades africanas a ser "forte" e evoluir no organismo humano.

    É isso,

    CLAYTON.

Sign In or Register to comment.