Assim caminha a humanidade?

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos heróis, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE: é ******* ao vivo!!!

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um zoológico humano divertido . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os animais do zoológico: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a não sou piranha mas não sou santa, o modelo Mr. Maringá, a nordestina sorridente, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados. .

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o escolhido receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Update:

Só lamento o autor não ter se identificado, mesmo assim parabéns.

Comments

  • Tbm gostaria de saber quem escreveu! muito bom !!

    BBBeijocas

  • Apesar de seu texto ser muito longo, achei que você pensa muito certo. Não gosto desse programa, assista alguns capítulos do primei BBB e nunca mais. Acho que meu tempo é por demais valioso para perder tempo com isso.

  • Se foi vc que escreveu isso parabéns! quem sabe vc toma o lugar do Bial...mas creio eu não no BBB né/ nem por os tais R$ 3 milhões por cada apresentação do BBB que ele recebe...? é o dinehiro muda as pessoas, mas sei la a TV me parece que veio pra nos "emburrecer" por acaso alguem sabe quem mesmo é Bete (Mentes) Mendes? ngm, Globo mostra? não Globo lhe papéis de boazinha e a amamos, e o Belo no Sbt e o Netinho de paula? o Marcelo Antony? e o Dourado hein? que fez o que fez? disse que ia quebra os dedos da angélica se fosse briga com ela fora da casa...e eles no outro BBB que estava? emu disse que vomitaria em quem gostasse de Caetano Veloso..que seja...mas oh respeite o próximo...e o Adriano agora? logo faz 2 gols e a tv ja nos ensina a ama-lo de novo...legal...parabéns pra nós...

  • Parabéns mesmo ao autor desconhecido. A gente não aprende nada com Big Brother, e quem entra lá, fica famoso, como apresentador ou ator, ou não fica famoso, ou posa pra PlayBoy, só isso que os ex-Big Brothers fazem. Gostei do que o autor falou, que os verdadeiros heróis são os que batalham pra sobreviver e os que ajudam essas pessoas, não são indivíduos que são exibidos como animais e, fingem ser quem não são pra ganhar um milhão, muito fácil, "dinheiro fácil vai fácil.".

    Braçaum irmaum, parabéns ao autor e fica com Deus!!!!!!!

  • SEM COMENTÁRIOS, FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DO AUTOR!

    costumo usar uma frase: " ALGUNS NASCEM COM CARÁTER, PERSONALIDADE E VERGONHA NA CARA "

    outros vão trabalhar na globo

  • a tv manipula as pessoas, quando tinha sensura as pessoas, tinham um pouco mais de moral, hoje gay, hemos, é tudo normal ou melhor moda, a tendencia é esse bbb piorar cada vez mais descer cada vez mais baixo, temos que conversar muito com os nossos filhos, ser amigos, para poder orintelá´los, SO DEUS , IRMÃOS , SÓ DEUS.

  • bbb tá muito escroto mezmo.

  • Você mesmo escreveu isto?

    Magnífico!

    Parabéns amigo, pena que nossa sociedade se manipula tão facilmente.

    é uma pena mesmo, tenho até medo de ver o fim disto tudo...

  • BBB 10 É SHOW!

    “BBB 10 É SHOW!”

    BBB 10 é show de: merchandising, audiência, imprevisibilidade, avaliações, sentimentos e gestão.

    O programa têm se destacado em virtude da alta audiência, mas este ano consagrou-se como um dos mais importantes instrumentos de propaganda de massa na televisão brasileira.

    O volume de merchandising (termo utilizado no Brasil) é impressionante. O que é o merchandising? Consiste numa ferramenta que no conjunto de técnicas e informações destaca um produto no ponto de venda, para acelarar a rotatividade, no Brasil é utilizado em novelas, seriados e programas de áudio e vídeo para mesclar o produto a situação vivenciada, exemplo: estou com sede e toma um refrigerante de determinada marca; está dirigindo um veículo e destaca a marca e o modelo, dentre outros. Esta prática é também chamada de Tie-In.

    Uma questão fica clara, este programa está gerando consumo, pela divulgação dos produtos, automaticamente gera empregos e valoriza as marcas participantes aumentando o valor de mercado das marcas expostas. Ela cria também novos padrões de oportunidades de negócios na mídia brasileira e no seu conjunto muitos produtos, simulações e minis BBB’s poderiam ser expostos por todo o país, fortalecendo a participação coletiva e ao mesmo tempo fortalecendo ainda mais esta ferramenta de sucesso. Abre-se então um universo de oportunidades aos anunciantes patrocinadores, as agências de propaganda e a mídia em geral.

    Não estou avaliando aqui a qualidade do que é mostrado, mas sim que é um instrumento de muito sucesso na gestão organizacional, devendo ser discutido em todos os cursos de propaganda e marketing do país, além de provar que com criatividade uma força de mídia pode alavancar milhões de pessoas a participar da audiência, dos paredões e provocar afinidades e principalmente fidelidade televisiva.

    Parabéns ao BBB 10, que com certeza prova que este programa virá em suas novas versões com mais sucesso do que já visto anteriormente e atualmente.

    Todo negócio que gera oportunidades de emprego e renda têm que ser respeitado. Concluindo, BBB 10 é SHOW!

    Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

    Delegado de Economia de Caçapava

    Um abraço

  • BBB é mara!

Sign In or Register to comment.